2022 começou! As novidades esperadas para este ano

Depois das decepções, despedidas e incertezas que vivemos ao longo do ano de 2021, a perspectiva para 2022 é mais otimista, com diversos lançamentos automotivos programados para o Brasil a partir de janeiro. Confira agora as novidades que deverão estar nas lojas (e nas ruas) ao longo deste ano que acaba de começar:

Audi


Está confirmada a produção nacional dos SUVs Q3 e Q3 Sportback em São José dos Pinhais (PR) a partir do segundo semestre de 2022. O Audi Q3 já é comercializado em sua atual geração no Brasil desde o começo de 2020, mas passará a ser fabricado nacionalmente com motor 2.0 TFSI e tração integral quattro, uma alternativa intermediária entre as atuais versões com motor 1.4 de 150 cavalos e o superlativo RSQ3 e seu motor 2.5 TFSI de 400 cv. 


Será a primeira vez que o Q3 Sportback será comercializado em nosso País em uma versão "de passeio", já que o RSQ3 Sportback também já estava disponível em nosso mercado. O SUV-cupê, assim como o Q3, também terá o motor 2.0 TFSI "EA888" movido a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressão, que entrega 231 cavalos e 34,7 kgfm de torque, além de tração quattro e câmbio automático tiptronic de oito marchas.


A Audi também deverá disponibilizar no Brasil o SUV elétrico Q4, que é parente do Volkswagen ID.4 e conta com duas versões que possuem um motor no eixo traseiro, além da versão quattro com dois motores, um em cada eixo. A depender da versão, a autonomia pode chegar a até 520 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP.

BMW


Os elétricos i4 e iX já foram confirmados pela BMW para nosso País e chegam às concessionárias brasileiras ao longo de 2022. O i4 é um sedã com silhueta de cupê e possui duas versões: eDrive40, com tração integral, que rende o equivalente a 340 cavalos e possui autonomia estimada de 590 quilômetros (conforme o ciclo WLTP), e M50, também com tração integral, 544 cavalos (400 kW) e autonomia estimada em até 510 km (WLTP).

A fábrica de Araquari (SC) da BMW também irá produzir um modelo ainda inédito mundialmente, que será revelado este ano. Uma aposta é a nova geração do X1, que é um dos produtos de maior sucesso da marca em nosso mercado. O X6 também passará por um facelift este ano.

BYD


A montadora de origem chinesa começa as entregas do SUV elétrico Tan EV no primeiro semestre deste ano, e se prepara para o lançamento do sedan elétrico Han EV. O nome do modelo vem da primeira das dinastias da "era de ouro" da China Imperial. Com linhas ousadas, o Han possui dois motores elétricos, que rendem o equivalente a 494 cavalos e 69,3 kgfm de torque. Com uma carga, o modelo é capaz de percorrer 550 quilômetros, conforme o ciclo de rodagem NEDC. Depois de Tan e Han, a BYD estuda comercializar outros modelos no Brasil, como o SUV Song Plus, o sedã Qin Plus e o monovolume D1.

CAOA Chery


O Tiggo 5x passa por sua maior atualização desde seu lançamento no Brasil. Por fora, as modificações são relativamente discretas, e envolvem grade frontal, para-choques, estilo interno dos faróis, rodas e logotipia traseira. Na parte interna, porém, o SUV está irreconhecível, e adota um interior bem mais semelhante ao do Arrizo 6 Pro. Entre as novidades, estão: tela do sistema multimídia parcialmente desmembrada do painel, moldura dos comandos de ar-condicionado integrada com o início do console entre os bancos, volante do Arrizo 6 e forros de porta com design mais integrado ao estilo do painel.


Outra novidade prevista para 2022 é o Tiggo 8 Pro. O SUV médio de 7 lugares possui conjunto ótico em LED mais delgado e grade ampliada com tramas de losangos, assim como o Tiggo 3x. Para-choques e rodas também possuem estilo exclusivo no modelo Plus. Na traseira, as lanternas não possuem o prolongamento como no Tiggo 8, e o espaço para a placa de licença sobe do para-choque para a tampa do porta-malas. Por dentro, o Tiggo 8 Plus tem painel redesenhado e de linhas mais sofisticadas, incorporando telas unidas para exibição das informações do quadro de instrumentos e do sistema multimídia. Há um terceiro monitor para a operação do ar-condicionado, como em modelos da Audi e Land Rover. 

