Volkswagen inicia estudos de mercado com os elétricos ID.3 e ID.4 no Brasil

Durante a noite da última terça-feira (28 de setembro), a Volkswagen convocou a imprensa automotiva para assistir a uma live de 16 minutos em que anunciou que está iniciando os estudos de mercado com o hatch elétrico ID.3 e o SUV elétrico ID.4, já comercializados em países da Europa, nos Estados Unidos e na China. No Brasil, a importação da dupla ainda não tem data definida para acontecer, mas a VW importou um pequeno lote dos dois modelos para o Brasil e a Argentina. Estes exemplares serão apresentados em exposições, avaliados pelos profissionais de imprensa e utilizados nas "clínicas" com clientes (estudos secretos de mercado feitos antes dos lançamentos dos veículos, que ajudam a entender a aceitação do público aos novos modelos em comparação com seus rivais e contribuem para definir valores e pacotes de equipamentos).

O brasileiro Marco Pavone, Head Mundial de Design Exterior da Volkswagen, teve participação direta na definição do design do ID.3 e do ID.4. Ambos se caracterizam por ter balanços dianteiros e traseiros encurtados em comparação com os veículos a combustão tradicionais, além de terem colunas dianteiras mais avançadas para a frente, rodas de grandes dimensões e distância entre-eixos alongada. Os faróis e as lanternas do ID.3 e do ID.4 também trazem assinaturas exclusivas dentro da linhagem da Volks. Ambos são construídos sobre a plataforma modular MEB, feita somente para automóveis elétricos das marcas que compõem o Grupo Volkswagen, que prevê a instalação de baterias no assoalho do veículo.

Com 4,26 metros de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 metro de altura, o ID.3 tem tamanho próximo ao do Golf, mas a Volkswagen garante que o espaço para os passageiros está mais próximo do interior do Passat. Já o ID.4 possui 4,58 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,64 metro de altura, ficando a meio-caminho em termos dimensionais entre o Taos e o Tiguan. 

Atualmente, a linhagem de elétricos ID. entrega força entre 145 cv e 299 cv e autonomia de 330 km a 550 km. Plugando o veículo em um sistema de recarga rápida, é possível recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga em DC (100 kW). A Volkswagen também aposta na tecnologia embarcada nos modelos ID.3 e ID.4 para chamar a atenção dos potenciais consumidores. Os modelos dispõem de atualizações de software, head-up display com informações projetadas no para-brisa em realidade aumentada, e ambos receberam as cinco estrelas nos testes de segurança e colisão promovidos pelo Euro NCAP na proteção para adultos e crianças.

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