Após encerrar a produção do sedã Civic e do monovolume Fit em sua fábrica de Sumaré (SP), a Honda também está deixando de oferecer no Brasil a primeira geração do utilitário HR-V e o aventureiro WR-V. Os dois modelos não estão em conformidade com as atuais normativas do Proconve L7, em vigor desde o dia 01º de janeiro de 2022, mas os exemplares fabricados até dezembro do ano passado ainda podem ser encontrados nas concessionárias Honda à venda. A produção dos modelos em Sumaré continua apenas para exportação para outros mercados. O fim do WR-V é definitivo, já que ele deixa o mercado sem um sucessor imediato. Já o HR-V terá sua segunda geração comercializada no Brasil no segundo semestre de 2022, conforme antecipado pela própria Honda.
Lançado no Brasil em março de 2015, o Honda HR-V foi um dos primeiros representantes de uma grande onda de SUVs compactos que invadiu o nosso País em meados da década passada. Até então, o segmento tinha apenas dois representantes em nosso mercado: Ford EcoSport e Renault Duster. Antecipado pelo carro-conceito Urban SUV Concept de 2013, o HR-V contava inicialmente com as versões LX manual, LX CVT, EX CVT e EXL CVT, todas com o motor 1.8 FlexOne. Em setembro de 2016, todas as versões estrearam novos equipamentos. Em março de 2017, chegou mais uma versão, a Touring, que incorporava faróis em LED, luzes traseiras de LED, sensor de chuva, retrovisor interno fotocromático, sensor de ré e airbags de cortina, mas mantinha o motor 1.8 e o câmbio automático CVT.
Em outubro de 2018, o HR-V foi reestilizado, estreando novo visual e mais equipamentos. A versão com câmbio manual deixou de existir. Em maio de 2019, o HR-V estreou sua versão Touring com o mesmo motor 1.5 Turbo a gasolina de 173 cavalos que equipava a versão homônima do Civic.
A Honda tipicamente possui a política de não comentar planos futuros para o mercado automotivo brasileiro, mas abriu uma exceção e confirmou que "nos próximos meses, a segunda geração do HR-V será apresentada no Brasil, com produção e vendas no país previstas para o segundo semestre de 2022". O modelo já circula em testes pelo interior de São Paulo.
O WR-V, baseado na terceira geração do Honda Fit, foi apresentado ao Brasil em fevereiro de 2017. Tinha duas versões (EX e EXL), ambas com motor 1.5 FlexOne e câmbio automático CVT. Em outubro de 2018, estreou novos equipamentos na linha 2019, como ar-condicionado digital automático com comandos sensíveis ao toque, central multimídia com novos recursos, apoio de braço central com porta-objetos e bancos de couro na versão EXL.
Já em tempos de pandemia, mais especificamente em setembro de 2020, o WR-V estreou sua primeira (e última) reestilização. Passou a contar com uma versão de entrada, a LX, e todas as versões ganharam controles de tração e de estabilidade, medidor de pressão dos pneus e, atendendo a uma crítica recorrente, novo para-choque traseiro 6,7 centímetros mais comprido. Por ora, o WR-V não terá um substituto direto, mas são grandes as chances de ser oferecido no Brasil um novo aventureiro compacto, com desenho inspirado no carro-conceito SUV RS Concept apresentado em 2021.
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