Chevrolet


A marca havia prometido quatro novidades para o Brasil até o final de 2021, mas só conseguiu colocar um destes produtos nas concessionárias até o momento: a S10 Z71. Os atrasados Equinox, Bolt e Cruze Sport6 RS finalmente chegam ao longo deste ano. A primeira novidade que deve efetivamente chegar às concessionárias é o Equinox, que manterá o motor 1.5 Turbo de 172 cavalos e 27,8 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de 6 marchas com opção de trocas sequenciais, e ganhará novidades em termos de design e tecnologia.


O Cruze Sport6 RS está em provas finais de rodagem tanto em nosso País como na Argentina, onde o hatchback será fabricado. O novo modelo terá o mesmo para-choque dianteiro das versões LT e LTZ, e contará com o símbolo RS incorporado à grade frontal. Os frisos que normalmente são cromados em outras versões serão pretos no Cruze RS, que também deverá incorporar a gravatinha da Chevrolet com fundo preto, assim como o Onix RS. Já as rodas deverão incorporar pintura e acabamento diferenciados do restante da linha. O Cruze RS conserva o motor 1.4 Turbo Flex e o câmbio automático de 6 marchas com modo sequencial.


Já o Bolt teve sua produção atrasada a nível global, o que atrasou também sua estreia no Brasil. O monovolume elétrico tem rendimento equivalente a 203 cavalos e 36,7 kgfm de torque, disponíveis instantaneamente. Segundo a General Motors, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos, e, de acordo com o ciclo EPA de rodagem, o Chevrolet tem autonomia de até 416 quilômetros com uma recarga completa da bateria de 66 kWh. Entre os itens do Bolt EV ofertado no Brasil, estão: alerta de colisão frontal com detecção de pedestres e frenagem automática de emergência, câmeras de visão em 360 graus em torno do veículo, sistema de som Bose com 7 alto-falantes e subwoofer, carregador de celular por indução, 10 airbags, controles de tração e estabilidade, alerta de veículos em pontos cegos e alerta de saída da faixa de rodagem.


Os modelos Joy e Joy Plus deixarão de ser vendidos a partir de janeiro no mercado brasileiro, uma vez que são modelos de menor valor agregado e a General Motors está preferindo concentrar esforços para a produção de modelos mais lucrativos. Os veteranos continuarão a ser produzidos somente para exportação. A GMB já deixou bem evidentes os planos de fabricar a nova Montana em sua fábrica de São Caetano do Sul (SP), mas é possível que a picape chegue ao mercado somente em 2023.

Citroën


O novo C3 é a maior novidade da Citroën para o ano de 2022 no Brasil. Exaustivamente testado ao longo de 2021, o compacto com ares aventureiros será lançado até março, trazendo uma proposta completamente diferente do seu homônimo que foi produzido entre 2012 e 2020. A proposta do novo C3 é de ser mais despojado em termos de acabamento e equipamentos, mas sem deixar de oferecer bom aproveitamento do espaço interno e interatividade com os celulares.

Fiat


Um dos lançamentos mais aguardados da Fiat para 2022 é o fruto do Projeto 376, que deverá se chamar Fastback. Como o nome já indica, ele será um SUV com traseira de caimento suave (como em um cupê), e estará um andar acima do recém-lançado Pulse em termos de dimensões, equipamentos e preço. Ambos serão construídos sobre a nova plataforma MLA. Enquanto o Pulse compete com o Nivus, o Fastback será oponente do T-Cross.



Argo e Cronos finalmente irão estrear o câmbio automático CVT de 7 marchas associado ao motor 1.3 Firefly, assim como o Pulse. Ambos deram adeus em definitivo ao propulsor 1.8 E.torQ (aliás, não chegou a existir linha 2022 das versões com este veterano motor). O sedã passa a ter também uma versão mais acessível, equipada com o motor 1.0 Firefly aspirado, para ocupar a faixa de mercado deixada pelo Grand Siena, que saiu de linha. A Fiat também garante que a dupla terá reforços no pacote de segurança de série, após o vexame da nota zero nos testes de colisão do Latin NCAP, mas a marca não antecipou quais serão as melhorias.


