Texto e fotos | Júlio Max, de Teresina - PI
Agradecimentos | United Car Jeep e Velokart
Matéria feita em parceria com @showcarsthe
Desde que o Jeep Compass começou a ser produzido no Brasil, em 2016, seu êxito foi imediato no segmento de SUVs médios. Com uma ampla gama de versões (com motores movidos a gasolina/etanol ou diesel), design robusto, bom espaço interno e ótima aceitação no mercado, o Compass já teve mais de 240 mil exemplares comercializados em nosso País. E, para ampliar seu sucesso, chega agora a linha 2022 do modelo, com várias novidades em diversos aspectos.
O estilo do Compass 2022 está mais refinado. De frente, se destacam as novidades no design dos faróis (agora Full LED em todas as versões), acompanhado de novidades no desenho da grade frontal e do para-choque dianteiro, que passa a ter maior ângulo de ataque (passando dos 16,2° da antiga versão flex para 20,6 graus nesta versão) e faróis auxiliares também de LED.
Todas as versões do Compass 2022 passam a ter novos estilos para as rodas de liga leve, com tamanhos de 17 a 19 polegadas. Na Série S, elas possuem 19 polegadas e pintura acinzentada. Na traseira, as lanternas foram reestilizadas em seus elementos internos, e a tampa traseira agora possui novos emblemas na parte esquerda para identificar a motorização, dando ênfase ao torque do motor em Newtons-Metro. As versões Flex são identificadas pela sigla T270, enquanto os modelos movidos a diesel recebem a chancela TD350 4x4.
Para esta matéria, experimentamos o Compass 2022 Série S (R$ 187.990), que já vem com todo o pacote de assistência ao motorista e equipamentos de comodidade de fábrica. Nesta versão, só é preciso optar pela cor da carroceria: Cinza Sting (R$ 2.400), Branco Polar ou Marrom Deep (ambas sem custo adicional). Ah, e é possível escolher entre o revestimento de couro na cor preta (sem valor adicional) ou cinza Steelgray (+ R$ 1.600).
A versão S do Compass é a única a trazer as molduras plásticas inferiores com a mesma coloração da carroceria; além disso, esta versão sempre dispõe de teto, colunas, aerofólio traseiro e capas dos retrovisores pintados na cor preta. Vale ressaltar que, nesta versão, certos detalhes que são cromados nas outras versões (como emblemas e frisos) recebem o tom cinza grafite.
As maiores modificações no Compass 2022 se concentram na parte interna. Todo o painel foi redesenhado e conta com linhas mais refinadas. O acabamento agrada bastante. O Compass S traz forro de teto moldado de tecido preto, com revestimentos escuros também nas colunas, alças, para-sóis e botões do teto. A parte superior do painel e das portas dianteiras é confeccionada em material macio ao toque; além disso, todas as portas, o apoio de braço dianteiro deslizante e a faixa central do painel também contam com insertos em couro com costuras aparentes brancas, material que também está nos bancos, volante e coifa da alavanca de câmbio. Os porta-objetos do console central possuem revestimentos emborrachados para evitar rangidos, e há insertos que emulam alumínio e tramas de carbono.
O volante, redesenhado e ajustável manualmente em altura e profundidade, conta com novo botão para alternar o modo de visualização do quadro de instrumentos totalmente digital, com tela de 10,25 polegadas. Ela pode assumir dois layouts principais: um deles, exibido na foto abaixo, traz conta-giros e velocímetro em escala assemelhada a mostradores analógicos, e estes dois "relógios" podem abrir informações para outras informações do computador de bordo, como os gráficos que indicam as assistências disponíveis ao motorista.
Outra novidade importante se concentra na central multimídia com tela parcialmente saltada do painel, de 10,1 polegadas (aumento significativo em relação ao monitor do Compass anterior, de 8,4 polegadas, tamanho que permanece na versão básica Sport). A linha 2022 do Compass S traz o Adventure Intelligence Plus, um conjunto de funcionalidades muito convenientes para o dia-a-dia, que podem ser operadas pelo seu celular, por smartwatch ou até mesmo por assistentes de voz, como a Alexa.
