Mercedes-Benz Classe C, em nova geração, chega ao Brasil em duas versões


A sexta geração do Meredes-Benz Classe C finalmente chega ao Brasil, com as primeiras unidades sendo entregues aos clientes da pré-venda do modelo ainda neste mês de janeiro. O sedã, que acumula cerca de 40 mil exemplares comercializados no nosso País desde seu lançamento há 28 anos, tem os preços sugeridos de R$ 349.900 para a versão C 200 AMG Line e de R$ 399.900 para o modelo C 300 AMG Line.


Para o Brasil, as duas versões contam com o pacote AMG Line, que inclui a grade frontal com insertos "estrelados", além do símbolo da Mercedes-Benz em destaque ao centro, ao invés da estrela na ponta do capô. O novo Classe C conta com inspirações no Classe E em seu design, como é possível notar pelo design da lateral e também no estilo das lanternas - repartidas pela tampa do porta-malas pela primeira vez na linhagem do Classe C. As rodas são de 18 polegadas na versão C 200, com pneus 225/45. Já o C 300 traz rodas de 19 polegadas e pneus 225/40 no eixo dianteiro e 255/35 na suspensão traseira.


Três novas opções de pinturas para a carroceria - azul espectral, prata de high tech e branco brilhante - foram adicionados à gama de nove cores externas. O C 300 AMG Line conta ainda com três cores “designo” sem custo adicional: vermelho hyacinth metálica, branco opalite brilhante e cinza selenita magno (fosca).


Com um comprimento de 4,75 metros e largura de 1,82 metro, a nova geração do Classe C ficou ligeiramente maior do que seu antecessor. A distância entre-eixos aumentou em 2,5 centímetros, passando para 2,865 m. O coeficiente aerodinâmico do modelo, de 0,24, está entre os menores entre os automóveis de passeio fabricados atualmente.


Renovado, o interior se destaca pelos elementos do painel, que traz novas saídas de ar redondas e achatadas, enquanto a parte central flui para o console dianteiro. As telas são ligeiramente inclinadas em seis graus em direção ao foco do motorista: o quadro de instrumentos digital configurável é exibido em um display de 12,3 polegadas, enquanto a tela sensível ao toque central possui uma diagonal de 11,9 polegadas. A aparência das duas telas pode ser alternada entre diferentes estilos e modos de exibição. No "Sporty", por exemplo, a cor vermelha é predominante e o conta-giros central tem um design dinâmico. Há três modos para a aparência das telas: Sutilmente, Esportivo e Classic. E são três os modos de exibição: Navegação, Assistência e Serviço. As duas versões contam com iluminação ambiente interna através de fibras ópticas.



Os bancos do novo Classe C trazem novo estilo para os apoios de cabeça, fixados no encosto com uma guarnição selada sob a qual se encontra o mecanismo de ajuste. As duas versões possuem painel revestido de couro ARTICO.

O novo Classe C conta com a segunda geração do assistente de voz MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Certas ações podem ser realizadas mesmo sem a frase de ativação "Oi, Mercedes", como no caso de ser feita uma ligação telefônica. O assistente virtual explica as funções do veículo e pode ajudar, por exemplo, quando questionado sobre como conectar um smartphone por Bluetooth.


As duas versões do Classe C vendidas no Brasil possuem motores a gasolina de quatro cilindros turboalimentados e com um gerador de partida integrado (ISG) para assistência em baixas rotações do motor, o que faz do sedã um híbrido leve ou micro híbrido. O ISG usa um sistema elétrico de 48 volts que garante funções como “gliding”, impulso ou recuperação de energia e possibilita economia de combustível.


O motor 1.5 a gasolina M254 de quatro cilindros rende 204 cavalos na versão C 200 AMG Line, enquanto o C 300 AMG Line possui um propulsor 2.0 de 258 cv. O gerador de partida de segunda geração garante uma potência adicional de 20 cv no C 200 e 27 cv no C 300. Nas duas versões, o câmbio é o automático 9G-TRONIC, projetado para a utilização da tecnologia ISG e está instalada em todos os modelos Classe C. O motor elétrico, a eletrônica e o resfriador foram movidos para a transmissão.


De série, o C 200 AMG Line conta com chave presencial com partida por botão, fechamento elétrico da tampa do porta-malas, câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alarme Urban Guard, pacote de iluminação interna, luz de projeção do logo da Mercedes e soleira iluminada, assistente de manutenção da distância do veículo à frente (Distronic), assistente ativo de permanência na faixa de rodagem, monitoramento de veículos em pontos cegos, bancos dianteiros revestidos em couro Artico com ajustes elétricos (inclusive lombar) e memórias de posição; assistente MBUX, carregamento sem fio de aparelhos celulares, espelhamento de tela de smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto), emulação de som esportivo do motor através dos alto-falantes, teto solar panorâmico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente e com função antiofuscante, ar-condicionado digital automático com saídas traseiras e faróis Full LED com facho alto adaptativo.


Já o C 300 AMG Line traz bancos dianteiros revestidos em couro legítimo, faróis adaptativos Digital Light, Head-up display, ar-condicionado automático digital de 4 zonas com controle traseiro, assistente MBUX com GPS e Realidade Aumentada, câmeras de estacionamento em 360 graus em torno do veículo, pacote Night de detalhes externos, pacote de assistentes de condução Driving Assistance, assistente ativo de direção e suporte para manobras evasivas.


Comentários