O Peugeot 3008 chega renovado ao Brasil, trazendo novidades de estilo e equipamentos. O SUV médio conta com dianteira redesenhada, traseira com lanternas Full LED, novas cores de carroceria e será vendido em duas versões: Griffe (R$ 229.990) e GT Pack (R$ 249.990).
As novidades na parte frontal iniciam pela grade "Frameless", sem moldura e que se prolonga em direção aos faróis. O leão da Peugeot está acompanhado de uma câmera frontal. O para-choque passa a ter novas aberturas laterais com detalhes em preto brilhante.
Os faróis foram redesenhados e contam com LEDs nas duas versões, com um prolongamento que serve como luzes diurnas ou luzes de seta, em forma de presas, assim como no novo 208. Na versão GT Pack, os faróis Full LED trazem extensão da assinatura luminosa e função de iluminação em curvas, que opera a até 90 km/h. Ao invés dos faróis de neblina, o novo 3008 traz a função “Foggy Mode”, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.
Na traseira, a principal novidade está nas lanternas Full LED (inclusive para a luz de ré), exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva. As setas de direção são direcionais, enquanto as lanternas trazem molduras em black piano, que se estende pela tampa do porta-malas. Além disso, os emblemas GT (nos para-lamas dianteiros e na tampa do porta-malas) foram modernizados.
O 3008 GT Pack terá apenas duas opções de cores para a carroceria: Vermelho Ultimate e Azul Vertigo. Já a versão Griffe pode ser adquirida em quatro outras tonalidades: Branco Nacré, Cinza Artanse, Cinza Platinium e Preto Perla Nera.
Na parte interna, o quadro de instrumentos com tela digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, passa a ter bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”. A versão GT Pack passa a ter nova central multimídia com tela sensível ao toque de 10 polegadas, acompanhada de sete teclas, que permitem acesso ao sistema de som, ar-condicionado, navegação 3D com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta. Já a versão Griffe possui uma tela menor para o sistema multimídia, de 8 polegadas.
Todas as versões possuem o seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal, Sport e Eco.
A versão GT Pack passa a ter novo revestimento de couro Alcantara Preto Mistral e retrovisor interno sem bordas, enquanto a versão Griffe recebe novo revestimento de couro preto com pespontos Tramontane.
O 3008 traz o conjunto de assistentes de condução Peugeot Driver Assist Plus, que integra: controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro com função Stop & Go (que controla velocidade e distância do veículo à frente e, caso o automóvel da frente pare completamente, o 3008 volta a acelerar automaticamente o veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos), alerta de permanência em faixa com correção do volante (associado ao controlador adaptativo de velocidade com Stop & Go), no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa de rodagem; frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão, e leitor de placas de trânsito, reconhecendo velocidade e outros alertas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, etc).
O Peugeot 3008 conta também com Visiopark 1 (câmera de ré em 180 graus), Visiopark 2 (com câmeras dianteira e traseira em 360 graus), assistente de estacionamento em vagas paralelas ou transversais, alerta de atenção do condutor, que fica ativo em trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da trajetória em relação às marcações de solo, assistente de farol alto, monitoramento de veículos em pontos cegos (com correção de trajetória, entre 12 e 140 km/h), tampa do porta-malas com acionamento elétrico e operação através de movimento com o pé sob o para-choque traseiro, teto solar panorâmico, bancos dianteiros com massageadores na versão GT Pack e freio de estacionamento elétrico.
A central multimídia possui espelhamento de tela de smartphones através do Apple CarPlay e Android Auto, carregador de celular por indução, além de uma entrada USB frontal e duas na parte traseira. Está disponível também o sistema de som de 515 Watts da Focal. As grades dos alto-falantes (tweeters e saída central) trazem a tonalidade Bronze Belém.
Foi mantido o motor 1.6 THP, turbinado e com injeção direta de gasolina, com 165 cavalos e 24,5 kgfm de torque a 1400 rpm. Também foi conservado o câmbio automático de seis marchas, com trocas sequenciais através das aletas junto ao volante.
O novo PEUGEOT 3008 terá acesso à plataforma de compras Cart, que a Stellantis vai estrear no início do próximo semestre. Por meio de um aplicativo compatível com a central multimídia do carro, será possível fazer a compra de produtos e serviços de várias marcas, sem sair do carro. Pelo aplicativo ConectCar, por exemplo, será possível solicitar uma etiqueta (tag) para receber em casa ou outro endereço. Com ela, o consumidor poderá ativar o serviço e habilitar o pagamento automático. É possível acompanhar as notificações de pagamentos, as transações recentes e realizar a busca por estabelecimentos credenciados mais próximos pela central multimídia.
A Stellantis comunica que vai convidar os 50 primeiros compradores do novo Peugeot 3008 a experimentar as funcionalidades do Cart e contribuir com a co-criação do produto.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).