Nissan Versa V-Drive deixa de ser produzido no Brasil

A Nissan bem que tentou garantir no Brasil a sobrevida da geração anterior do Versa (desde 2020, batizado Versa V-Drive), porém, o sedã deixa de ser fabricado em Resende (RJ). O Auto REALIDADE, em conjunto com o site Autos Segredosapurou junto a concessionárias da marca pelo Brasil que o modelo ainda possui unidades disponíveis à venda em algumas lojas, mas a comercialização do modelo será encerrada assim que acabarem os estoques. O novo Versa, importado de Aguascalientes (México), passa a ser a única opção de automóvel com carroceria três-volumes em nosso mercado. Com 4.827 unidades comercializadas no Brasil de janeiro a agosto de 2021, o V-Drive teve menos exemplares emplacados em relação ao novo Versa (6.292 carros no mesmo período).

Em nota, a Nissan confirmou o fim de linha do Versa V-Drive, aduzindo ao fato de que o fim do sedã é consequência natural do ciclo de vida de um produto, e afirmando que a capacidade produtiva de sua fábrica em Resende (RJ) será ampliada para o SUV Kicks.

Lançado em 2011, o Versa chegou ao Brasil poucos meses depois do lançamento do March - ambos compartilhavam a plataforma V. Inicialmente importado do México, o Versa tinha as versões S, SV e SL, todas com motor 1.6 16v de 111 cavalos e câmbio manual de 5 marchas. Assim como o irmão March, o Versa tinha o chamariz de vir de fábrica com airbag duplo. Os freios ABS, entretanto, vieram somente em abril de 2013.

No ano de 2015, o sedã foi reestilizado, passou a ser fabricado no Brasil e estreou versões com o motor 1.0 de três cilindros e 77 cavalos. Neste mesmo ano, o Nissan também estreou o sistema multimídia Multi-App, com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas e possibilidade de instalação de aplicativos. Em junho de 2016, o Versa passou a ter câmbio automático Xtronic CVT. 

Desde então, as mudanças foram mínimas, como no estilo das rodas da versão topo-de-linha SL. No ano de 2020, pouco antes da chegada do novo Versa ao Brasil, o modelo da geração anterior passou a ter o sobrenome V-Drive e se submeteu a uma reordenação na gama de suas versões, passando a ter as opções 1.0 manual, 1.6 manual, 1.6 Special Edition CVT, 1.6 Plus CVT e 1.6 Premium CVT. O fim de carreira da primeira geração do Versa ocorre pouco antes do seu aniversário de 10 anos de comercialização no nosso País.

Comentários