A Fiat pode apresentar a qualquer momento uma versão mais básica do Pulse, chamada apenas "1.3 Flex", que terá câmbio manual de 5 marchas e perderá alguns itens presentes no modelo Drive 1.3 manual, como as rodas de liga leve, substituídas por rodas de aço com calotas. Também se espera uma versão esportiva do Pulse com o motor 1.3 Turbo Flex de 185 cavalos com etanol que equipa versões da Toro e do Jeep Compass.

Ford


Após a bomba do fim de suas operações fabris no Brasil, anunciada em janeiro de 2021, a Ford ainda está tentando convencer os seus consumidores de que não deixará de vez o nosso País, apostando em uma linha de produtos importados. Ao longo do ano que passou, chegaram Bronco Sport, Ranger Black, Mustang Mach One e a gama Transit. Agora, é a vez da picape Maverick, com carroceria monobloco e dimensões menores em relação à Ranger. 


A Maverick será vendida em nosso País na versão única Lariat FX4, com motor 2.0 Turbo a gasolina, câmbio automático de 8 marchas e tração integral. Ela terá uma paleta de cores para a carroceria com dez opções: Vermelho Aurora, Laranja Delhi, Azul Malacara, Azul Lyse, Azul Indianápolis, Cinza Torres, Cinza Dover, Prata Orvalho, Branco Ártico e Preto Astúrias.


Para não ficar esquecida, a Ranger terá uma nova versão com apelo fora-de-estrada, chamada FX4. Ela possui faróis com máscara negra e luzes diurnas de LED, grade frontal na cor preto-brilhante com novas entradas de ar, seção inferior central do para-choque também preta, protetores dos para-lamas em preto-fosco, novas rodas de liga leve pintadas de preto, snorkel embutido no para-lama dianteiro direito, santantônio tubular, adesivos "FX4" na tampa da caçamba e na parte inferior das portas, estribos laterais, lanternas escurecidas, além de maçanetas externas, para-choque traseiro e capas dos retrovisores em preto. A Ranger FX4 terá o motor 3.2 Turbodiesel de 200 cavalos e tração nas quatro rodas.


Também é esperada a chegada do crossover elétrico Mustang Mach-E, muito provavelmente em apenas uma versão, Premium. Ele possui autonomia estimada de pouco mais de 487 quilômetros com uma carga completa, conforme o ciclo EPA, e pode ser conduzido com tração apenas nas rodas traseiras ou integral. Segundo a Ford, o modelo acelera de 0 a 60 mph (96 km/h) em 4,8 segundos. Entre outros destaques, o Mustang Mach-E Premium conta com teto panorâmico de vidro, rodas de 19 polegadas, câmeras de visão em 360 graus em torno da carroceria, sistema de som Bang & Olufsen com 10 alto-falantes e o assistente de condução autônoma BlueCruise, que permite que o motorista tire as mãos do volante e o carro freie, acelere e faça curvas sozinho, mas o condutor deve permanecer fazendo contato visual com a câmera infravermelha deste assistente.

Great Wall Motor


A Great Wall finalmente vai se estabelecer no Brasil em 2022. Com nome em alusão à Muralha da China e em operação há 38 anos, a GWM Brasil está registrada na Junta Comercial de São Paulo e possui a ambição de estabelecer fábrica no nosso País. Lançada mundialmente em 2019, a picape da Great Wall deverá ser um dos primeiros produtos a ser oferecidos por aqui. Ainda sem nome definido, ela possui 5,425 metros de comprimento por 1,98 m de largura e 1,89 metro de altura. A gama de motorizações varia conforme o mercado: há o propulsor 2.0 Turbo a gasolina de 4 cilindros e 197 horsepower, o motor 2.0 Turbo Diesel de 4 cilindros e 161 horsepower, e até uma versão elétrica com rendimento equivalente a 201 HP.

Honda


Revelado em novembro do ano passado, o novo City Hatchback finalmente chega ao mercado nacional em 2022. O modelo terá os preços de suas duas versões (EXL e Touring) revelados neste mês, e sua chegada aos showrooms está programada para o mês de março. Ambas as versões utilizam o motor 1.5 16v Flex quatro-cilindros aspirado DI DOHC i-VTEC, com injeção direta de combustível e dois comandos de válvulas no cabeçote. Seu rendimento é de 126 cavalos a 6200 rpm, tanto com etanol como com gasolina, e o torque é de de 15,5 kgfm com gasolina ou 15,8 kgfm com etanol, sempre a 4600 rpm. O câmbio é o automático CVT, de relação continuamente variável, com simulação de sete marchas por meio de paddle shifts no volante. 


