A Fiat finalmente apresenta ao Brasil o 500e, que será comercializado na versão Icon em dez concessionárias de nove cidades pelo País: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE). O 500 totalmente elétrico chega em terras brasileiras pouco mais de um ano após seu lançamento na Europa e tem preço de R$ 239.990.
A nova geração elétrica do Cinquecento reinterpreta o visual icônico do clássico "Nuova 500" de 1957, que também serviu de inspiração para o Cinquecento lançado em 2007. No lugar dos emblemas da Fiat, o novo 500 ostenta seu logo em praticamente todos os locais: na grade superior, nos centros de roda e na chave exclusiva. Na tampa traseira, além do logo da Fiat, também aparece o logo do 500e, em que a borda azul no último dígito forma a letra "e".
O conjunto ótico Full LED passa a ter luzes de condução diurnas infiltradas no capô, além das luzes de seta no para-choque dianteiro. A iluminação em LED também está nas lanternas. A parte traseira passa a ter um spoiler mais acentuado, com o objetivo de melhorar a aerodinâmica.
O 500e agora está 6,1 centímetros mais comprido, 5,7 cm mais largo e 2,9 cm mais alto, ganhando 2,2 centímetros na distância entre os eixos. A versão Icon conta com rodas de liga leve de 16 polegadas escurecidas. Na parte lateral, se destacam as inserções cromadas nas molduras das janelas e a adoção de maçanetas operadas eletronicamente.
O novo interior se destaca pelas formas horizontalizadas, que aumentam a impressão de que o espaço interno está maior. A moldura do painel na cor da carroceria, o volante de dois raios e o quadro de instrumentos arredondado são homenagens modernizadas ao 500 de 1957. Estes detalhes clássicos convivem com modernidades como as portas que dispensam as maçanetas tradicionais, substituídas por botões.
O novo 500 traz central multimídia com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas, quadro de instrumentos digital com tela colorida de 7 polegadas e novos porta-objetos entre os bancos, aproveitando-se da remoção da alavanca de câmbio tradicional (agora, botões no painel selecionam as posições a serem engatadas). O console central passa a oferecer 5,7 litros de espaço para objetos, incluindo porta-copos traseiro, porta-copos retrátil na frente e apoio de braço dianteiro.
A disposição das baterias de íons de lítio permite um piso plano. Já a capacidade do porta-malas permanece inalterada e continua com 185 litros.
Mais de 90% dos componentes, incluindo a plataforma Mini BEV, são exclusivos do 500e. O modelo conta com bateria de íons de lítio de 42 kWh. O Cinquecento também passa a ter coluna de direção com regulagem em profundidade e altura, bem como freio de estacionamento elétrico.
O compacto elétrico possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central.
- Normal: oferece um estilo de direção mais próximo à experiência de condução de um veículo à combustão. Toda a potência e torque estão disponíveis. O veículo desacelera com efeito de freio motor, como em um veículo convencional, carregando parcialmente a bateria. Esse modo também incorpora a função “Creeping”, no qual o veículo inicia seu movimento para a frente ao liberar o pedal do freio;
- Range: ativa a função “One Pedal Driving”, que aumenta a recuperação da energia e a desaceleração. O freio é usado apenas para emergências ou para parar completamente o carro: na prática é possível se locomover basicamente acionando o acelerador. Ao selecionar este modo de condução, o motorista maximiza a frenagem regenerativa;
- Sherpa: limita vários parâmetros de condução para aumentar ao máximo a autonomia elétrica, como velocidade máxima (limitada a 80 km/h), resposta do acelerador (menos responsiva) e desativação do ar-condicionado e sistemas auxiliares de aquecimento (dos vidros e retrovisores) para reduzir o consumo de energia e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no GPS ou na estação de carregamento mais próxima.
A autonomia estimada do 500e é de 320 quilômetros, mas testes realizados pela Fiat no Polo Automotivo de Betim (MG) indicaram que o carro pode chegar a 460 km de autonomia rodando em condições consideradas ideais.
O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4200 rpm. Já o torque atinge 22,4 kgfm. O Fiat 500 elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos, e retoma de 60 km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.
Para alertar sobre sua presença, o 500 conta com o Sistema de Alerta Acústico de Veículos (AVAS), um aviso sonoro para pedestres e ciclistas em velocidades de até 20 km/h. A partir de 25 km/h, o som reproduzido passa a ser "Amarcord", de Nino Rota, que evidencia sua origem italiana.
O 500 elétrico vem com um cabo padrão de 6 metros de comprimento para carregamento doméstico, que se conecta a uma tomada de três pinos em casa, e tem um armazenamento de cabo dentro do porta-malas.
A tomada Type 2, localizada na lateral direita traseira do veículo, permite o carregamento tanto em AC (corrente alternada) como em DC (corrente contínua). Ela pode programar o carregamento e fornecer informações sobre o estado de carga da bateria.
A Fiat também pesquisou junto aos consumidores a necessidade de um carregador rápido. A marca indica a comercialização de produtos com a WEG, no qual a carga completa pode se dar em até 4 horas. Para otimizar o tempo de recarga, o 500 elétrico inclui sistema de carga em corrente contínua de até 85 kW, para recarregar a bateria muito rapidamente. Dessa maneira, são necessários 5 minutos para gerar uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilômetros dentro da cidade. E a carga ultra-rápida também pode carregar a bateria até 80% em 35 minutos.
O 500 elétrico dispõe de controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência na faixa de rodagem, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres, detector de placas de limite de velocidade, detector de fadiga do motorista, monitoramento de veículos em pontos cegos, sensores de estacionamento e assistente semi-automático de estacionamento (Park Assist). Há ainda seis airbags, câmera de ré, comutador automático de luz alta, sensor de chuva e monitoramento de pressão dos pneus.
O display de 7 polegadas do quadro de instrumentos traz gráficos configuráveis, com pop-ups que explicam sobre determinados recursos. A conectividade do carro com o smartphone permite definir o caminho do GPS com antecedência e configurar o ar-condicionado à distância, dentre outras funcionalidades.
A central multimídia tem tela com formato horizontal e gerencia o espelhamento de tela de celulares Apple CarPlay e o Android Auto sem fio. O sistema pode ser atualizado via web, tem comandos de voz em linguagem natural, e traz diagnóstico e configurações do carro, menus personalizáveis (até 3 widgets por página, até 5 páginas), perfis de usuário (até 5), GPS TOM TOM Maps, rádio, Wi-fi, Bluetooth e entrada USB.
Um detalhe charmoso aparece na bancada do carregador de celular sem fio para celulares, que incorpora a silhueta do horizonte de Turim (Itália).
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