Pelo celular, é possível conferir a quilometragem do veículo e o nível de combustível, além de travar e destravar as portas, acionar luzes e buzina, ou até fazer a partida remota do motor para que, ao adentrar ao carro, o ar-condicionado já esteja funcionando. Também é possível acompanhar a localização do automóvel em tempo real e estabelecer parâmetros como velocidade máxima permitida e perímetro de circulação com o veículo. Se houver qualquer violação, o celular exibe notificações informando sobre o uso inadequado do carro.
As funções do Adventure Intelligence, no momento desta matéria, ainda não foram totalmente disponibilizadas. Mas o sistema multimídia já traz várias funcionalidades interessantes, como o GPS nativo com indicação visual e sonora de radar (dispensa a necessidade de espelhar o celular para conferir mapas), o menu de visualização da câmera de ré (mesmo com o veículo andando para a frente, em baixa velocidade), o controle do ar-condicionado digital de duas zonas (com saídas traseiras), além de opções diversas de configuração e personalização do veículo. No caso da operação do ar-condicionado, um ponto positivo é a presença de comandos físicos que evitam a necessidade de desviar a atenção do que estiver sendo exibido na tela.
Outra boa nova é o carregador de bateria de celular por indução: basta deixar o aparelho compatível sobre o porta-objeto localizado à frente da alavanca de câmbio. Todas as versões do Compass trazem três entradas USB: no início do console central, há uma do tipo A padrão e outra do tipo C, para aparelhos mais modernos, enquanto no fim do console traseiro aparece outra tomada tipo A, voltada para quem senta atrás.
Na versão S, é item de série a tomada auxiliar 127 Volts no padrão residencial, de 3 pinos, acompanhada de outra tomada de 12 Volts.
O freio de estacionamento elétrico ganha a companhia do Auto Hold, funcionalidade que dispensa a necessidade de se manter o pé no pedal do freio nas paradas como as de semáforos: mesmo que o câmbio fique na posição D, o veículo não começa a andar sozinho. Um recurso muito bom para o dia-a-dia. Para voltar a andar com o carro, basta pisar no acelerador sem muito esforço.
As versões Flex do Compass 2022 trazem o Jeep Traction Control +, que atua em condições em que uma das rodas motrizes esteja em situação de baixa aderência com o solo. Este sistema freia a roda que está patinando em falso e transfere, pelo diferencial dianteiro, o torque para a outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista aperte a tecla para a desativação do controle de tração (ASR).
A versão S do Compass dispõe da tampa do porta-malas com acionamento elétrico e sensor de presença. Assim, com a chave próxima do veículo, basta fazer um gesto com o pé por baixo do para-choque traseiro do veículo para que a tampa seja aberta ou fechada eletricamente, função útil principalmente quando as duas mãos estão ocupadas por sacolas de compras. Caso algum obstáculo seja detectado durante a operação elétrica da tampa, ela retorna para a posição de origem. É possível abrir ou fechar a tampa por um botão no teto (acima dos comandos de luzes de leitura dianteiras) ou ainda por botão na chave.
Graças ao estepe temporário, a capacidade de porta-malas do Compass melhorou de 410 para 476 litros - só a versão Trailhawk possui o chamado pneu sobressalente "full-size", do mesmo tamanho dos outros quatro no chão. O porta-malas possui dois focos de iluminação, piso reversível e ganchos para fixação de carga, podendo ser ampliado com o rebatimento parcial ou total do encosto do banco traseiro.
No lugar do motor 2.0 Tigershark Flex, o Compass 2022 traz um propulsor menor e mais eficiente, o 1.3 Turbo Flex T270, integrado ao câmbio automático de 6 marchas. A potência com etanol passa a ser de 185 cavalos (no 2.0 anterior, eram 166 cv) e o torque, além de ser maior (27,5 kgfm do 1.3 contra 20,5 kgfm do 2.0), agora é alcançado já a 1750 rpm, enquanto no motor 2.0 era necessário acelerar até 4000 rpm para a força se fazer inteiramente presente. Com esse fôlego extra, o Jeep Compass S agora faz de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos (dado de fábrica), uma diminuição de 1,2 segundo em relação ao modelo com o motor 2.0 anterior.
O novo motor 1.3 conta com bloco de alumínio, injeção direta de combustível, comando variável de válvulas MultiAir III, bloco de alumínio, termostato elétrico e corrente de comando. Com manta acústica, o capô do Compass não tem trava dupla (presente no irmão menor Renegade) e a haste de fixação tem pouca proteção, o que pode levar a queimaduras nas mãos.
