O Renault Duster completa 10 anos de comercialização no Brasil. Neste período, o SUV teve mais de 319 mil unidades emplacadas em nosso País e acumulou cerca de 3,5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, sendo vendido em 65 países (em alguns deles, com a marca Dacia).
Lançado em outubro de 2011 no Brasil, o SUV já trazia as suas principais características desde a primeira geração: amplo espaço interno, grande vão livre do solo e muita robustez, tornando-se líder do segmento à época, com diferentes opções de motorização e equipamentos. O sucesso do modelo se refletiu nas vendas: em 2012, o Duster já superava as 40 mil unidades comercializadas, sendo que, no ano seguinte, o SUV já alcançava os 100 mil veículos produzidos no país.
Em 2014, o modelo ultrapassou 1 milhão de unidades fabricadas em todo o mundo e a comercialização em mais de 100 países. Só no Complexo Industrial Ayrton Senna em Curitiba, já produzidas mais de 430 mil unidades do Duster desde 2011, atendendo ao Brasil e a outros países da América Latina. Em sua primeira geração, o modelo teve motorizações 1.6 e 2.0, além das opções de tração 4x2 (dianteira) e 4x4.
Em 2015, o Duster passou por sua primeira reestilização, adotando faróis e lanternas internamente redesenhados, nova grade frontal, e, no interior o SUV recebeu um console central redesenhado, quadro de instrumentos com novo layout e mais equipamentos.
Em março de 2020, o SUV passou por sua remodelação mais profunda até o momento, passando a ter carroceria com linhas mais robustas e novidades como a central multimídia Easy Link, com tela sensível ao toque de 8 polegadas com Android Auto e Apple Carplay, além de chave-cartão com partida do motor por botão, monitoramento de veículos em pontos cegos e o sistema Multiview, com transmissão das imagens de quatro câmeras.
O modelo é hoje comercializado em quatro versões: Zen manual, Zen CVT X-Tronic, Intense CVT X-Tronic e Iconic CVT X-Tronic, todas equipadas com o motor 1.6 SCe Flex, que com etanol atinge a potência de 120 cavalos e o torque de 16,2 kgfm.
Linha do tempo
2010 – Lançamento do Duster na Europa
2011 – Lançamento do Duster no Brasil
2012 – Lançamento do Duster Tech Road, série limitada que estreou o sistema multimídia Media NAV na Renault
2013 – 100 mil unidades produzidas no Brasil e lançamento da série limitada Tech Road II
2014 – 150 mil unidades produzidas no Brasil e 1 milhão de unidades produzidas no mundo
2015 – Lançamento da série limitada Dakar e primeira reestilização, com mudanças de design e equipamentos
2016 – Introdução do câmbio automático X-Tronic CVT
2017 – Lançamento da série limitada Dakar II
2019 – Lançamento da série limitada GoPro
2020 – Lançamento da segunda geração no Brasil
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).