O evento até foi
rebatizado. Agora se chama IAA Mobility e inclui um setor dedicado inteiramente
a bicicletas elétricas, por exemplo. A grande maioria dos lançamentos valorizou
os modelos 100% elétricos que, por si só, não se trata mais de novidade. A
indústria, no entanto, está engajada no longo prazo. Então é necessário
demonstrar seu potencial criativo e técnico desde já. Algumas marcas mais
otimistas, outras, cautelosas.
Várias projetam datas
para a virada total de chave, de combustão para elétrico, sem ter em vista
limitações de poder aquisitivo de cada país e, além disso, a infraestrutura
capilar ser cara de implantar. Isso sem contar a matriz energética mundial, que
precisa dar uma guinada muito forte para reduzir o uso de fontes fósseis como
petróleo, gás e carvão para gerar eletricidade.
As fabricantes
alemãs, como sempre, mantêm o protagonismo de donos da casa. Audi mostrou o
carro-conceito Grandsphere que indica como será o sucessor do A8, seu sedã topo
de gama, com mudanças externas e internas impressionantes. Outros modelos da
marca seguirão a diretriz: Skysphere e UrbanSphere. A BMW apresentou o avançado
conceito i Vision Circular, previsto para 2040. Aplica matérias-primas
amplamente recicláveis em um compacto de quatro metros de comprimento. O iX5
Hydrogen pode ser testado pelos visitantes no circuito do seu estande.
Mercedes-Benz
apresentou o EQE, versão elétrica do seu sedã grande, e surpreendeu com o EQG,
a visão de como será o SUV elétrico de maior porte que respeita os traços
originais. O Porsche Mission R, desenhado para futuras competições de monomarca,
mantém essa herança e destaca lanternas traseiras com efeito gráfico
tridimensional.
A Volkswagen exibiu o
conceito de um subcompacto, o ID.Life, também propondo o uso de materiais
recicláveis. O entre-eixos de 2,50 m (entre up! e Polo) permitirá agilidade e
facilidade de estacionar. Intenção da marca é oferecê-lo, em 2025, por 20.000
euros (R$ 124.000, em conversão direta), equivalente ao atual up!.
Interessante a posição do presidente mundial da Renault, Luca de Meo, quando perguntado durante o Salão pela revista inglesa Autocar, sem citar a Tesla, se não o incomodava uma fabricante iniciante ter valor de mercado muitas vezes superior. “Quando se acumulam mais de 100 anos de história e uma força de trabalho de 200.000 pessoas como a nossa, pode ser estranho ver a valorização de bilhões em empresas que oferecem apenas uma promessa. Mas esse é o mundo em que vivemos. Distorção faz parte da vida. Tenho que aceitar isso”, respondeu.
ALTA RODA
DIFICULDADES de fornecimento de peças, em especial semicondutores, continuam a comprometer fortemente as vendas de automóveis e comerciais leves novos. Dados da Fenabrave mostram queda de 8,6% em agosto sobre o mesmo mês de 2020. Indicam que filas de espera continuarão sem perspectivas de melhora até o final do ano. Porém, no mercado de usados, ao contrário, a comercialização subiu 13,8%. E no comparativo janeiro a agosto de 2021 com o mesmo período de 2020, mais 47,2%, segundo a Fenauto.
COMO se previa, o Corolla Cross ultrapassou as vendas do Corolla sedã nos últimos três meses. Estilisticamente o novo modelo se enquadra mais como crossover do que SUV. Dinâmica ao volante e desempenho são quase equivalentes ao sedã. Na parte interna, ênfase à praticidade e menos aos materiais de acabamento. Acionado com o pé, o freio de estacionamento é uma solução datada.
LATIN NCAP perde-se cada vez mais
com discursos agressivos e desligados da realidade econômica da região, embora
esteja correta sua disposição de elevar o nível de segurança. Seu erro
primário, no entanto, é impor testes de colisão do mesmo modelo com protocolos
diferentes. Além de tecnicamente falacioso, o que programas na Europa e EUA
descartaram, confunde mais do que ajuda. Essa distorção grave é escondida, de
forma injustificável, dos resultados.
CONCORRÊNCIA chegou ao mercado de automatização de passagem por pedágio e saída de estacionamento. O banco Itaú isentará de mensalidade os portadores de seus cartões de crédito que utilizam adesivos Conectcar, a partir do próximo dia 15, e do seu futuro tag próprio, em novembro. Até o final do ano todos os correntistas estarão livres da cobrança. Espera-se que outros fornecedores parem de exigir essa taxa. Não há sentido em diminuir custos de pedágio e estacionamento com a automatização, sem repassá-los ao usuário do serviço.
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