A Honda não vai parar por aí: a segunda geração do HR-V já circula camuflada em testes. É a maior reformulação pela qual o SUV passa desde que chegou ao Brasil, em 2015. Com dimensões próximas às do modelo vendido atualmente, quase nada no novo HR-V lembra a geração anterior, exceto as maçanetas das portas traseiras que continuam embutidas. Faróis e lanternas ficaram mais delgados, enquanto a grade superior ficou bem maior. O modelo abandonou os vincos curvos em prol de traços mais retos pela carroceria. 


O interior também tem poucas semelhanças com o HR-V antigo. O quadro de instrumentos passa a ter destaque para o mostrador de uso de energia e o velocímetro. A tela do sistema multimídia agora fica com sua borda desmembrada do painel e finalmente aderiu ao botão giratório físico para o controle de volume. O ar-condicionado passa a ser de duas zonas, e inclui saídas traseiras (atrás, também há apoio de braço). Já o console entre os bancos assume um layout mais tradicional, sem a elevação anterior que integrava alavanca de câmbio, botões de freio de estacionamento, porta-objetos e apoio de braço. Mas a nova geração mantém o esquema de diversos arranjos de rebatimento dos bancos, que a Honda batiza de "Magic Seats".


O Civic, que deixou de ser produzido nacionalmente no final de 2021, virá agora como importado em sua nova geração (a décima-primeira). É grande a probabilidade do sedã ser comercializado em versão única, e que seja o modelo Touring com motor 1.5 Turbo de 176 horsepower. Entre os equipamentos inclusos nesta versão, estão: faróis altos automáticos, controlador automático de velocidade adaptativo com função de acompanhar o veículo da frente em baixa velocidade, assistente de permanência na faixa de rodagem com alerta de saída da pista, frenagem automática de emergência, entre outros.

Hyundai

A Hyundai Motor Brasil prepara mais uma reestilização significativa para a linha HB20, que está chegando aos seus três anos de mercado em sua atual geração. O estilo deverá ficar mais harmonioso do que o do modelo vendido hoje, com faróis mais afilados, grade dianteira dividida em duas partes, novas rodas, para-choques redesenhados, lanternas com formato menos côncavo e luzes dos piscas alojadas na parte inferior do para-choque traseiro. As modificações deverão ser mais extensas no modelo hatch (e, consequentemente, no HB20X, que deverá em breve abandonar o motor 1.6 aspirado em prol do 1.0 TGDI, turbinado e com injeção direta de combustível). Na reestilização, o HB20S deverá ter mudanças mais contidas em sua parte traseira.


O Creta deverá estrear uma nova versão com apelo mais esportivo. Este modelo terá grade dianteira exclusiva, com tramas que lembram seu homônimo que estreou recentemente em alguns mercados asiáticos, e deverá contar com um motor mais eficiente do que o 2.0 aspirado que atualmente equipa a versão topo-de-linha Ultimate.

Já a parte da Hyundai administrada pela CAOA deverá aproveitar a vitória na batalha judicial promovida com a HMB obtida em 2021 para renovar o seu portfólio de veículos, há tempos sem novidades. 

Jeep


O Renegade se submeterá à sua segunda reestilização desde que chegou ao Brasil em 2015 (a primeira mexida ocorreu em 2018). Já no início do ano, o menor dos Jeeps atuais terá modificações estéticas nos para-choques, grade, rodas e lanternas. Por dentro, as novidades são o volante ao estilo do Compass, o quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas (à lá Toro, mas com gráficos exclusivos) e outros detalhes internos. O Renegade terá como única opção de motorização o 1.3 Turbo Flex, sepultando o 1.8 E.torQ e também o 2.0 Turbodiesel. deverá contar opcionalmente com tração 4x4 sob demanda, sem opção de reduzida (Low).


Outra novidade confirmada é o híbrido plug-in Compass 4xe. Fabricado na Itália, o 4xe terá o estilo externo e o pacote de equipamentos da versão topo-de-linha S. O motor 1.3 Turbo de 180 cavalos está aliado a um motor elétrico, e, juntos, eles entregam o equivalente a 240 cavalos e 27,5 kgfm de torque. Trazendo baterias de 11,4 kWh de capacidade, o Compass 4xe é capaz de percorrer até 49 quilômetreos no modo puramente elétrico. O SUV dispõe de tração nas quatro rodas, mas o motor a combustão traciona somente as rodas dianteiras, enquanto o conjunto elétrico impulsiona as rodas de trás.

