A Ford lança no Brasil o Bronco Sport, primeiro produto totalmente inédito da marca oferecido em nosso País desde o anúncio do fechamento de todas as suas fábricas nacionais (informado em janeiro de 2021). Desde então, a marca já havia apresentado novas versões de modelos conhecidos, como a Ranger Black e o Mustang Mach 1, mas não ainda um produto totalmente novo. O modelo lançado agora no Brasil é um dos três atualmente disponíveis linhagem do Bronco, feito entre 1965 e 1996 nos Estados Unidos e que agora retorna também em outras duas variantes concebidas sobre chassi, com 2 ou 4 portas. Estes modelos são rivais do Jeep Wrangler, enquanto o Bronco Sport possui porte e apelo off-road similares aos do Jeep Compass Trailhawk.
O Bronco Sport 2021 chega ao Brasil em uma versão exclusiva, a Wildtrak, com motor 2.0 EcoBoost de 240 cavalos, câmbio automático SelectShift de oito marchas, tração 4x4, rodas de 17 polegadas e pneus 225/65 Pirelli Scorpion ATR de uso misto. Seu preço é de R$ 256.900. Estão disponíveis nove cores para a carroceria, todas sem custo adicional (Marrom Dubai, Branco Ártico, Prata Orvalho (perolizada), Azul Lyse, Preto Astúrias (perolizada), Vermelho Zadar (perolizada), Cinza Torres, Azul Malacara e Laranja Delhi), sempre com teto, colunas e capas dos retrovisores na cor preta. Já o interior tem combinação única de cores. A garantia de fábrica é de três anos.
O perfil quadrado e os faróis redondos homenageiam o estilo do primeiro Bronco dos anos 1960. A frente alta possui uma moldura na cor grafite que circunda o conjunto de faróis e grade superior. A assinatura de luz redonda se conecta com uma barra iluminada. Na grade, o nome Bronco aparece em destaque, no lugar do símbolo oval da Ford, que aparece em poucos locais neste carro.
As luzes dianteiras e traseiras são de LED. Volumes esculpidos no capô, portas, caixas de rodas, na coluna traseira e na tampa do porta-malas realçam o caráter "musculoso" da carroceria. O teto possui uma elevação na segunda fileira de bancos.
Atrás, as lanternas são verticais e terminam exatamente no recorte da tampa do porta-malas. Nos faróis, lanternas, vidro traseiro e bocal do tanque de combustível estão alguns “Easter Eggs”. No vidro traseiro, por exemplo, está grafada a silhueta lateral do pioneiro Bronco. Já ao abrir a portinhola do tanque de combustível é possível ver desenhos com as diferentes carrocerias da primeira geração do utilitário da Ford.
Apesar do jeitão brucutu do lado de fora, o interior do Bronco Sport traz bons materiais. Os detalhes internos são predominantemente em dois tons, preto e marrom. O painel possui superfícies macias ao toque e os bancos trazem revestimento em couro e camurça na parte superior, dispondo de aquecimento nos assentos dianteiros.
Entre os detalhes curiosos da cabine estão as bolsas com zíper atrás dos bancos dianteiros e o porta-objetos sob o assento traseiro. O Bronco Sport vem também com quatro entradas USB, incluindo duas do tipo C, e carregador de celular por indução na parte frontal do console central. A central multimídia SYNC 3 com tela sensível ao toque de 8 polegadas tem comandos de voz para telefone, ar-condicionado, áudio, GPS, além do espelhamento de conteúdo de celulares através do Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de som é assinado pela Bang & Olufsen, com 1000 Watts de potência, dez alto-falantes e subwoofer.
A capacidade do porta-malas é de 482 litros com os bancos e o bagagito em posição normal, ou 580 litros considerando o volume até o teto. Rebatendo-se o encosto do banco traseiro, a capacidade chega a 1472 litros. O habitáculo conta com gerenciamento de carga, que permite montar uma prateleira completa ou parcial, uma divisória e até uma mesinha, útil para piqueniques. Conta ainda com alças e ganchos para fixação de objetos.
O acesso ao porta-malas pode ser feito pelo vidro traseiro, com abertura independente. A tampa do porta-malas traz também iluminação externa e alças que servem para segurar uma mochila ou tenda. Há ainda tomadas de 110 Volts e 12 Volts no canto direito do porta-malas. O assoalho tem revestimento emborrachado de polipropileno, o que facilita a limpeza depois das trilhas ou passeios com animais de estimação.
O Bronco Sport traz o motor 2.0 EcoBoost, turbinado e com injeção direta de combustível, que gera 240 cavalos a 5500 rpm e 38 kgfm de torque a 3000 rpm. Apesar do peso de 1718 quilos, a relação peso/potência é de 7,16 kg por cavalo. Segundo a Ford, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos.
