Volkswagen Taigo: o que o "Nivus europeu" tem de diferente

Lançado no Brasil em meados de 2020, o Volkswagen Nivus foi um dos raros casos em que nosso País passou a contar com um novo veículo antes de outros países do mundo. Só agora, mais de um ano depois, o SUV-coupé é revelado para a Europa. No Velho Continente, seu nome será Taigo. Ele chega depois, mas dispõe de mais equipamentos e diferenciais.

Por fora, o Taigo é quase igual ao Nivus, mas conta com novas opções de cores externas, e, nas versões mais completas, disporá de faróis adaptativos I.Q. Light com barra de LED embutida na grade, exatamente como no Taos Highline que foi lançado em maio no Brasil. Abaixo do retrovisor há luzes de cortesia que se acendem ao abrir a porta dianteira. As aberturas dianteiras de ar e o aplique da parte inferior do para-choque traseiro foram redesenhados no Taigo. 

Também há novas opções de rodas e, na traseira, o Taigo conta com um novo arranjo de lanternas em LED. Agora, a parte que atravessa a tampa do porta-malas também acende (no Nivus, há apenas refletores). Na Europa, o Taigo terá a opção da versão R-Line, com para-choques mais agressivos, rodas de maiores dimensões e eliminação das molduras plásticas abaixo das portas. Esta versão R-Line, por sua vez, poderá ser adquirida com o pacote Black Style, que adiciona detalhes pretos, como as capas dos retrovisores e as rodas de liga leve.

Na parte interna, o Taigo mostra mais sofisticação do que o Nivus em alguns detalhes, como as pedaleiras em metal, a cobertura da alavanca de freio de mão em couro e as maçanetas internas com focos de iluminação. Há também itens que nosso SUV-coupé não possui, como desligamento automático do motor em paradas (Start-Stop), seletor de modos de condução, assistente semi-automático de estacionamento e carregador de celular por indução. Os comandos de ar-condicionado do Taigo foram redesenhados e passam a ser os mesmos das versões mais completas do novo Polo europeu. Lá, o aparelho possui duas zonas de temperatura (no Nivus, somente uma) e também incorpora a função de aquecimento dos bancos.

Já o sistema multimídia MIB3 possui algumas diferenças em relação ao VW Play brasileiro, mais notadamente a presença de "botões" na tela para aumentar e diminuir o volume (no Nivus, o controle de volume pela tela é um pouco confuso. É necessário apertar o botão de volume, para em seguida arrastar a bolinha da barra de volume: só tocar em algum ponto desta barra não ajusta o som). No Taigo, também é possível se utilizar de comandos de voz em linguagem coloquial para acionar funcionalidades do sistema, além de realizar a personalização do sistema multimídia através de informações armazenadas em nuvem, através da conta "Volkswagen ID".

Nivus e Taigo dispõem de alerta de colisão frontal (Front Assist) com frenagem automática de emergência em uso urbano. Mas o Taigo vai além, e terá alerta de saída da faixa de rodagem (nem o Taos conta com este assistente no Brasil) e o IQ.DRIVE Travel Assist (opcional), que permite uma condução semi-autônoma em velocidades de até 210 km/h.

Comentários