A Renault apresenta para o Brasil o novo Zoe, hatch elétrico compacto que chega com novo visual, painel totalmente redesenhado e maior autonomia com uma recarga. O Zoe será comercializado nas versões Zen (R$ 204.990) e Intense (R$ 219.990). Também será possível fazer a assinatura do modelo através do Renault On Demand, com valor mensal de R$ 3.890 pelo aluguel feito por 36 meses e com quilometragem limitada a 1.000 km por mês.
Por fora, o Zoe concentra suas principais novidades na parte frontal: faróis (full LED de série nas duas versões, que proporcionam luminosidade 75% mais potente em comparação com as lâmpadas halógenas), grade, capô e para-choque (agora com novas entradas de ar laterais) foram redesenhados. O modelo também recebeu novas rodas, losangos da Renault com contornos azuis e lanternas com novo estilo interno. As dimensões da carroceria do Zoe permaneceram as mesmas.
Já o interior traz painel redesenhado, com estilo mais sofisticado e materiais macios ao toque. Um dos principais destaques é o display de 10 polegadas do quadro de instrumentos digital, disponível a partir da versão Zen. Abaixo da tela do sistema multimídia Easy Link, o console central redesenhado integra a alavanca de câmbio e o freio de estacionamento elétrico.
Na parte traseira, os passageiros contam com mais espaço para as pernas do que o comum para um veículo deste porte, já que a elevação do piso ao centro é mínima. O porta-malas possui capacidade de 338 litros e pode ser ampliado com o rebatimento do banco traseiro.
Enquanto os materiais reciclados são tradicionalmente reservados aos cárteres e outros elementos de proteção do carro, no Zoe eles estão presentes em elementos da cabine, como no tecido encontrado no interior da versão Zen e nas peças aparentes de plástico injetado. O Zoe possui tecidos cuja composição contém em média 50% de aparas de tecido e cintos de segurança, além de 50% de fibras recicladas a partir de garrafas plásticas. Segundo a Renault, cada exemplar do novo Zoe conta com 22,5 quilos de materiais sintéticos reciclados.
A bateria de 52 kWh faz sua autonomia chegar a até 385 quilômetros (antes, a autonomia era de até 300 km), com mais opções de recarga, graças à introdução do sistema de carga em corrente contínua (DC), indicado para frotas, onde uma carga de cerca de 20 minutos garante autonomia próxima de 100 quilômetros. O Zoe agora possui o propulsor R135, que entrega 100 kW de potência (antes eram 68 kW) e o equivalente a 25 kgfm de torque, de forma instantânea. O modelo retoma de 80 a 120 km/h em 7,1 segundos, ou seja, 2,2 segundos mais ágil em comparação com o motor anterior R110. O novo modelo vai de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e chega à velocidade máxima de 140 km/h.
Lançado na Europa em 2012 e produzido em Flins (França), o Zoe teve mais de 270 mil unidades vendidas desde 2012. Ele é o automóvel elétrico mais vendido na Alemanha, Espanha e na França. Em nosso País, o elétrico foi apresentado no Salão do Automóvel de 2018 e suas vendas iniciaram logo em seguida. O novo Zoe estará à venda em 12 revendas e pode ser comprado on-line. Desde 2013, o hatch já era comercializado no mercado brasileiro, mas somente para empresas em projetos envolvendo mobilidade sustentável, como Itaipu, CPFL, MRV, Mercado Livre, entre outras.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).