Um ano depois do lançamento da atual geração do Peugeot 208, começa a ser vendido no Brasil o elétrico e-208 GT, importado de Trnava (Eslováquia), pelo preço de R$ 244.990. O hatchback possui motor que entrega 100 kW de potência e 260 Nm de torque, equivalentes a 136 cavalos e 26,5 kgfm. Esta força faz o e-208 GT acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.
O modelo dispõe de três modos de condução: “Eco” (com foco na otimização da autonomia), “Drive” (modo voltado ao conforto) e “Sport” (que prioriza o desempenho). A alavanca de câmbio traz a funcionalidade "shift-by-wire" e dispõe das posições P (Park – estacionamento), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e B, que atua de modo a garantir regeneração da carga da bateria. O condutor pode escolher entre a desaceleração de forma “moderada”, mais similar à de um veículo a combustão, ou “aumentada”, o que permite conduzir o veículo apenas acionando o pedal do acelerador na maioria das situações.
Com bateria de 50 kWh de capacidade, o Peugeot e-208 GT pode percorrer até 340 quilômetros com carga completa (conforme o ciclo WLTP). O carro pode ser carregado em tomadas convencionais do tipo residenciais ou em carregadores rápidos por meio de um plug que fica localizado dentro da mesma portinhola onde, nos 208 com motor a combustão, fica o bocal de combustível.
É possível fazer o carregamento por um plug Type 2, para corrente alternada (AC), e pelo plug CCS-2, para corrente continua (DC). O carregamento começa imediatamente após a conexão do cabo, e o usuário acompanha o status a partir das luzes indicativas de recarga (branco = abertura para conexão do plug; verde: piscante = em carregamento; verde fixo = carga completa; vermelho = anomalia/problema na recarga). Para soltar o plug, basta destravar as portas do carro.
O Peugeot e-208 GT pode ter 80% da bateria carregada em menos de 30 minutos, caso o usuário utilize uma estação de recarga de 100 kW (o que permite recuperar cerca de 270 km de autonomia). Os dados de utilização e consumo da bateria e do conjunto mecânico elétrico são exibidos no quadro de instrumentos. A bateria tem 8 anos de garantia ou 160 mil quilômetros.
A plataforma CMP (Common Modular Platform) do 208 já previa que o modelo pudesse ter motor elétrico ou a combustão. Mesmo com uma bateria de 220 litros no assoalho do veículo, o e-208 GT possui porta-malas de 311 litros e espaço frontal e traseiro idênticos aos do 208 a combustão.
Para o e-208 GT comercializado no Brasil foram feitas algumas modificações, como o pacote para proteção da bateria, com aplicação de chapas metálicas (ao invés de plásticas) na região do assoalho e na área abaixo do cofre do propulsor. As bandejas de suspensão do e-208 GT ganharam reforços, assim como os pneus, que também tiveram as medidas mantidas, mas aqui são do tipo run-flat, podendo rodar por alguns quilômetros mesmo estourados. A fixação da bateria de 12 volts foi adaptada e o sistema de ar-condicionado recebeu ajustes para otimizar o resfriamento da cabine em situações de elevada temperatura externa.
A chegada do e-208 GT marca o reposicionamento da Peugeot no País, que envolve a criação dos "e-Centers" (concessionárias estruturadas para apresentação, comercialização e reparos de veículos elétricos); pós-vendas e call center preparado para a oferta de serviços e de atendimento ao cliente, além da formação de uma rede de parceiros para facilitar o carregamento e a localização de vagas adequadas para a recarga.
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