Flagrado em testes várias vezes ao longo de 2021, o novo Grand Cherokee finalmente deverá começar a ser vendido no Brasil. Ainda não se sabe, entretanto, se será vendido o modelo mais curto, para cinco passageiros, ou o L, de sete lugares e dimensões maiores.


Enfim, deverá ser comercializada a Gladiator, uma promessa da Jeep que se arrasta por alguns anos. A picape derivada do Wrangler será vendida na versão Rubicon. É o primeiro modelo com caçamba da Jeep desde o fim de produção da Comanche em 1992. Seu motor é o mesmo 3.6 V6 Pentastar movido a gasolina que equipa o Wrangler vendido no Brasil; já o câmbio é automático de 8 marchas. Assim como no seu irmão jipe, a picape pode ter portas e partes da capota removidas.

Kia


A quinta geração do Sportage já circula camuflada pelo Brasil e deverá ser lançada no nosso País ainda no primeiro semestre. Também está confirmado o ecológico Niro, que dispõe de versões com conjunto mecânico híbrido ou puramente elétrico.

Land Rover


A principal novidade da Land Rover para o Brasil é o lançamento da quinta geração do Range Rover, que chega no primeiro semestre do ano em duas novas opções de motorização: P530 Twin Turbo V8 a gasolina e D350 Ingenium de seis cilindros em linha movido a diesel.

Mercedes-Benz


O Classe C de quinta geração (W206) começa a chegar às concessionárias brasileiras a partir de janeiro em duas versões: C200 AMG Line (R$ 349.990) e C300 AMG Line (R$ 399.900). Ligeiramente mais longo e largo do que o modelo anterior, este sedã também incorpora novas tecnologias

Mitsubishi


A marca deverá trazer os novos Outlander e Eclipse Cross. No Eclipse Cross, a dianteira agora conta com faróis mais finos, grade superior com novas aberturas e para-choque mais agressivo, com maior área para as luzes laterais. Rodas e saias laterais passam a incorporar estilo mais esportivo. Atrás, foram eliminados o vidro traseiro bipartido e as lanternas interligadas por uma barra vermelha, elementos polêmicos de estilo. Agora, ele vem com vidro único com limpador e lanternas que invadem apenas parcialmente a tampa do porta-malas. O Eclipse Cross passa a vir de série com central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas que está mais próxima das mãos e conta com botões de atalho de acesso mais fácil. Houve ainda pequenas mudanças de acabamento interno. O motor 1.5 Turbo MIVEC aliado ao câmbio automático continuamente variável (CVT), com a tração integral S-AWC, permanecem.

Nissan


A Frontier finalmente será reestilizada e deverá chegar ao Brasil já no primeiro semestre de 2022. Fabricada na Argentina, a picape deve receber as mesmas modificações pelas quais passou em outros mercados, como no México. A picape teve a parte dianteira redesenhada para acomodar a grade ampliada e os faróis com novo estilo, mais retilíneo. Para-choques e rodas também receberam estilo mais agressivo. Na traseira, mudam as lanternas e a tampa da caçamba. 


Internamente, as mudanças na cabine incluem novo volante (parecido com a peça de Kicks e Versa, mas arredondado, e não com base achatada), além de quadro de instrumentos com tela colorida ampliada. Para brigar em pé de igualdade com as rivais mais completas, a Frontier deverá contar com frenagem automática de emergência com alerta de colisão frontal, monitoramento de veículos em pontos cegos, alerta de saída da faixa de rodagem, detector de fadiga do motorista, alerta de tráfego cruzado traseiro e comutação automática dos faróis altos.

Outra novidade já confirmada pela Nissan é o seu primeiro híbrido e-Power. O que ainda não se sabe é qual será o modelo: poderá ser o Kicks, já é fabricado na Tailândia nesta configuração, ou o Sentra e-Power, que poderá ser importado do México. O que se tem certeza é que a Nissan já antecipou que não deverá produzir nacionalmente seu modelo e-Power.

Peugeot


Lançado em 2020, o Peugeot 208 deverá ter o motor 1.6 16v aspirado substituído pelo 1.3 Firefly - será um dos primeiros produtos oriundos da sinergia entre os grupos FCA e PSA, que resultou no conglomerado Stellantis. O 208 já esteve circulando em testes com o propulsor, que atualmente equipa versões de Argo, Cronos, Strada e Pulse.


