Um dos produtos de maior sucesso da história recente da Jeep no Brasil, o Compass chegou ao nosso País tímido, inicialmente importado, em 2012. As formas insossas, o acabamento simplório e a falta de equipamentos demandados pelos consumidores fizeram o SUV médio ser um mero coadjuvante no segmento. Em 2016, essa história mudou: a nova geração do Compass passava a ser fabricada nacionalmente (mais especificamente em Goiana, Pernambuco) e trouxe uma ampla gama de versões Flex e Diesel. Resultado: o modelo disparou em vendas e hoje é líder isolado do segmento, com cerca de 70% do participação - foram mais de 240 mil unidades comercializadas no Brasil desde o lançamento. Agora, o Jeep Compass estreia sua linha 2022, com importantes novidades.
As novidades externas são até discretas. O Compass 2022 passa a ter faróis Full LED em todas as versões, com melhor alcance e maior vida útil, além de luzes de posição e faróis de neblina também em LED. O para-choque dianteiro foi redesenhado e possui desenho ligeiramente diferente entre as versões Flex e Diesel, apresentando maior ângulo de ataque nas versões movidas a óleo diesel, enquanto a área pintada na cor da carroceria é maior na versão Flex. Com o novo para-choque dianteiro, o ângulo de entrada das versões Flex melhorou de 16,2° do modelo antigo para até 21,5°, mas o ângulo de ataque das versões a Diesel é de até 30,6°.
Todas as versões estreiam novas rodas (de 17 a 19 polegadas, dependendo da versão). Atrás, mudam o estilo interno das lanternas e os logotipos que identificam a motorização (T270 ou TD350 4x4). Na versão topo-de-linha S, toda a parte inferior da carroceria é pintada na cor do carro.
O Compass está disponível nas novas cores Cinza Sting (para as versões Trailhawk e S) e Cinza Granite para as configurações Sport, Limited, Longitude, 80 Anos e Trailhawk. Além dessas, também seguem como opções as cores Branco Polar, Prata Billet, Marrom Deep, Verde Recon, Preto Carbon e Azul Jazz.
Internamente, as mudanças são bem mais profundas. Painel, volante, console central e forros de porta foram totalmente redesenhados. As versões mais completas dispõem de um quadro de instrumentos totalmente digital, com 10,25 polegadas, além de tela da central multimídia com tela de 10,1 polegadas parcialmente saltada do painel e três entradas USB, sendo uma do tipo C, de 15 watts de potência. A Jeep também ampliou o espaço dos porta-objetos. Estão disponíveis três opções de cores para o acabamento interno: Preto, Marrom Arizona e a nova Cinza Steel (esta última disponível somente para as versões Longitude e S).
A central multimídia, agora com maior capacidade de processamento e armazenamento de dados, possui tela de 10,1 polegadas em praticamente em todas as versões (exceto na Sport, que tem tela de 8,4 polegadas), GPS nativo de série, espelhamento sem fio de conteúdo de celulares para Android Auto e Apple CarPlay e a nova plataforma de serviços conectados da Jeep, a Adventure Intelligence Plus. A mais que a Adventure Intelligence "sem plus" que foi introduzida no Renegade, há outras funcionalidades exclusivas:
- Localizador de estacionamento e de posto de combustível: através da central multimídia, é possível encontrar pontos de interesse, como restaurantes, postos de combustível e estacionamentos, ou selecionar rotas para lugares previamente favoritados. A busca é feita diretamente na nuvem, para trazer informações mais atualizadas.
- Send & Go: nesta função, é possível pesquisar por um ponto de interesse no celular pareado com o Compass antes de entrar no carro. Ao ligar o veículo, a rota programada no smartphone será replicada na tela do sistema multimídia.
- Last Mile Navigation: essa função registra o último endereço registrado pelo veículo, facilitando a localização do carro quando ele for estacionado num local lotado ou que não seja familiar ao usuário do sistema.
- Partida remota do motor - é possível ligar o Compass pelo celular ou por dispositivos com assistente de voz, como a Alexa, o que fundamentalmente tem utilidade para acionar o ar-condicionado antes de entrar no carro.
Os recursos de auxílio à condução, como o controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo (ACC), o alerta de colisão com frenagem automática de emergência (FCW), o alerta de saída involuntária de faixa (LDW), o assistente semi-automático de estacionamento Park Assist e a comutação automática do farol alto (AHB) são itens de fábrica no Compass S e oferecidos como opcionais nas versões Limited e Trailhawk.
O Compass também dispõe de detector de fadiga do motorista (que funciona enquanto o veículo estiver entre 60 e 160 km/h e compara o comportamento atual do motorista com o que é considerado normal, de 15 em 15 minutos; em caso de detecção de sonolência, alertas visuais e sonoros são emitidos por um minuto ou até o motorista pressionar o botão OK no volante), reconhecimento de placas de trânsito (emitindo alarme visual e sonoro caso o veículo esteja acima do limite de velocidade detectado) e mais airbags de fábrica: seis de série (nas versões Sport, Longitude e 80 Anos) e sete nas opções Limited, Trailhawk e S (o airbag adicional é para os joelhos do motorista).
