A General Motors apresentou hoje nos Estados Unidos a Silverado totalmente elétrica. Apesar do nome em comum com a picape grande da Chevrolet, a Silverado EV é totalmente diferente do modelo atual - e está sendo apresentada como ano-modelo 2024, apesar de termos acabado de iniciar 2022. A variante elétrica da Silverado possui autonomia estimada de até 640 quilômetros com uma carga completa, entrega de força equivalente a mais de 670 cavalos de potência e mais de 100 kgfm de torque no modo de força máxima (o que permite acelerar de 0 a 100 km/h em um tempo estimado inferior a 4,5 segundos), carregamento rápido em estações DC de até 350 kW, até 10,2 kW de potência para fornecimento externo de carga e até 4.535 quilos de capacidade de reboque, com até 590 kg de carga útil.
Desenvolvida sobre a nova plataforma Ultium da GM, a Silverado EV estará inicialmente disponível em duas versões, a RST First Edition e a básica WT, voltada para frotistas. Posteriormente, também estará disponível a opção TrailBoss, com visual fora-de-estrada.
A versão RST First Edition dispõe de tração nas quatro rodas, suspensão a ar adaptativa, carroceria com o Multi-Flex Midgate (a divisória entre os bancos traseiros e a caçamba pode ser rebatida, como na antiga picape Avalanche), tampa traseira Multi-Flex com mecanismo elétrico e diversas opções de posicionamento, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 17 polegadas, quadro de instrumentos digital configurável com tela de 11 polegadas e uma tela auxiliar para o motorista ao estilo head-up display com mais de 14 polegadas, além do Super Cruise, conjunto de tecnologias de assistência de direção autônoma, que permite ao motorista tirar as mãos do volante e pode ser utilizado atualmente em cerca de 320.000 quilômetros de estradas compatíveis com o sistema nos EUA e Canadá.
Já a configuração WT (Work Truck) da Silverado EV será disponibilizada primeiro para frotistas e oferecerá quase 520 cavalos de potência e 60 kgfm de torque, além de mais de capacidade de reboque superior a 3.600 quilos e 544 kg de capacidade de carga. A Chevrolet prepara ainda uma versão com mais do que o dobro desta capacidade.
A nova arquitetura da picape utiliza o conjunto de baterias Ultium de 24 módulos como como parte da sua estrutura. Além disso, o chassi é projetado com conjuntos de suspensão independentes na dianteira e traseira. As rodas são de 24 polegadas na versão RST e são impulsionadas por motores na dianteira e na traseira que compõem o sistema e4WD. A suspensão a ar automática permite que o veículo seja levantado ou abaixado em até 5 centímetros. A capacidade de esterçamento das quatro rodas ajuda a reduzir o raio de giro em manobra em estacionamentos e melhora a dinâmica veicular em velocidades mais altas, especialmente em situações de reboque.
Tanto a Silverado EV RST quanto a WT são compatíveis com sistemas de carregamento rápido de até 350 kW, permitindo carga suficiente para rodar 160 km em 10 minutos, de acordo com estimativas da General Motors. A Silverado EV conta ainda com um equipamento que permite usar a energia de suas baterias para alimentar até 10 equipamentos eletrônicos ou até mesmo para fornecer energia para uma residência em caso de emergência, num total de 10,2 kW. Esta tecnologia também permite carregar outro veículo elétrico.
Com a crescente rede norte-americana de carregadores e o recurso Energy Assist no aplicativo myChevrolet, os motoristas podem criar um planejamento de rotas em que seja possível passar por estações de recarga. Os proprietários da Silverado RST têm disponível o carregador Ultium Charge 360, além de acesso a mais de 100.000 pontos de carregamento públicos disponíveis nos EUA e no Canadá. Já os clientes da Silverado WT têm disponível o modelo de carregador Ultium Charge 360 Fleet Service.
A Silverado EV será oferecida exclusivamente com cabine dupla, com um balanço dianteiro mais curto, visando estilizar a picape com uma postura mais agressiva, além de ampliar o espaço interior e melhorar a visibilidade para o condutor. Sem motor a combustar, a picape dispõe do eTrunk, um porta-malas na parte dianteira do veículo.
O console central modular da versão RST tem capacidade para pouco mais de 26 litros, o que significa que um cooler pode caber facilmente lá dentro. Esta versão possui ainda teto panorâmico e o sistema Multi-Flex Midgate, que expande a área da caçamba ao se rebater uma tampa atrás dos bancos traseiros, possibilitando levar cargas de mais de três metros de comprimento. Como os encostos dos bancos traseiros são bipartidos na proporção 40/60, existe diferentes opções de configuração de rebatimento.
Quando um motorista se aproxima da Silverado RST com um smartphone reconhecido como sendo do condutor ou chave, uma projeção de luz é executada. Ao entrar no veículo, uma animação 3D de boas-vindas aparece na tela de 17 polegadas do sistema multimídia. Por comando de voz é possível acionar a ignição, deixando as mãos livres para afivelar o cinto de segurança.
A picape dispõe da plataforma de software tecnologia Ultifi10, baseada em Linux. Desenvolvido internamente na GM, ela permite atualizações rápidas e frequentes, possibilitando atualizar seus veículos ao longo do tempo, aprimorar os recursos e acessar os serviços em nuvem.
A Silverado EV chega ao mercado norte-americano em 2023 e será produzida na Factory Zero da GM (Detroit-Hamtramck Assembly Center 11), uma instalação de quase 40 anos adaptada e reformada com um investimento de US$ 2,2 bilhões dedicado à produção de veículos elétricos nos Estados Unidos.
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