2021: as lembranças automotivas de um ano de altos e baixos

Com a chegada de um novo ano, as esperanças de que venham dias melhores são sempre atualizadas. E, no caso de 2021, este sentimento foi ainda mais intenso - afinal, o planeta Terra já fora severamente afetado pela pandemia do coronavírus em 2020. No setor automotivo, o ano de 2021 foi marcado por altos e baixos, reservando, ao mesmo tempo, boas novidades e notícias tristes. Logo no mês de janeiro, a Ford pegou a todos de surpresa e anunciou que deixaria de produzir automóveis no Brasil, encerrando suas atividades fabris em Camaçari (BA), Horizonte (CE) e Taubaté (SP), o que decretou o fim de linha de quatro modelos: Ka, Ka Sedan, EcoSport e Troller T4. 

A marca assegurou que não deixaria o País de vez e prometeu lançamentos para nosso mercado, que efetivamente chegaram ao longo dos meses seguintes. Porém, mais de 5 mil colaboradores diretos perderam seus empregos, e dezenas de milhares, com empregos indiretos, também foram afetados.

Janeiro de 2021 foi um mês de poucas novidades. A de maior destaque foi a linha 2022 do Chevrolet Cruze, que "inverteu" o design do para-choque dianteiro entre o modelo Sedan e o Sport6 em determinadas versões. Para fevereiro, a principal novidade do mercado foi o Nissan Kicks 2022, reestilizado e com mais equipamentos de segurança em todas as versões.

No início de março, a Toyota confirmou que deixaria de comercializar os Etios hatch e sedã no Brasil; poucos dias depois, a marca revelou o Corolla Cross, que se tornou sucesso de público e acirrou a rivalidade entre os SUVs médios em nosso mercado. O Hyundai HB20, que meses antes passou pelo vexame da nota zero na avaliação de segurança do Latin NCAP, passou a vir com 4 airbags e controles de tração e estabilidade em todas as versões, enquanto a Keyton Motor anunciou o lançamento da EX7, uma minivan elétrica de sete lugares. Em antecipação ao Dia da Mentira, a VW anunciou que passaria a se chamar "Voltswagen". Neste mês, o agravamento da pandemia do coronavírus no Brasil e os patamares assustadores de óbitos em decorrência da Covid-19 fizeram com que várias montadoras anunciassem a paralisação de suas atividades (em alguns casos, as fábricas ficaram paradas até abril).

Abril, aliás, foi um mês de importantes novidades. A Fiat apresentou a nova Toro, com mudanças de estilo, painel reformulado, novos itens de segurança e opção do novo motor 1.3 Turbo Flex. A Jeep revelou o Compass reestilizado, mais sofisticado e também com o motor 1.3 Turbo Flex disponível, enquanto o Renegade aderiu à conectividade do sistema Adventure Intelligence e os importados Wrangler e Grand Cherokee receberam a série especial de 80 anos da marca. A Renault apresentou o hatch elétrico Zoe reestilizado e a Mitsubishi disponibilizou mais uma fornada do Eclipse Cross Sport, limitada a 100 unidades. Neste mesmo mês, Volkswagen up! e Nissan Sentra deixaram de ser oferecidos no Brasil.

Em maio, a Volkswagen finalmente lançou o Taos, com motor 1.4 TSI e boa lista de equipamentos para tirar a clientela de Compass e Corolla Cross. A Ford apresentou o Bronco Sport, com motor 2.0 EcoBoost a gasolina e tração nas quatro rodas, enquanto a Audi oficialmente passou a comercializar os esportivos elétricos RS e-tron GT (cupê de quatro portas) e e-tron S Sportback (SUV com traseira ao estilo fastback). No final deste mês, a CAOA Chery apresentou o Tiggo 3x, que convive pacificamente com o Tiggo 2 e traz novo design externo, painel redesenhado e motor 1.0 Turbo aliado a um câmbio automático CVT com simulação de 9 marchas.

No mês de julho, a Peugeot revelou o 3008 reestilizado, com atualizações de design e uma nova versão (GT Pack), enquanto a Audi começou a distribuir em suas concessionárias o Q5 reestilizado nas carrocerias SUV e Sportback.