A transmissão automática SelectShift de oito marchas possui tecla M para trocas manuais (feitas através das aletas junto ao volante) e resfriador de óleo. A Ford realizou uma calibração de motor e câmbio específica para o mercado brasileiro, que considerou, segundo a fábrica, o estilo de direção dos consumidores brasileiros e as condições das nossas estradas.
Com tração nas quatro rodas sob demanda, o Bronco Sport possui distância entre-eixos de 2,67 metros, ângulo de entrada de 30,4 graus, ângulo de saída de 33,1º e ângulo de transposição de rampa de 24,4º. A distância livre do solo é de 22,3 centímetros. Dois ganchos frontais facilitam o reboque em caso de atolamento.
A suspensão dianteira é do tipo McPherson, independente, com braços de aluminio forjado. Já a suspensão traseira independente é montada em subchassi auxiliar. O modelo dispõe do controlador automático de velocidade off-road, que funciona em subidas, descidas, erosões e terrenos escorregadios, em velocidade de até 32 km/h, ou abaixo de 10 km/h em ré.
A câmera frontal de 180 graus proporciona uma visão ampla da pista para evitar pedras, buracos e outros obstáculos. Ela é ligada automaticamente nos modos de direção Areia, Lama e Rocha, e é exibida em velocidades até 25 km/h. Pode ser habilitada também em outros modos de condução, por um botão no painel, e conta com lavador de lente.
O Bronco Sport tem capacidade de imersão de 60 centímetros. Seu módulo do controle de estabilidade inclui um sensor de inclinação lateral e longitudinal, que pode ser visualizado no menu off-road – um dos 11 disponíveis do painel de instrumentos. A distribuição de torque para as rodas traseiras é feita de forma independente, com acoplamento através de dupla embreagem, e também pode ser desativada quando não é necessária. Já o bloqueio do diferencial traseiro é acionado quando se exige tração máxima.
Os sete modos de gerenciamento de terreno do Bronco Sport (Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio, Areia, Rocha e Lama/Terra, também conhecidos como G.O.A.T. Modes - “Goes Over Any Type of Terrain”) ajustam quatro sistemas do veículo: direção, controles de estabilidade/tração, transmissão e resposta do motor. Confira a aplicação de cada modo:
- Normal – indicado para o uso cotidiano do veículo.
- Eco – com foco na economia de combustível, faz trocas de marcha em rotações mais baixas, limita a tração às rodas dianteiras e torna o pedal do acelerador menos responsivo.
- Esportivo – otimizado para o desempenho no asfalto. Torna as respostas da direção e suspensão mais rígidas, aumenta a resposta do acelerador, e o câmbio mantém as marchas mais baixas por mais tempo.
- Escorregadio – facilita o controle do veículo em superfícies molhadas ou escorregadias. O controle de tração fica mais responsivo para manter os pneus em contato com o piso.
- Areia – exclusivo para fora de estrada, em superfícies soltas, profundas e sulcadas. O motor e a transmissão são ajustados para aumentar a tração e permitem o patinamento das rodas para que o veículo não fique atolado.
- Rocha (Rock Crawl) – desenvolvido para superar superfícies irregulares, como grandes rochas, em velocidade muito baixa e controlada.
- Lama/Terra – os controles de estabilidade e tração ficam menos restritivos, para permitir que os pneus girem mais e removam a lama dos sulcos.
Como todos os carros atuais da Ford, o Bronco Sport traz modem de internet a bordo e conectividade através do aplicativo FordPass. Com acesso pelo celular, o usuário pode travar e destravar as portas, dar partida no motor para ligar o ar-condicionado antes de adentrar à cabine, checar o hodômetro, a autonomia e a pressão dos pneus, além de receber alertas em caso de acionamento do alarme e de funcionamento do veículo, bem como pode conferir a sua localização em tempo real.
O Bronco Sport possui 9 airbags, assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, controlador automático de velocidade adaptativo com função Stop & Go (pode frear totalmente caso o veículo à frente esteja parado), alerta de veículos em pontos cegos, alerta de saída de faixa com centralização do veículo, assistente de manobras evasivas, comutação automática dos faróis altos, câmera traseira de visão em 180 graus, alerta de fadiga do motorista e reconhecimento de placas de velocidade.
Quem quiser blindar o Bronco Sport conta com uma empresa homologada pela Ford para esse serviço, a Leandrini Blindagens. A blindagem de nível 3-A com vidros AGP B33 preserva a garantia original do veículo, incluindo garantia de cinco anos para os materiais da blindagem (aço, manta e vidros) e de três anos para os itens modificados, e o valor pode ser incluído no financiamento.
Nas concessionárias estarão disponíveis variados acessórios originais para o Bronco Sport. A lista inclui itens como engate para reboque, tenda lateral retrátil, barras de teto transversais, suporte para bicicletas, rede organizadora do porta-malas, travas de segurança, friso lateral, alargadores do para-lama, protetor de para-choque, calhas de chuva e adesivos laterais e de capô.
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