Chevrolet confirma: Joy e Joy Plus deixam de ser vendidos no Brasil em janeiro

A General Motors confirmou, em nota emitida para o site Autos Segredos, que deixará de ofertar os modelos Joy e Joy Plus no mercado brasileiro a partir de janeiro de 2022. O hatch e o sedã, que foram introduzidos no Brasil no último trimestre de 2019 em substituição ao Onix Joy e ao Prisma Joy, já não contavam com números robustos de vendas, visto que houve uma migração dos consumidores (principalmente no varejo) para versões dos novos Onix e Onix Plus. Com uma diferença de 5.530 reais, é possível levar o Onix 1.0 MT ao invés do Joy. O novo modelo traz 6 airbags, rádio com Bluetooth e entradas USB, controles de estabilidade e tração, além de alerta do não-uso do cinto para todos os passageiros - só para citar alguns dos itens que o modelo antigo nem sonha em ter.

A produção da linha Joy na fábrica de São Caetano do Sul passa a ser destinada exclusivamente para exportação para outros países da América Latina. A linhagem Joy surgiu no Brasil em 2016, quando a linha Onix e Prisma passou por uma reestilização. O Onix Joy substituiu a antiga versão LS 1.0 e tinha a missão de angariar o público órfão do Celta, enquanto o Prisma Joy ocupou a faixa de mercado deixada pelo Classic com o seu fim de linha. 

Diferentemente das demais versões do Onix e Prisma, os modelos Joy não tiveram o visual atualizado, e, portanto, eram visualmente parecidos com o hatch lançado em 2012 e com o sedã apresentado em 2013. Mas ambos incorporaram melhorias mecânicas que também foram introduzidas nas versões mais caras, como direção elétrica progressiva, câmbio manual com 6 marchas à frente e motor 1.0 SPE/4 atualizado para economizar combustível. Para custarem menos, Onix Joy e Prisma Joy tiveram o quadro de instrumentos alterado para exibir a cor âmbar (que dispensava o regulador do brilho da instrumentação) e os comandos dos vidros elétricos passaram a ficar alojados no console entre os bancos dianteiros.

Em 2018, a dupla ganhou faróis com máscara negra, lanternas fumê, calotas e tecidos dos bancos da versão LT 1.0, adesivo preto-fosco na coluna das janelas laterais, cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para todos no banco traseiro, além da preparação para som.

No ano de 2019, veio a última atualização para os modelos. Com a chegada dos novos Onix e Onix Plus, o Onix Joy foi rebatizado apenas como Joy, enquanto o Prisma Joy aderiu à designação "Joy Plus". Ambos passavam a ter o visual da reestilização de 2016 e, opcionalmente, era possível equipá-los com o pacote Black, que incluía luzes de posição diurna em LED, rodas de 15 polegadas com calotas escurecidas (as mesmas da versão Advantage), maçanetas externas na cor da carroceria, bancos em mescla de tecido e material sintético, gravatinha da Chevrolet com fundo preto, além de molduras da grade e capas dos retrovisores pintadas em preto brilhante. Mais recentemente, o pacote Black passou a vir de fábrica nos dois modelos. O Joy tinha preço a partir de R$ 65.860, enquanto o Joy Plus poderia ser adquirido a partir de R$ 70.730.

Comentários