A Nissan bem que tentou garantir no Brasil a sobrevida da geração anterior do Versa (desde 2020, batizado Versa V-Drive), porém, o sedã deixa de ser fabricado em Resende (RJ). O Auto REALIDADE, em conjunto com o site Autos Segredos, apurou junto a concessionárias da marca pelo Brasil que o modelo ainda possui unidades disponíveis à venda em algumas lojas, mas a comercialização do modelo será encerrada assim que acabarem os estoques. O novo Versa, importado de Aguascalientes (México), passa a ser a única opção de automóvel com carroceria três-volumes em nosso mercado. Com 4.827 unidades comercializadas no Brasil de janeiro a agosto de 2021, o V-Drive teve menos exemplares emplacados em relação ao novo Versa (6.292 carros no mesmo período).
Em nota, a Nissan confirmou o fim de linha do Versa V-Drive, aduzindo ao fato de que o fim do sedã é consequência natural do ciclo de vida de um produto, e afirmando que a capacidade produtiva de sua fábrica em Resende (RJ) será ampliada para o SUV Kicks.
Lançado em 2011, o Versa chegou ao Brasil poucos meses depois do lançamento do March - ambos compartilhavam a plataforma V. Inicialmente importado do México, o Versa tinha as versões S, SV e SL, todas com motor 1.6 16v de 111 cavalos e câmbio manual de 5 marchas. Assim como o irmão March, o Versa tinha o chamariz de vir de fábrica com airbag duplo. Os freios ABS, entretanto, vieram somente em abril de 2013.
No ano de 2015, o sedã foi reestilizado, passou a ser fabricado no Brasil e estreou versões com o motor 1.0 de três cilindros e 77 cavalos. Neste mesmo ano, o Nissan também estreou o sistema multimídia Multi-App, com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas e possibilidade de instalação de aplicativos. Em junho de 2016, o Versa passou a ter câmbio automático Xtronic CVT.
Desde então, as mudanças foram mínimas, como no estilo das rodas da versão topo-de-linha SL. No ano de 2020, pouco antes da chegada do novo Versa ao Brasil, o modelo da geração anterior passou a ter o sobrenome V-Drive e se submeteu a uma reordenação na gama de suas versões, passando a ter as opções 1.0 manual, 1.6 manual, 1.6 Special Edition CVT, 1.6 Plus CVT e 1.6 Premium CVT. O fim de carreira da primeira geração do Versa ocorre pouco antes do seu aniversário de 10 anos de comercialização no nosso País.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).