Julho começou com a apresentação do Captur reestilizado para o Brasil. O SUV ganhou mais sofisticação em seu interior, novos equipamentos e um novo motor para todas as versões, o 1.3 TCe Turbo Flex. Neste mesmo mês, a Nissan anunciou que o elétrico Leaf seria comercializado em 44 concessionárias pelo Brasil (antes, apenas 7 lojas em todo o País eram habilitadas a vender o modelo) e a Chevrolet prometeu que lançaria quatro novidades em nosso País até o final de 2021.

Em agosto, foram lançados o Fiat 500e (a mais recente encarnação do pequenino italiano, agora elétrica e com autonomia que pode superar 320 quilômetros), a nova geração do Hyundai Creta (com estilo polêmico e novos equipamentos de comodidade e segurança, ele caiu no gosto do público) e o Jeep Commander (de porte maior que o Compass, ele possui 7 lugares em todas as versões, além de duas opções de motor - 1.3 Turbo Flex ou 2.0 Turbodiesel - e duas opções de versões: Limited e Overland).

Setembro chegou e a Nissan anunciou as séries especiais Kicks XPlay e Frontier X-Gear, e também comunicou o fim de linha do Versa V-Drive. A Citroën, que já havia disponibilizado a série limitada Rip Curl do C4 Cactus em março, revelou neste mês a série especial X-Series, enquanto a Peugeot começou a comercialização do hatch elétrico e-208 GT no Brasil.

No primeiro dia de outubro, a CAOA Chery apresentou o Arrizo 6 Pro, com novidades em termos de estilo, interior e equipamentos em relação ao Arrizo 6 GSX comercializado desde 2020. A Chevrolet lançou a S10 Z71, versão com pegada aventureira da picape, com detalhes de estilo diferenciados. A Volkswagen anunciou, ao mesmo tempo, a produção de número 200 mil do T-Cross e o fim da fabricação do Fox, enquanto a Fiat revelou, enfim, o Pulse, seu primeiro SUV compacto.

Em novembro, a Toyota apresentou Hilux e SW4 2022. A picape passou a ter somente versões movidas a diesel e ganhou equipamentos, enquanto o utilitário, que também eliminou suas versões Flex, passou a ter a versão Diamond. O Renault Sandero estreou a série S Edition, com motor 1.0, e a Kia revelou o utilitário Stonic, com motor 1.0 Turbo e sistema micro-híbrido de propulsão. A Honda revelou de uma só vez os novos City sedan (já nas lojas) e hatchback (que chega em março), enquanto a BYD antecipou o Tan EV, SUV elétrico de sete lugares cujas primeiras unidades desembarcam ao País no primeiro semestre do próximo ano.

Por fim, o mês de dezembro marcou a chegada da renovada Fiat Fiorino, da Strada com câmbio automático CVT de 7 marchas virtuais e do Uno Ciao, série limitada a 250 unidades que marca o final da produção do hatch no Brasil, depois de 37 anos. A CAOA Chery apresentou mais uma novidade: o Tiggo 7 Pro, totalmente renovado em relação ao modelo comercializado no Brasil desde 2018. E a Renault anunciou o encerramento da produção do Sandero R.S. 2.0: os compradores das últimas 100 unidades do hot-hatch terão o kit Finale.

Em 2021, perdemos grandes personalidades, como os jornalistas automotivos Henrique Flávio Neves (canal Os Especialistas), Daniel Messeder (Carplace/Motor1), Adalberto Vieira (caderno Motor do jornal Cruzeiro do Sul), Josias Silveira (Duas Rodas/Oficina Mecânica/Autoentusiastas) e Percy Faro (revista Panorama, GM), além de Carlos Alberto de Oliveira Andrade (fundador do grupo CAOA), Ryu Asada (designer da Hot Wheels), Graziela Fernandes, primeira mulher a disputar uma prova das Mil Milhas Brasileiras, em 1970, além de Frank Williams, fundador da equipe de Fórmula 1 Williams Racing, e Hazel Chapman, viúva de Colin Chapman e co-fundadora da Lotus.

