Volkswagen produz T-Cross de número 200.000 e último exemplar do Fox


Praticamente ao mesmo tempo, a linha de produção da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) produz a unidade de número 200.000 do SUV T-Cross e também o último exemplar do hatch Fox, lançado em 2003. A Volks admite que o sucesso do utilitário acelerou o fim de produção do modelo que chegou ao Brasil há 18 anos com o mote "compacto para quem vê, gigante para quem anda". Reestilizado em 2009 e 2014, o Fox já não tinha modificações há exatamente quatro anos, quando foram apresentadas as versões Connect e Xtreme, ambas com motor 1.6 8 válvulas e câmbio manual.


A última unidade do Fox que saiu da linha de montagem é da versão Xtreme na cor Vermelho Tornado, e será preservado em meio a outros clássicos na Garagem VW, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).


Lançado em 2003 inicialmente apenas com carroceria de duas portas, o Fox foi concebido sobre a mesma plataforma PQ24 do então novo Polo, porém com menos itens sofisticados e com acabamento simplificado. O novo modelo, em contrapartida, trazia soluções inovadoras de espaço interno, como o banco traseiro com deslizamento longitudinal, e de porta-objetos, como a gaveta sob o banco do motorista. Foi o primeiro carro do Brasil com todas as versões com motores Total Flex, capazes de rodar com gasolina ou etanol: os motores 1.0 e 1.6 já eram flexíveis. 


Em 2004, passou a ter carroceria de quatro portas, e em 2005 chegou o CrossFox, que abriu caminho para a febre dos hatches aventureiros urbanos. Trazia faróis de dupla parábola, estribos, rack de teto e peças (para-choques, maçanetas e capas dos retrovisores) sem pintura. A cereja do bolo era o estepe aparente na tampa traseira.


No ano de 2006, chegou a SpaceFox, uma perua que a Volks denominava "sportvan", por incorporar características das station wagons e das minivans. Ela era produzida na Argentina, com o nome Suran. A SpaceFox trazia a frente do Fox "Europa", lançado um ano antes na Europa com diversas alterações no estilo frontal e no pacote de equipamentos, que incluía 4 airbags, aparelho de som double-DIN e comandos de ar-condicionado como os do Polo.


Em 2007, a linha Fox passou por seu primeiro (e discreto) face-lift. Uma mudança mais extensa foi promovida nos idos de 2009, quando a linha se alinhou ao novo padrão de estilo da marca, com linhas mais retas. A novidade mais interessante ocorreu no interior: enfim, o ambiente passou a contar com quadro de instrumentos mais legível, acabamento mais agradável (com superfícies lisas no painel e tecido nas portas), porta-luvas fechado, novos sistemas de som e comandos de ar-condicionado, além de ter opcionalmente o teto solar. Depois de Polo e Gol, o Fox foi o terceiro modelo a utilizar o câmbio automatizado monoembreagem I-Motion de 5 marchas. CrossFox e SpaceFox receberam as mesmas modificações meses mais tarde. 


Em 2014, o Fox passou por mais uma reestilização, que trouxe mais requinte ao modelo, numa época em que o Polo estava se despedindo do mercado brasileiro. A frente ganhou faróis mais espichados, além de grade e para-choque que remetiam ao Golf. Na traseira, as lanternas passaram a invadir a tampa do porta-malas, resultando num visual pouco harmônico, mas a tampa passou a abrir através de maçaneta embutida no próprio emblema. Outra novidade que estreou nesta reestilização foi o motor 1.6 de 16 válvulas e 120 cavalos, restritos às versões Highline e aventureiras de Fox e SpaceFox. Também passou a contar com central multimídia opcionalmente. 


Em setembro de 2017, para abrir espaço de mercado ao novo Polo, o Fox perdeu todas as versões 1.0 e as 1.6 16 válvulas, passando a ser oferecido no mercado nacional unicamente nas opções Connect e Xtreme.


Ao longo de seus dezoito anos de história, o Fox sempre foi produzido unicamente na fábrica do Paraná e acumulou mais de 2 milhões de unidades produzidas, somando exemplares comercializados no Brasil e exportados para outros países.


Em setembro, o T‑Cross 2022 chegou às concessionárias com novidades, como o carregamento de smartphone por indução e o quadro de instrumentos digital com tela de 8 polegadas para a versão 200 TSI. Agora comercializado somente com câmbio automático de seis marchas, o SUV traz também o novo símbolo da marca e passa a ter a opção da cor Vermelho Sunset, que estreou no Nivus.

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