Renault Captur chega à linha 2022 em três versões, partindo de R$ 124.490

Por muitos anos, a Renault obteve sucesso no segmento de SUVs com o Duster, principalmente quando ele disputava mercado praticamente sozinho com o Ford EcoSport. Na segunda metade da década de 2010, novos utilitários foram sendo lançados e o nível de exigência destes consumidores ficou mais elevado. Para conquistar o público que queria algo mais, a Renault optou por lançar em fevereiro de 2017 o Captur, modelo que se aproveita da plataforma do Duster, mas com estilo mais cativante e itens de comodidade adicionais. Porém, o acabamento muito simples, os motores já defasados e até mesmo a renovação do Duster fizeram com que o Captur perdesse seu poder de atração. Para recuperar as atenções, a Renault, que prometeu para o Brasil cinco renovações de produto e dois modelos elétricos, revela agora o Captur 2022.

O visual do Captur 2022 brasileiro é exclusivo e, portanto, diferente da geração totalmente nova lançada na Europa, e até mesmo com detalhes diferentes do Kaptur russo. As principais modificações estão concentradas na parte frontal. Os faróis tiveram redesenho interno, incorporando agora luzes de LED na versão topo-de-linha Iconic. Eles incorporam a assinatura "LED Pure Vision" nas laterais das máscaras e entregam 75% de melhoria na eficiência da iluminação, segundo a marca. A grade foi redesenhada, ficando ligeiramente mais larga, e tem detalhes cromados no friso superior e na moldura inferior. 

O para-choque do Captur 2022 é exclusivo e lembra a peça do Renault Stepway, com uma moldura preta que envolve as luzes diurnas de LED, agora acompanhadas de faróis de neblina (também de LED e com função Cornering Light). Para completar, a moldura prateada na parte inferior do para-choque, com entrada de ar, também é exclusiva do Captur nacional.

A versão topo-de-linha Iconic do Captur toma emprestado as rodas de 17 polegadas do Duster Iconic. As versões Zen e Intense conservam as rodas de liga leve de 17 polegadas que já existiam anteriormente. Todas as versões possuem os pneus Michelin Privacy 4. Na traseira, o logotipo TCe passa a estar presente no lado direito da tampa traseira, e a régua acima da placa agora vem na cor da carroceria.

A carroceria ganhou duas opções de cores: Bronze Sable e Azul Iron, que se somam às cores Branco Glacier, Vermelho Fogo, Prata Etoile e Cinza Cassiopée. Dependendo da cor da carroceria, estão disponíveis combinações de dois tons, com o teto e as capas dos retrovisores externos na cor preta ou preta.

O Captur manteve as dimensões, contando com 4,38 metros de comprimento, 2,67 m de entre-eixos e porta-malas com capacidade para 437 litros. 

Antes bastante criticado pelo acabamento simplório, o Captur 2022 agora traz superfícies macias ao toque na parte superior do painel. Na versão topo-de-linha Iconic, essa área vem pintada na cor marrom Castanyera, mesma cor aplicada aos bancos de couro e à alça direita do início do console central, que trazem costuras brancas. O acabamento mais refinado eliminou o antigo porta-objetos que ficava no topo do painel.

O volante é, por assim dizer, novo: é o mesmo já encontrado nas versões mais completas de Stepway e Duster, com ajustes de altura e, agora, também de profundidade, com comandos iluminados do regulador e limitador de velocidade e do comando de voz. Os comandos de som continuam fixados a uma haste no canto direito da coluna de direção. 

Na parte esquerda do painel, ao lado dos comandos de ajuste de altura do facho dos faróis e do controle do brilho dos instrumentos, passa a haver botão para acionar o monitoramento de veículos em pontos cegos, também presente no Duster Iconic, que acende uma luz nas lentes dos retrovisores para advertir o motorista sobre automóveis trafegando ao redor de suas laterais traseiras.