O novo 5008 também é fortemente cotado para voltar a ser vendido no Brasil. Ele é basicamente um 3008 com sete lugares, e poderá ter mais chances de vender bem com o segmento de SUVs de sete lugares em maior evidência. O conjunto mecânico do 5008 é o mesmo do 3008: motor 1.6 THP, turbinado e com injeção direta de gasolina, com 165 cavalos e 24,5 kgfm de torque a 1400 rpm, que forma par com o câmbio automático de seis marchas.


O ano de 2022 também marca a estreia da picape média Landtrek, que passa a ser fabricada no Uruguai. Para o mercado brasileiro, a inédita aposta da Peugeot neste segmento terá um motor turbodiesel com potência ao redor dos 200 cavalos e promete oferecer o maior volume de caçamba do segmento. O interior apresenta tela de 10 polegadas para o sistema multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, além de câmeras de visão em 360 graus em torno do veículo.

Renault


Três novidades da Renault estão programadas para o futuro próximo: Kwid, Oroch e Master. O Kwid reestilizado deverá ser a primeira novidade a chegar ao nosso mercado. O subcompacto chega com mudanças visuais na parte externa e no interior, além de incorporar a dupla variação de fase no comando de válvulas no motor 1.0 SCe aspirado, o que fará com que os números de potência e torque sejam maiores do que os atuais. A Renault confirmou, também, que a versão elétrica do Kwid (E-Tech) será comercializada em nosso mercado a partir do segundo semestre de 2022.

Diferentemente do que se poderia imaginar, a Oroch não acompanhará a remodelação pela qual o Duster passou em 2020. A picape manterá sua carroceria atual com algumas modificações visuais, que se concentram na parte frontal, com nova grade e para-choques, ao estilo do Duster indiano. Rodas e disposição interna das lanternas também serão alteradas. O interior terá algumas modificações para incorporar o sistema multimídia atualizado da marca. Mas a modificação mais importante será a adoção do motor 1.3 Turbo Flex de 170 cavalos já adotado no Captur. O 1.6 SCe aspirado, no entanto, continuará a existir.


A linha Master enfim deverá estrear as modificações pelas quais passou em outros mercados mundo afora. É a primeira mudança executada no modelo desde que esta geração chegou ao Brasil, em 2013, envolvendo principalmente sua frente. A modificação visa reforçar sua liderança no segmento de vans/chassi-cabine.

Com as novas gerações de Sandero, Logan e Stepway canceladas, a Renault deve depositar todas as suas apostas em um novo aventureiro compacto para ocupar o espaço de mercado entre o Kwid e o Duster. Este lançamento, porém, ainda deve demorar mais um ano para se materializar.

Toyota


A linha Yaris finalmente passa em 2022 por uma reestilização, a ser revelada já no mês de janeiro. Os modelos hatch e sedã ganham retoques no visual, que incluem redesenho dos faróis, grade, para-choque e rodas. E, para minimizar o vexame pelo qual a dupla passou na avaliação de segurança de 2021 do Latin NCAP (ocasião em que a gama Yaris teve sua nota de proteção aos passageiros de 4 para uma estrela), a Toyota anunciou que irá produzir os modelos com mais itens de segurança ativa e passiva. Até o momento, não se sabe quais equipamentos passam a estar disponíveis na dupla.


O Corolla Cross estreia a versão GR Sport, que, a exemplo do Corolla sedã de mesmo nome, conta com visual mais esportivo, incluindo para-choque dianteiro exclusivo e emblemas GR em várias partes do veículo. Mecanicamente, espere somente por ajustes no conjunto de suspensão. Outra que terá a versão GR Sport é a picape Hilux, à exemplo do SW4, que desde dezembro do ano passado possui esta opção.


Mas a Toyota está avaliando a importação do hot-hatch Corolla Gazoo Racing, ainda não revelado mundialmente. O esportivo terá motor 1.6 Turbo de aproximadamente 300 cavalos e câmbio manual de 6 marchas, para entusiastas de uma condução mais emocionante.

