Morre Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do Grupo CAOA

O Grupo CAOA confirmou na madrugada deste sábado (14 de agosto) o falecimento de Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo comercial com as iniciais de seu nome, aos 77 anos de idade. Segundo a nota oficial, o executivo estava com a saúde debilitada por conta de um tratamento de saúde e faleceu durante o sono ao lado de sua esposa e filhos. Então médico, "Dr. CAOA", como é conhecido no meio automotivo, adquiriu no ano de 1979 um Landau na concessionária Ford Vepel de Campina Grande (PB). A revenda acabou falindo antes de entregar o carro e ele então propôs que a revenda lhe fosse repassada para compensar o pagamento do veículo. No ano de 1985, a CAOA iniciou suas operações como revendedor da Ford em São Paulo, e logo se tornou uma das maiores revendedoras da marca do oval azul no Brasil.

O Brasil reabriu as portas para a importação de veículos em 1990. Pouco tempo depois, em 1992, a CAOA tornou-se importadora oficial da marca Renault no país. Em menos de três anos, a Renault passou a ser uma das marcas de maior sucesso no segmento de importados, porém, em abril de 1997, a marca francesa descredenciou as concessionárias CAOA de suas relações comerciais, alegando que sua representante acumulava histórico de maus serviços e excessos de reclamações por parte dos consumidores. 

Em seguida, no ano de 1998, a CAOA assumiu a importação e distribuição dos veículos da Subaru no Brasil, mantida até os dias de hoje. Em menos de um ano, as vendas de carros da marca japonesa triplicaram em relação ao período em que a marca foi representada por outro importador.

Em 1999, a CAOA aprofundou seus laços com a Hyundai, que antes havia sido representada por dois outros importadores, sem tanto sucesso. Desta vez, a marca sul-coreana engrenou no Brasil e motivou, em 2007, a inauguração da primeira fábrica da Hyundai no Brasil, localizada em Anápolis (GO) e resultado de um empreendimento de R$ 1,2 bilhão. Este investimento rendeu a Carlos Alberto de Oliveira Andrade o título de 'Empreendedor do Ano na Indústria', pela Revista IstoÉ Dinheiro.

Os modelos da Hyundai, como Tucson, i30, ix35, Azera, Elantra e Veloster, passaram a ser bastante desejados e conseguiram bons volumes de vendas especialmente nos primeiros anos da década de 2010. Em Anápolis, já foram fabricados o primeiro Tucson, o ix35, a terceira geração do Tucson e os caminhões HR e HD78/HD80. A CAOA coexistiu com a Hyundai Motor Brasil (que fabrica HB20 e Creta), e, inclusive, também vende estes modelos em algumas concessionárias. No ano de 2014, a CAOA atingiu o marco de 10 mil exemplares do ix35 produzidos nacionalmente.

No ano de 2017, o engenheiro Mauro Correia assumiu a presidência do grupo, enquanto Carlos Alberto continuou no comando da empresa como Chairman of the Board. Neste mesmo ano, a CAOA passou a representar no Brasil a Chery, reestruturando sua gama de modelos e passando a apostar em uma segmentação premium. 

Os modelos QQ e Celer deram lugar a uma gama de SUVs (Tiggo 2, Tiggo 3x, Tiggo 5x, Tiggo 7 e Tiggo 8) e sedãs (Arrizo 5 e Arrizo 6). Os modelos são fabricados em Anápolis (GO) e em Jacareí (SP).

Em 2018, o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade foi homenageado na 52° edição do prêmio "Carro do Ano", ao ser eleito o Executivo do Ano 2019. A premiação é organizada pela revista Auto Esporte, da Editora Globo.

Neste ano de 2021, a CAOA expandiu sua atuação empresarial na área de locação com a CAOA Locadora, ampliou seus negócios na área de seguros e lançou o óleo lubrificante com sua marca, o Supremus. 

O velório de Carlos Alberto de Oliveira Andrade ocorrerá na tarde deste sábado (14 de agosto), no cemitério do Morumbi (SP), a partir das 14:30, seguido do sepultamento às 17:30.

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