Depois de um hiato de sete anos, a Ford Transit volta a ser importada para o Brasil em nova geração. O modelo chega às lojas no Brasil a partir de outubro, inicialmente na versão de passageiros, que visa disputar mercado com modelos como Fiat Ducato, Renault Master, Mercedes-Benz Sprinter, Peugeot Boxer e Citroën Jumper, entre outros. A Transit é o primeiro modelo da recém-criada Divisão de Veículos Comerciais da Ford.
A Ford Transit será oferecida em carrocerias com duas opções de comprimento e duas escolhas de altura, que somam cinco versões: com 14+1 ou 15+1 lugares; com 17+1 ou 18+1 lugares (+1 se refere ao motorista); e a versão vidrada. Há duas opções de cores: branco e prata.
A Transit traz equipamentos diferenciados para o segmento de vans, que inclui controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa de rodagem, Start-Stop (desligamento e religamento do motor em paradas), três modos de condução (Normal, Econômico e Escorregadio, que interferem nas respostas do motor, na responsividade do pedal do acelerador e no desempenho do ar-condicionado), volante com comandos de som, telefone, computador de bordo e piloto automático, além de estribos elétricos nas laterais (com acionamento automático ou controlado pelo painel), encostos de braço ajustáveis e bancos reclináveis de série na versão 17+1, direção elétrica e entrada USB nas fileiras. De fábrica, a Ford Transit também traz câmera de ré elevada, sensor de estacionamento traseiro e retrovisores elétricos com luzes de seta.
A van da Ford traz um modem embarcado e o aplicativo FordPass, que auxilia na verificação e acionamentos de comandos do veículo através do smartphone. Pelo app é possível agendar revisões nas concessionárias e acompanhar a sua execução, além de localizar o veículo, gerar indicadores úteis para o negócio e receber mais de 3.000 alertas de falhas. Caso ocorra uma falha grave, a Ford pode entrar em contato com o cliente através do acompanhamento preventivo para evitar a parada do veículo. Também é novidade a assistência técnica em conferência, em que o suporte técnico por telefone coloca o cliente em contato direto com o chefe de oficina da concessionária para resolver problemas no veículo, seja por orientação remota, atendimento no local ou guincho.
Produzida no Uruguai, a Transit traz o motor 2.0 EcoBlue Turbodiesel, com 170 cavalos a 3500 rpm e 41,3 kgfm entre 1750 e 2500 rpm, com utilização do agente Arla 32 para atender às mais recentes legislações antipoluição (Proconve 7 e Euro 6). Este propulsor conta com turbocompressor de geometria variável com comando eletrônico, intercooler, correia de sincronismo banhada em óleo, virabrequim com geometria para redução de ruído e atrito, injetores individuais e comando de válvulas integrado. O óleo recomendado é o SAE 5W30 semissintético, com troca a cada 20.000 quilômetros.
A Transit dispõe de tração traseira, indicador de troca de marchas no quadro de instrumentos, pneus com menor resistência ao rolamento, diâmetro de giro até 12% menor que o das vans rivais, alternador de ciclo otimizado que aproveita as desacelerações para poupar energia, freio a disco nas quatro rodas, e luzes diurnas de posição.
Entre os dispositivos de segurança, há cintos de segurança de três pontos em todas as posições, barras de apoio nos dois lados da entrada, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, controles de estabilidade e tração, controles anticapotamento, de torque em curvas e adaptativo de carga, estabilizador de ventos laterais e assistência de partida em ladeiras.
Segundo a Ford, a cabine chega a ser 20% mais silenciosa do que outras rivais. A coluna de direção tem regulagem de altura e profundidade e o banco dispõe de ajuste em quatro posições, com apoio de braço ajustável. O quadro de instrumentos conta com uma tela de 4 polegadas para o computador de bordo.
A cabine conta com console de teto, nichos para copos, garrafas e documentos e um compartimento sob o banco do passageiro dianteiro com espaço para acomodar uma mochila ou ferramentas. Outro recurso útil é o encosto rebatível do banco do passageiro, que se converte em uma mesinha de apoio.
A Transit também vem de fábrica com a central multimídia SYNC Move, com tela sensível ao toque de 8 polegadas, comandos de voz, espelhamento de tela de smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth e opção de instalação de aplicativos. Quando pareada com o celular, o sistema multimídia exibe também um botão 0800 para falar direto com a Ford. Há também um botão de atalho para conferir a câmera de ré. A atualização de software é feita por redes de internet.
A Transit vem com garantia de um ano ou 100.000 quilômetros e tem revisões a cada 20.000 km com preços fixos, sendo possível adquirir antecipadamente as revisões através do Ford Protect e incluir este valor no financiamento. Em parceria com o Bradesco, é possível financiar a van da Ford com 90 dias para começar a pagar, taxas reduzidas, zero de entrada e até 36 parcelas, tanto para pessoa física como pessoa jurídica. Também há um plano de recompra garantida, o Ford Sempre, com 30% de entrada, parcelas reduzidas e saldo de 40% na parcela final, que pode ser coberta pela venda do veículo usado.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).