Volkswagen

São esperadas várias novidades dentro da linha Volks ao longo de 2022. Sem a companhia do Fox, morto em outubro passado, o Gol deverá resistir somente na versão 1.0 MPI com câmbio manual de 5 marchas - a opção com valor menos salgado e que é a mais escolhida pelos consumidores. As versões 1.6 8v manual e 1.6 16v automática deverão ser descontinuadas, por venderem pouco e representarem rivalidade dentro de casa com o Polo. Espera-se que o Gol permaneça sem alterações até 2023, quando deverá ter seu espaço ocupado pelo Polo Track - uma nova versão de entrada do hatch.


O Polo, por sua vez, será reestilizado. Contudo, o hatch não acompanhará todas as mudanças pelas quais foi submetido na Europa. a começar pelo fato que no Brasil existirá a versão Track, que só chega em 2023. Ela será a porta de entrada da linha Polo, e espera-se que exista somente com o motor 1.0 MPI e câmbio manual. Já as demais versões do Polo deverão acompanhar o novo estilo frontal do modelo europeu, porém, deverão manter o mesmo formato das lanternas na traseira (na Europa, o Polo ganhou prolongamentos luminosos na tampa do porta-malas). Entre as novidades internas, espera-se o novo volante da VW (já adotado em versões do Nivus, T-Cross e Taos). Especula-se que o motor 1.6 MSI será descontinuado e, em seu lugar, esteja uma versão mais mansa do 1.0 TSI
 
O Virtus também será reestilizado, mas suas mudanças visam deixá-lo com uma personalidade diferente da do Polo. Diferentemente de quando foi lançado em 2018, o Virtus passará a ter uma dianteira exclusiva, inspirada na frente do Nivus.


Outro que receberá uma atualização em breve é o T-Cross. Externamente, o SUV compacto terá algumas inspirações de estilo no Taos, contando com feixe de luz embutido na grade superior, novos para-choques, faróis com iluminação dinâmica (IQ. Light) e lanternas com LEDs que agora passam a acenderem na tampa do porta-malas. O interior do T-Cross terá acabamento melhorado e a tela do sistema multimídia passa a vir ligeiramente saltada do painel, enquanto os comandos de ar-condicionado digital passam a ser os novos da linha Polo/Virtus e passa a vir acompanhada de uma fileira de botões para acionamento de funções variadas.


Revelado na América do Norte, o novo Jetta GLI não deverá tardar a chegar ao nosso mercado. Reestilizado, o sedã esportivo, inclusive, já foi flagrado no Brasil circulando em testes com camuflagem. As mudanças incluem para-choques redesenhados, nova grade dianteira, rodas com novo estilo, volante reformulado e entradas USB do tipo C na cabine.


O Tiguan AllSpace também estreou uma reestilização no mercado europeu, e deverá chegar ao Brasil com estas mesmas novidades em uma tentativa de retornar ao páreo na disputa de mercado com os bem-sucedidos Jeep Commander e CAOA Chery Tiggo 8, no segmento de SUVs médios de sete lugares. O VW passa por atualizações no visual e também teve novidades no interior, passando a ter volante redesenhado, novos comandos de ar-condicionado e entradas USB do tipo C.

A Saveiro também terá novidades, mas serão mudanças relativamente tímidas. Ao invés de uma remodelação completa, aos moldes de sua arquirrival Fiat Strada, a picape compacta da Volkswagen terá apenas uma reestilização sobre a carroceria já existente, que deverá abranger faróis, grade, para-choques, rodas, lanternas e detalhes estéticos. A picape continuará a ter opção de cabine simples ou dupla, mas sem alteração no tamanho da caçamba ou na distância entre-eixos da carroceria. Mecanicamente, são aguardadas a inclusão do motor 1.6 16 válvulas em toda a linha e a inclusão do câmbio automático nas versões mais caras. Será a primeira vez em 40 anos de história que a Saveiro terá a opção da transmissão sem o pedal da embreagem.


A Volkswagen também deverá iniciar sua ofensiva de automóveis elétricos em 2022. O hatchback ID.3 e o SUV ID.4 já foram apresentados a parte da imprensa especializada, e poderão ser importados para reforçar o posicionamento mundial da marca rumo à eletrificação de veículos.

Volvo


A próxima novidade da marca para o Brasil é o SUV-coupé C40, variação elétrica e mais arrojada do conhecido XC40 - que, por sua vez, só será comercializado em versões puramente elétricas a partir deste ano, já que as versões híbridas do utilitário não atendem a todas as normativas do Proconve L7.

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