A Nissan apresentou em Nova York, a nova geração do esportivo Z. Contrariando as expectativas (e os antecessores 300 ZX, 350Z e 370Z), o cupê revelado agora deixa de trazer um número acompanhando a última letra do alfabeto - chegou a se especular que o novo modelo seria o "400Z". O novo Nissan Z é o sétimo da dinastia que começou em 1969 com a apresentação do Fairlady Z/Datsun 240Z, e chega às concessionárias dos Estados Unidos no segundo trimestre de 2022.
Ao longo dos 52 anos da dinastia Z, cerca de 1,8 milhão de unidades dos cupês da Nissan foram comercializadas ao redor do mundo. O atual Nissan Z busca resgatar o conceito de ser construído de entusiastas para entusiastas, e esse espírito e herança continua com o lançamento da mais recente reencarnação do Z. Não por acaso, o câmbio manual de 6 marchas é item padrão no novo modelo. Quem preferir pode optar pela transmissão automática de 9 marchas.
O novo motor 3.0 V6 Biturbo teve aumento de 70 cavalos e um incremento de 30% no torque, passando a render 405 cv e 48,39 kgfm de torque a 5600 rpm. Monobloco da carroceria, sistema de arrefecimento, suspensão e direção também mereceram atenção especial no desenvolvimento do novo Z, ajudando a aumentar o desempenho nas curvas em até 13%.
Na parte externa, o Nissan Z é praticamente idêntico ao carro-conceito Z Proto apresentado no ano passado, e possui faróis de LED com dois semicírculos que remetem ao Fairlady 240ZG dos anos 1970. As proporções do capô e da linha do teto também remetem ao Z de primeira geração. Já o vidro traseiro e as lanternas lembram o Z32 300ZX da década de 1990.
O interior traz detalhes inspirados nas gerações anteriores, como os três medidores analógicos no painel de instrumentos que já existiam nos 350Z e 370Z, que mostram pressão e velocidade da turbina, além do voltímetro. O novo Z traz tela sensível ao toque de 8 polegadas para o sistema multimídia, botões de ar-condicionado analógicos e quadro de instrumentos digital personalizável com tela de 12,3 polegadas.
Para o mercado dos Estados Unidos, o novo Z será oferecido nas versões Sport e Performance, ambas com opção de transmissão manual de 6 marchas ou automática de 9 marchas.
Uma edição limitada do Nissan Z, a Proto Spec, traz especificações mais parecidas com o Z Proto e também será oferecida. Ela traz pinças de freio amarelas com o logotipo Z, rodas de liga de alumínio na cor bronze, bancos com detalhes em amarelo e costura interna da mesma cor por toda a cabine. A produção do Nissan Z Proto Spec será limitada a 240 unidades. A Nissan anunciará no final deste ano os detalhes do novo Z para o mercado japonês, onde é conhecido como Fairlady Z.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).