No mercado de veículos novos, 2021 foi uma caixinha de surpresas. Ao longo do ano, nada menos do que quatro modelos assumiram a liderança no ranking de emplacamentos no Brasil. O Chevrolet Onix manteve-se no posto de automóvel mais vendido do Brasil até o mês de fevereiro, porém, dali até agosto, o hatch da General Motors entrou em uma situação inimaginável até pouco tempo atrás: sua produção foi severamente prejudicada pela falta de semicondutores, necessários para a integração dos circuitos eletrônicos do veículo. Outros modelos da Chevrolet, como Onix Plus e Tracker, também tiveram a fabricação afetada pelo mesmo motivo. A picape Fiat Strada assumiu a liderança de vendas entre os automóveis novos nos meses de março, abril, junho e agosto de 2021, enquanto o Fiat Argo foi o mais vendido em maio, julho e outubro de 2021. E o Hyundai HB20 chegou a assumir o topo do pódio dos carros mais emplacados em setembro de 2021. 

O Onix começou a ter sua produção normalizada em meados de agosto, e recuperou o posto de carro mais emplacado do Brasil nos meses de novembro e dezembro de 2021. Porém, no acumulado do ano, ninguém supera a Fiat Strada, que teve mais de 107 mil unidades comercializadas de janeiro a dezembro. Hyundai HB20 e Fiat Argo ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posição entre os automóveis mais emplacados - cada um com mais de 84 mil exemplares emplacados ao longo do ano. O mercado de automóveis registrou aproximadamente 1,97 milhão de unidades de veículos efetivamente emplacados em território nacional no ano de 2021.

2021 no Auto REALIDADE

Iniciamos o mês de janeiro com a primeira das Matérias Especiais do ano: um Volkswagen Gol G3 2.0 duas-portas, que hoje já possui o status de neocolecionável. Poucos dias depois, já em fevereiro, fizemos o ensaio de fotos de um Chevrolet Kadett SL 1993 Turbo: um verdadeiro sleeper! Também teve matéria com o Volkswagen Golf GLX "Smoke", turbinado e com modificações que envolveram até a cor da carroceria para o tom Nardo Grey, que, logo depois de nossa publicação, se tornou o Project Car do @showcarsthe.

Em março, passamos uma semana com o Nissan Versa em sua versão Advance 1.6 CVT e até conseguimos um Versa da geração anterior para uma matéria estabelecendo as diferenças (e semelhanças) entre eles! 

Durante o mês de abril, não tivemos pautas presenciais, mas, em maio, foram feitas três matérias em parceria com o @showcarsthe sobre várias das novidades de então: dirigimos o Jeep Compass Série S T270, andamos no Ford Bronco Sport Wildtrak e até realizamos um comparativo entre o Toyota Corolla Cross 2.0 XRE e o Corolla 2.0 XEi - o primeiro do gênero no Brasil. Também em maio, mostramos como ficou o Volkswagen Fusca "Zero10" do @showcarsthe, que enfim ficou pronto após cerca de um ano e meio em reformas.

Chegou junho, e, com ele, o Nissan Kicks Exclusive Pack Tech para avaliarmos por uma semana! Logo depois, entre junho e julho, passamos 11 dias com a Fiat Toro em sua versão Ultra 2.0 Turbodiesel 4x4, a topo-de-linha. Em julho, também fizemos test-drives com o Renault Captur 1.3 TCe Iconic e com o Volkswagen Taos Highline 250 TSI; além disso, também rodamos por alguns dias com um exemplar do Volkswagen Passat 2.0 FSI 2006, que até hoje traz um nível de acabamento bastante agradável e tecnologias ainda ausentes em alguns carros 15 anos mais novos.

Em agosto, passamos um dia avaliando o Fiat Cronos Drive 1.3 manual 2022; também foi tema de matéria a Peugeot Hoggar 1.4 XR 2011 do @showcarsthe. Já em setembro, dirigimos o Ford Ka SE 1.0 para descobrir se o hatch estava fazendo falta no mercado brasileiro e também fizemos um ensaio com o Chevrolet Camaro SS 2019.

Passamos outubro sem matérias "de campo", mas em novembro dirigimos dois legítimos norte-americanos: o sedã executivo Chrysler 300C V6 2012 e o trilheiro Jeep Wrangler Unlimited Sport 3.6 2014! Por fim, encerramos o mês de dezembro com duas avaliações: passamos uma semana com o Fiat Argo 1.3 S-Design 2022 e, em seguida, mais sete dias com o novíssimo Fiat Pulse Drive 1.3 Manual, que mal chegou e já é bem-sucedido no segmento.

Que o ano de 2022 nos reserve paz, saúde e muitas novidades no mercado automotivo! Feliz Ano Novo!

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