O quadro de instrumentos conserva o layout anterior, composto por conta-giros e marcador de combustível analógicos e contrapostos, além de velocímetro e computador de bordo digitais ao centro.

Na parte central do painel, a moldura em preto-brilhante já existente ao redor da tela do sistema multimídia agora passa a envolver as saídas de ar-condicionado, que passam a ter filetes prateados. O layout da nova central multimídia com tela touchscreen de 8 polegadas passa a ser semelhante à do atual Duster, com uma interface mais refinada. Há botões físicos para ligar/desligar o aparelho e para voltar ao menu inicial. A entrada USB continua em uma posição ruim, embutida no canto inferior direito da moldura da tela. A central possui espelhamento de smartphones através do Apple CarPlay e Android Auto, e incorpora o sistema Multiview, com visualização de quatro câmeras ao redor do veículo, além de Bluetooth, indicador de temperatura externa e relógio. É possível criar até cinco perfis no sistema multimídia, sendo possível escolher um nome e uma foto de capa, definir um layout personalizado da tela, salvar preferências de configuração de som e até nove estações de rádio, habilitar ou desabilitar o destravamento de portas através da presença da chave, personalizar uma sequência de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veículo, além de personalizar o som de toque. Agora é possível parear até seis celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo. Também existe a opção de acessar o sistema como convidado.

Os comandos do ar-condicionado automático são exatamente os mesmos do modelo anterior. É possível regular a temperatura entre 18 e 26 graus.

A parte inferior do console está mais refinada. O botão de partida ganhou um aro em preto-brilhante e agora dispensa o alojamento que existia anteriormente para a chave-cartão. Agora há um detalhe prateado nesta região. Mais abaixo, há botões para acionar o modo Eco (que reduz a entrega de força do motor e a intensidade de operação do ar-condicionado, para melhorar a economia de combustível), para desativar ou ativar os controles eletrônicos, ativar ou desativar o Start-Stop (desligamento automático do motor em paradas para economia de combustível, de série em todas as versões), ligar ou inibir os bipes dos sensores de estacionamento e para visualizar a imagem das câmeras (Multiview) pela tela do sistema multimídia. 

Foi mantida a tomada 12 Volts no porta-objetos presente no início do console central. A indicação das posições das marchas agora vem grafada no pomo da alavanca de câmbio, assim como no Duster (antes, ficava gravada na lateral esquerda da moldura da alavanca da transmissão). 

Apesar das evoluções, o Captur manteve o retrovisor interno com a prosaica haste dia/noite, e, inexplicavelmente, o modelo não possui frenagem automática de emergência.

A chave-cartão foi atualizada e agora é bastante semelhante à de modelos como Zoe e Duster. São quatro botões na chave do Captur, para travar e destravar as portas, fazer o destravamento da tampa do porta-malas e, agora, fazer a partida remota do motor. Além disso, o SUV trava automaticamente as portas quando o condutor se afasta com a chave.

Finalmente o apoio de braço dianteiro passou a ficar integrado ao console entre os bancos da frente e agora está mais largo, incorporando um porta-objetos. O console, por sua vez, foi redesenhado. Logo atrás da alavanca de câmbio, há um pequeno porta-objetos quadrado e, mais atrás, dois porta-copos. A alavanca de freio de mão foi reposicionada para a direita. Atrás, há duas entradas USB para carregamento de dispositivos eletrônicos. 

A versão Iconic traz o sistema de som Bose como opcional, com 6 alto-falantes, subwoofer no porta-malas e amplificador digital.

Todas as versões passam a ter o novo motor 1.3 Turbo Flex TCe (sigla para Turbo Control Effiency), desenvolvido em conjunto entre a Renault e a Daimler, que possui injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos. Produzido na Espanha, esse propulsor de 1332 cm³ tem rendimento de 170 cavalos a 5500 rpm e torque de 27,5 kgfm a 1600 rpm. Segundo a Renault, o Captur agora acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, ao passo que o motor 1.6 anterior cumpria a mesma prova em 13,1 segundos e a antiga versão 2.0 acelerava de 0 até 100 km/h em 10,9 segundos. O câmbio automático CVT X-Tronic conta com simulação de oito marchas e opção de trocas sequenciais ao deslocar a alavanca para a esquerda.

