O Latin NCAP revela hoje (28) resultados decepcionantes resultados de zero estrela para o Suzuki Baleno e apenas uma estrela para o Toyota Yaris.
O Toyota Yaris, produzido no Brasil e na Tailândia, com dois airbags e controle de estabilidade de fábrica, teve sua nota reduzida de quatro para uma estrela no novo protocolo Latin NCAP, mais rigoroso. O modelo, vendido nas carrocerias hatchback e sedã, atingiu 41,43% na Proteção de Ocupantes Adultos, 63,85% na Proteção de Ocupantes Crianças, 61,63% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis de Estradas e 41,86% em Sistemas de Assistência à Segurança. A menor nota entre estes quatro quesitos agora passa a ser a nota definitiva para o veículo.
O Yaris para o mercado latino-americano não oferece airbags laterais de cabeça e tórax em todas as suas versões. No teste de impacto frontal, em uma unidade avaliada em 2019, a estrutura do habitáculo e a área da zona dos pés foram consideradas instáveis. Durante o impacto lateral do Latin NCAP, a porta se abriu; isso significa que o veículo não teria sido aprovado no teste UN95. O alerta do não-uso de cinto de segurança do Yaris não foi capaz de detectar o passageiro da frente.
Com a abertura da porta em um impacto lateral, o Latin NCAP requer uma ação imediata por parte da Toyota, pois esta característica pode ocasionar a ejeção do passageiro no caso de um impacto lateral. O resultado apresentado pelo órgão de segurança é válido tanto para a versão hatchback como para a versão sedan, para todas as unidades de produção.
Este modelo oferece equipamentos opcionais em alguns países da América Latina, como os airbags laterais e de cortina, que potencialmente contribuiriam para um melhor desempenho e poderiam ter se tornado padrão de fábrica em toda a gama de versões.
Já o Suzuki Baleno, fabricado na Índia, com dois airbags frontais como equipamento de fábrica, ganhou zero estrela. O modelo compacto obteve 20,03% na Proteção de Ocupantes Adultos, 17,06% na Proteção de Ocupantes Crianças, 64,06% na Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.
O resultado de zero estrela é explicado por proteção lateral fraca, pontuação baixa no teste de proteção à coluna cervical, falta de airbags de proteção lateral para cabeça como equipamento de série, ausência do controle de estabilidade de fábrica e a decisão da Suzuki de não recomendar os tipos de cadeirinhas adequadas para crianças.
O Baleno era vendido na Europa com seis airbags e controle de estabilidade de fábrica, enquanto o modelo vendido na América Latina não oferece airbags laterais de corpo e cabeça nem ESC como equipamentos de série.
Como parte dos seus procedimentos, o Latin NCAP realizou o teste de auditoria do Toyota Yaris publicado em 2019. Na época, o compacto conseguiu quatro estrelas para proteção de adultos e quatro estrelas para proteção de crianças. De acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste patrocinado a qualquer momento (como foi o caso do modelo da Toyota).
O resultado do teste de auditoria mostra, que durante o impacto lateral uma das portas foi aberta, e o alerta do não-afivelamento do cinto de segurança do passageiro não detectou corretamente o ocupante e, portanto, não alertou sobre o uso do cinto de segurança. Como consequência, o resultado de 2019 foi reconsiderado, e o teste antigo teve seu resultado modificado de quatro para três estrelas para o ocupantes adultos.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
"O zero estrela do Baleno faz parte da contínua decepção após o resultado zero estrela do Swift divulgado algumas semanas atrás. A Suzuki oferece desempenho de segurança especialmente fraco como padrão para consumidores latino-americanos na proteção de ocupantes adultos e crianças. Também surpreendente e decepcionante é o primeiro resultado de uma estrela da Toyota, o Yaris. É preocupante que uma decisão da Toyota México seja o principal motivo para este resultado, mas também responsável pela decisão de não proporcionar os principais equipamentos de segurança de série neste momento. Como resultado desta decisão, os principais equipamentos de segurança, como airbags laterais de cortina e corpo, não estão disponíveis para todos os latino-americanos”.
“O Latin NCAP incentiva a Toyota e a Suzuki a melhorar significativamente os equipamentos de segurança padrão desses modelos o mais rápido possível e submetê-los à avaliação para demonstrar possíveis melhorias. A segurança básica dos veículos, considerada um dado adquirido em mercados maduros, é um direito que os consumidores latino-americanos devem exigir sem ter que pagar mais por isso."
Stephan Brodziak, Presidente do Conselho de Administração do Latin NCAP, disse:
“É lamentável ter outro veículo Suzuki zero estrela, neste caso o modelo Baleno, que em alguns países é comercializado como "Bom, Bonito, Baleno", ao qual devemos adicionar "Segurança baixa". Quanto ao Toyota Yaris, é muito decepcionante ter obtido apenas uma estrela, sendo este carro tão popular na nossa região, com uma penetração de mercado muito alta. Em testes anteriores, a marca Toyota teve um recorde de desempenho de segurança muito bom, o que é inevitavelmente maculado por projetar com tão baixa segurança um dos veículos mais acessíveis para os consumidores que a Toyota possui, devido ao risco envolvido em ter um veículo de uma estrela circulando nas ruas de nossa região. Fazemos um apelo enérgico para que a Suzuki e a Toyota se comprometam com a segurança da população da América Latina e do Caribe, não queremos mais carros de zero e uma estrela circulando em nossos países.”
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