De série, o Compass S possui teto solar elétrico panorâmico Command View com cortina elétrica, 7 airbags (frontais, laterais dianteiros, de cortina e para os joelhos do motorista), bancos dianteiros com ajustes elétricos (inclusive lombares, embora sentimos pouca diferença ao ajustar esta função; no assento do motorista, há o ajuste elétrico adicional do banco em altura e o assento do passageiro dianteiro perde o porta-objetos embutido), forro interno do teto em preto, frenagem automática de emergência em caso de iminência de colisão à frente (com alerta sonoro e detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas), reconhecimento de placas de trânsito com alerta de velocidade ultrapassada, detector de fadiga do motorista (que atua em velocidades "de estrada", entre 60 e 160 km/h), além de controle automático de velocidade e distância do veículo à frente, comutação automática dos faróis altos para evitar ofuscamento de quem trafega em sentido contrário, assistente de permanência na faixa de rodagem (realiza uma leve correção do volante caso o veículo esteja saindo do prumo), além do sistema de som premium Beats de 506 Watts com 8 alto-falantes e um subwoofer, com ótima qualidade de áudio, principalmente levando-se em consideração os graves musicais.
A chave presencial é um item disponível em todas as versões do Compass 2022. Existe uma lâmina embutida para que as portas possam ser abertas manualmente em emergência. Por motivos de segurança, a tampa do porta-malas não é operada por gesto sob o para-choque caso a chave esteja no veículo. Há ainda a função da partida remota, que permite que o motor seja ligado para que o ar-condicionado funcione antes de se adentrar no carro.
O pacote das três primeiras revisões das novas versões flex do Jeep Compass sai por R$ 1.724, valor que chega a ser 8,3% mais barato que o valor para as antigas versões 2.0 flex. O Compass conta com três anos de garantia e as revisões são realizadas a cada 12.000 quilômetros ou um ano, o que ocorrer primeiro.
Impressões ao dirigir
Adentrar o Jeep Compass dá uma boa sensação de acolhida. A cabine reflete a preocupação para filtrar os barulhos do lado de fora. A porta do motorista nem sempre fecha de primeira - as borrachas de vedação são muito macias e o estilo dos puxadores de porta parece ter sido pensado para ser fechado "de leve". Com a posição de dirigir elevada, a visibilidade em geral é boa, exceto pelas colunas traseiras e quando os encostos de cabeça traseiros estiverem erguidos. A câmera de ré tem ótima definição, gráficos de auxílio que acompanham o movimento da direção e dois modos de visualização (um de "cima para baixo"), mas não há recursos mais sofisticados como câmeras de visão em 360 graus, por exemplo.
A suspensão, independente nas quatro rodas, é bastante acertada para a condução nas curvas. No circuito do Velokart, foi divertido encarar as curvas travadas (e pensadas para karts) com o Jeep. Com as rodas de 19 polegadas de perfil baixo (235/45), o Compass S acaba sendo menos macio em uso cotidiano, mas ainda assim é possível conviver parcimoniosamente com essa característica, principalmente diante da altura em relação ao solo significativa (de 20,2 centímetros). Porém, a Jeep deveria considerar seriamente calibrar a direção do Compass para oferecer um acerto mais firme em alta velocidade. Para manobras, a assistência elétrica possui excelente maciez, exigindo pouco esforço. Só que até mesmo em situações em que o SUV é mais exigido, como em retomadas, a direção continua muito leve - e boba demais.
Um ponto positivo é a vivacidade do motor T270: além de soar bem, a disposição com a qual o modelo ganha velocidade é surpreendente - e, aqui, também é preciso ressaltar a competência do câmbio automático de 6 marchas, com modo Sport e opções de trocas sequenciais na alavanca ou nas aletas junto ao volante. Estamos especialmente ansiosos para conferir o desempenho deste motor na picape Fiat Toro, cuja carroceria, na versão top com motor 1.3 Flex (Volcano), tem cerca de 118 quilos a mais do que o Compass S.
Vem conferir a Galeria de Fotos com o Jeep Compass Série S 2022 1.3 Turbo Flex!
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