Para economia de até 5% de combustível no trânsito urbano, o Captur dispõe do Start-Stop, que pode ser inibido por botão. A central multimídia Easy Link mantém as funções Eco Scoring e Eco Monitoring, que auxiliam o motorista a monitorar o gasto com combustível em seus trajetos. Com gasolina, o consumo na estrada é de 12,0 km/l e de 11,1 km/l na cidade, conforme o Inmetro. Com etanol, o consumo é de 8,3 km/l no percurso rodoviário e 7,5 km/l no urbano. 

A direção agora é  puramente elétrica (no modelo anterior, era eletro-hidráulica), que reduz em 35% o esforço nas manobras, e o número de voltas de um extremo ao outro do volante foi reduzido de 3,3 para 3,0.

Segundo a Renault, os airbags laterais foram ampliados para proteger a cabeça em conjunto com o tórax. A bolsa inflável dianteira do passageiro pode ser desativada e o SUV também conta com dois pontos ISOFIX nos bancos traseiros para a fixação de cadeirinhas infantis. 

Produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), o Captur chega em três versões: Zen, Intense e Iconic, todas com o motor TCe 1.3 Turbo Flex. Confira os preços e o conteúdo de cada versão:

Zen TCe 1.3 - R$ 124.490 

A versão de entrada vem de fábrica com sistema multimídia Easy Link com tela de 8 polegadas sensível ao toque com espelhamento de smartphones (Android Auto e Apple CarPlay), volante com ajuste de altura e profundidade, sensor de pressão dos pneus, sistema Start-Stop de desligamento automático do motor em paradas, rodas de 17 polegadas prateadas, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, bancos em tecido "Ozil", 4 airbags (2 frontais e 2 laterais), câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR), assistente de partida em ladeiras (HSA), luzes de circulação diurna em LED, chave-cartão, além de controlador e limitador de velocidade de cruzeiro. Como opcional, esta versão dispõe da pintura em dois tons (biton). O preço sugerido do Captur Zen é de R$ 124.490.

Intense TCe 1.3 - R$ 129.490 

Esta versão intermediária traz de série: ar-condicionado automático, luzes de neblina de LED com função Cornering, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, rodas de 17 polegadas diamantadas com detalhes em preto,  faróis com temporizadores (permanecem acesos segundos após o desligamento do motor), bancos em tecido "Bourne" e duas entradas USB para os ocupantes traseiros. Como opcional, esta versão possui a pintura biton e os revestimentos internos em couro (R$ 800). Esta versão tem valor de R$ 129.490. 

Iconic TCe 1.3 - R$ 138.490

A versão topo-de-linha se diferencia por ter faróis Full LED, alerta de veículos em pontos cegos, câmeras Multiview, função de partida remota na chave-cartão e revestimentos internos em couro. Como opcional, esta versão pode receber pintura biton e sistema de som Bose. O preço de tabela é de R$ 138.490. 

A Renault garante que as três primeiras revisões do Captur 2022 estão 5% abaixo da média dos "principais rivais com motor Turbo". A marca afirma que 44% do segmento SUV hoje possui motor turbo, elencando como principais rivais o VW T-Cross Highline 250 TSI e o Chevrolet Tracker 1.2 Premier. O Captur manterá o antigo motor 1.6 em uma versão destinada unicamente para vendas diretas, mas não foram revelados maiores detalhes sobre este modelo, que até agora era chamado Captur Life.

No lançamento, os consumidores terão supervalorização do automóvel usado, 3 revisões gratuitas e taxa 0%. Os compradores das primeiras 300 unidades poderão escolher um brinde: um patinete elétrico Renault, um rack de teto com porta-bicicleta, ou dois anos de garantia estendida.


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