CAOA Chery Tiggo 3x chega ao Brasil em duas versões, partindo de R$ 94.990

A CAOA Chery apresenta no Brasil o modelo Tiggo 3x Turbo, evolução do Tiggo 2 comercializado em nosso mercado desde 2018. O 3x já está disponível nas concessionárias da marca em duas versões: Plus (R$ 94.990) e Pro (R$ 99.990). Posicionado na faixa de mercado entre o Tiggo 2 e o Tiggo 5x, o Tiggo 3x Turbo é uma versão reestilizada e melhorada do Tiggo 2: ambos dividem a linha de montagem da CAOA Chery em Jacareí (SP).


O Tiggo 3x traz o motor 1.0 Turbo Flex de 3 cilindros e 12 válvulas, exclusivo para o Brasil, que exigiu cerca de dois anos de desenvolvimento e contou com mais de 150 mil quilômetros rodados em testes e 1500 horas de funcionamento em dinamômetro. Também foram introduzidas melhorias no isolamento acústico da carroceria. O propulsor rende 98 cavalos com gasolina e 102 cv com etanol, enquanto o torque é de 17,1 kgfm com etanol e de 16,8 kgfm a gasolina, a partir de 2000 rpm. Já o câmbio é o automático CVT com simulação de 9 marchas. Confira os dados de desempenho declarados pela CAOA Chery para o Tiggo 3x:

Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,2 segundos
Retomada de 40 a 80 km/h: 5,9 segundos
Retomada de 60 a 100 km/h: 7,7 segundos
Retomada de 80 a 120 km/h: 10,4 segundos

Com o novo motor, portanto, o Tiggo 3x é um pouco mais ágil do que o Tiggo 2 com 1.5 aspirado de 4 cilindros, que tinha potência maior (110/115 cv) e torque menor (13,8/14,9 kgfm). Com o câmbio automático de 4 marchas, o modelo veterano acelera de 0 a 100 km/h em 15,0 segundos.

Uma curiosidade: na China e em outros países do mundo, o nome do aventureiro baseado no Chery Celer sempre foi Tiggo 3x. Porém, no Brasil, no Chile e na Tunísia, optou-se pela nomenclatura "Tiggo 2". O estilo do Tiggo 3x Turbo que chega agora ao Brasil traz detalhes interessantes de design, como o conjunto óptico desmembrado em dois níveis. Na parte superior ficam apenas as luzes de LED, enquanto faróis e piscas ficam concentrados mais abaixo, no para-choque dianteiro. A grade frontal possui desenhos diferentes de acordo com a versão ("Matrix" na versão Plus e "Diamond" na versão Pro).

Nas laterais, é nítido o parentesco do Tiggo 3x com o Tiggo 2 (que por sua vez é derivado do Celer). Na versão Pro, a inscrição "Tiggo" está grafada na moldura cromada abaixo dos vidros fixados às colunas traseiras. As rodas possuem estilo diferenciado para cada versão e são exclusivas do modelo vendido no Brasil. E foram redesenhadas as molduras inferiores (abaixo das portas), que trazem frisos prateados mais delgados que no Tiggo 2.

Na parte traseira, o modelo traz lanternas escurecidas, interligadas por um friso em preto brilhante na tampa do porta-malas, e passa a ter nova logotipia na tampa do porta-malas e para-choque redesenhado, com refletores horizontais e molduras cromadas que lembram saídas de escapamento. 

O interior do Tiggo 3x traz várias diferenças em relação ao Tiggo 2, a começar pelo volante, que possui base achatada no novo modelo, revestimento em couro com costuras aparentes, ajuste em altura e botões de atalho reposicionados. 

O quadro de instrumentos é diferente conforme a versão do 3x: a versão Plus possui instrumentos analógicos complementados por uma tela de 3,5 polegadas monocromática para o computador de bordo, enquanto o modelo Pro conta com uma tela de 7 polegadas ao centro dos instrumentos, que exibe velocímetro, conta-giros e as informações do computador de bordo, que exibe pressão e temperatura dos pneus, informações de som, informações de distância percorrida e indicadores de falha, de manutenção e de fadiga do motorista. Há ainda outros dois visores: o da ponta esquerda indica a temperatura do líquido de arrefecimento do motor, enquanto à direita é possível conferir o nível de combustível.

Já o sistema multimídia com tela de 9 polegadas (colorida e sensível ao toque) é compatível com o espelhamento de tela de celulares através do Apple Car Play e Android Auto.

Com 4,20 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 metro de altura e com distância entre-eixos de 2,555 metros, o Tiggo 3x Turbo tem exatamente as mesmas medidas do Tiggo 2, sem tirar nem por um milímetro. O porta-malas também mantém sua capacidade para 420 litros, e o tanque de combustível continua levando 50 litros. 


Os bancos possuem revestimento em combinação de tecido e material sintético na versão Plus, e totalmente sintético na versão Pro. O assento do motorista possui ajuste manual de altura e o encosto do banco traseiro é rebatível e bipartido (na proporção 60/40). 

O ar-condicionado possui comandos manuais, mas é possível visualizar informações de sua operação nas configurações da central multimídia. O Tiggo 3x também possui travamento elétrico das portas, vidros elétricos com descida por um toque e abertura ao segurar o botão de destravamento das portas na chave, ajuste de altura dos faróis (que acendem segundos após destravar o veículo e permanecem acesos por alguns segundos após o desligamento do veículo. Há ainda sensor de estacionamento traseiro nas duas versões, mas a câmera de ré com linhas de guia só está na versão Pro.

O Tiggo 3x Turbo conta com chave presencial com abertura e fechamento das portas por aproximação, além do Comando de Climatização à Distância (CCD), para o motor ser ligado e o ar-condicionado entrar em funcionamento antes de se adentrar no veículo, recursos presentes na versão Pro. As duas versões possuem assistente de velocidade em descidas, direção elétrica, assistente de partida em ladeira e sinalização de frenagem de emergência nas duas versões. A versão Pro conta ainda com acendimento automático dos faróis, botão de partida do motor, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, luzes de boas-vindas com a inscrição Tiggo nas portas dianteiras e faróis (alto e baixo) em LED.

Em termos de segurança, o Tiggo 3x conta com controles de tração e estabilidade, freios a disco nas quatro rodas com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS). As duas versões também trazem airbags frontais, indicador individual de pressão/temperatura de cada pneu e fixações ISOFIX para cadeirinhas infantis.

O Tiggo 3x Turbo está disponível em duas cores sólidas (branco e preto), três metálicas (vermelho, cinza e prata) e, também, no tom branco perolizado. A garantia é de 5 anos para motor e câmbio e de 3 anos para o veículo.


Comentários