Câmbio automático chega à Fiat Strada 2022 nas versões Volcano e Ranch


Lançada no Brasil em maio de 2020, a atual geração da Fiat Strada alcançou enorme aceitação no mercado automotivo: a picape assumiu o pódio na lista de automóveis mais vendidos do País em diversos meses ao longo de 2020 e 2021, e longas filas de espera por ela se formaram. Mas ainda havia um pleito que a marca não havia atendido: a demanda pelo câmbio automático. Agora, ele finalmente chega à picape, em duas versões, ambas de cabine dupla: Volcano (que continua a ter a opção da transmissão manual) e Ranch, a nova opção topo-de-linha.


O câmbio automático CVT com sete marchas simuladas é o mesmo utilizado pelo recém-lançado Fiat Pulse e está sempre conjugado com o motor 1.3 Firefly, que gera 107 cavalos e 13,7 kgfm com etanol ou 98 cv e 13,2 kgfm quando abastecido com gasolina.


A transmissão oferece três modos de condução. No modo automático, acionado ao deslocar a alavanca de câmbio para a posição D, a central eletrônica faz leituras constantes da forma como o motorista dirige e da situação do veículo para ajustar a relação de marcha mais ideal com foco no consumo. No modo manual, é possível fazer a troca das sete marchas de maneira sequencial por meio das aletas junto ao volante ou por um trilho na própria alavanca de câmbio. Já o modo Sport, acionado por um botão no alto do painel, faz com que a central eletrônica da picape promove alguns ajustes: o pedal do acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio adota relações de marcha mais curtas.


A Strada Ranch, versão existente somente com câmbio automático, traz diferenciais como skid plate cinza no para-choque dianteiro, para-barros, capas dos retrovisores pintadas na cor preto brilhante, logotipo Ranch nas molduras dos para-lamas dianteiros, estribos laterais, barras do teto longitudinais na cor cinza, capota marítima com a inscrição “Ranch” gravada e rodas de liga leve de 15 polegadas com pneus ATR para uso misto.


Assim como a Strada Volcano, a versão Ranch traz faróis com luzes de posição, luz baixa e luz alta de LED, além da grade com o emblema Fiat Flag à direita e das luzes de seta incorporadas aos retrovisores. 


A versão Ranch possui painel com moldura central pintada em marrom, contrastando com os frisos das saídas de ar em preto brilhante. O mesmo tom marrom é usado nas costuras do volante (revestido de couro), da coifa do câmbio e dos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição Ranch nos encostos dianteiros. 


O quadro de instrumentos com tela de LCD de 3,5 polegadas possui uma tela de boas-vindas exclusivas sempre que a ignição é ligada. Por fim, há emblemas Ranch abaixo da tela da central multimídia, nos tapetes e nas soleiras das portas.


As duas versões da Strada com câmbio automático contam com controle de estabilidade, assistente de partida em ladeiras (Hill Holder), controle de tração avançado E-Locker (TC+) com bloqueio do diferencial dianteiro e funcionalidade ABS Off-Road ativas a até 65 km/h, quatro airbags com bolsas laterais que protegem o tórax e a cabeça dos ocupantes dianteiros, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré com linhas dinâmicas, faróis de neblina, monitoramento da pressão dos pneus, direção com assistência elétrica, computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas, volante com comandos de computador de bordo, som e voz, retrovisores elétricos, sistema multimídia com tela de 7 polegadas com espelhamento de tela de celulares através do Android Auto e Apple Carplay sem fio e, agora, carregador do smartphone sem fio e apoio de braço dianteiro. Porém, a picape não dispõe de controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático).


As portas traseiras possuem ângulo de abertura de 80 graus. Uma segunda entrada USB fica posicionada no final do console central. Há ainda um porta-revista e fixação Isofix para cadeirinhas.


A picape possui altura livre do solo entre os eixos de até 23,3 centímetros, ângulo de entrada acima de 23º e saída de obstáculos além de 28º, além de contar com a suspensão traseira de eixo rígido do tipo ômega.


A caçamba tem 844 litros de volume e, na versão automática, pode carregar até 600 quilos (um pouco menos que os 650 kg que a versão manual pode levar). A tampa traseira possui um sistema de molas para facilitar sua abertura e fechamento, e pode suportar até 400 kg sobre ela. Há ainda quatro ganchos inferiores e superiores para a fixação de cargas.


O óleo do câmbio automático é projetado para ter durabilidade "for life", ou seja, não há previsão de troca do fluido ao longo de toda a vida útil do veículo.


Com garantia de três anos e disponível nas 520 concessionárias da Fiat pelo Brasil, a Strada automática será vendida por R$ 111.990, na versão Volcano, e por R$ 116.990 na versão topo-de-linha Ranch.


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