O novo quadro de instrumentos digital com 10,25 polegadas está presente nas versões Limited, Trailhawk e S (na versão Sport há uma telinha de 3,5 polegadas entre os instrumentos analógicos, enquanto nas versões Longitude e 80 Anos existe uma tela maior, de 7 polegadas). Nas versões com o quadro de instrumentos maior, há uma nova tecla no volante para alternar os modos de visualização, além de renderização de imagem 3D do veículo, layout de tela em modo digital ou analógico e personalização de menus favoritos com até cinco opções.
As versões Limited, Trailhawk, S e 80 Anos trazem carregador de bateria de celular por indução, no compartimento da parte da frente do console entre os bancos. O procedimento é feito por indução, então é necessário que o aparelho celular seja compatível com a tecnologia.
O Compass 2022 passa a trazer a útil função da tampa elétrica do porta-malas que pode ser aberta com um movimento do pé por baixo do para-choque traseiro. Neste caso, luzes externas vão piscar e, aproximadamente um segundo depois, o porta-malas abrirá eletricamente. Para fechar, é só realizar o mesmo movimento. Caso encontre algum obstáculo durante a abertura/fechamento, a tampa faz o movimento inverso.
Para que o sistema funcione, é preciso estar com a chave a uma distância máxima de 1,5 metro do porta-malas e o veículo deve estar com o câmbio na posição P (Parking). O sistema vem habilitado de fábrica e pode ser desativado. Esta funcionalidades da tampa do porta-malas vem de série na versão S e estão disponíveis como opcional nas versões Limited e Trailhawk.
Além do freio de estacionamento elétrico, todas as versões do Compass 2022 passam a trazer de série o Auto Hold, que permite que seja retirado o pé do pedal de freio quando o veículo estiver parado, mesmo que o câmbio não esteja na posição P (Parking). Para recolocar o carro em movimento, basta que o condutor acelere novamente o veículo. O sistema memoriza a escolha do motorista, não sendo necessário pressionar o botão toda vez que o veículo for ligado.
O rebatimento elétrico dos retrovisores externos (que são recolhidos quando as portas são travadas e voltam à posição original assim que for dada a partida mesmo que tenham sido manualmente recolhidos) é um recurso de série nas versões 80 Anos, Limited, Trailhawk e Série S.
Mecanicamente, a principal novidade do Compass 2022 é o motor 1.3 Turbo Flex T270, sempre integrado ao câmbio automático de seis marchas. Com potência de 180/185 cavalos a 3750 rpm e torque de 27,5 kgfm a 1750 rpm, o Jeep faz de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos (segundo a fábrica). O propulsor conta com taxa de compressão de 10,5:1, bloco de alumínio, injeção direta de combustível, comando variável de válvulas MultiAir III, bloco de alumínio, termostato elétrico e corrente de comando.
Já o motor 2.0 Turbodiesel não teve alteração em seu rendimento - 170 cavalos e 35,7 kgfm de torque - mas agora atende às normas do Proconve L7, que entra em vigor em janeiro de 2022. Ele traz o sistema SCR de pós-tratamento de gases de escape, que reduz a emissão de gases poluentes. Com isso, é necessário o uso do aditivo Arla 32, em intervalos de aproximadamente 10 mil quilômetros. Conforme dados da Jeep, este propulsor proporciona consumo de combustível de 10,3 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, o que garantiria autonomia de mais de 800 km com um abastecimento completo do tanque de 60 litros.
Todas as versões movidas a diesel do Compass possuem tração 4x4 e câmbio automático de nove marchas com aletas junto ao volante para trocas sequenciais de marcha. Estas versões também trazem o seletor de terrenos, que permite distribuir o torque entre os eixos da forma mais adequada para as condições de aderência do piso trafegado, e controlador de velocidade de descida.
Uma novidade é o Jeep Traction Control +, disponível para todas as versões Turbo Flex e similar ao sistema Locker dos modelos da Fiat. O sistema realiza a frenagem na roda dianteira que está patinando em falso e transfere, pelo diferencial, o torque para a outra roda que esteja em contato com o piso. Para habilitar a função, basta que o motorista pressione a tecla ASR OFF. Todas as versões Turbo Flex também dispõem do modo Sport, que faz as trocas de marchas serem realizadas em rotações mais altas, aumenta a resposta do acelerador e deixa a direção mais firme.
Confira os detalhes das nove versões do Compass 2022.
Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 139.990
A versão de entrada só é comercializada com o motor 1.3 T270 Turbo Flex, aliado ao câmbio automático de seis marchas. De série, a versão Sport traz seis airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), central multimídia com tela de 8,4 polegadas touchscreen e espelhamento de tela sem fio (tanto Android Auto quanto Apple CarPlay), faróis principais e de neblina em LED, bloqueio do diferencial dianteiro (Jeep Traction Control+), Auto Hold, rodas de liga leve de 17 polegadas, ar-condicionado de duas zonas com saídas traseiras, freio de estacionamento eletrônico, chave presencial com partida do motor por botão, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, quadro de instrumentos de 3,5 polegadas para o computador de bordo e três entradas USB (sendo uma do tipo C, para aparelhos mais modernos).
Como opcionais para o Compass Sport estão disponíveis os bancos de couro (R$ 2.500) e o Pack Protection, que inclui protetor de cárter, logo "Pack Protection" e para-barros dianteiros e traseiros, por R$ 950.
Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 154.990
Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 196.990
Além de todos os itens da versão de entrada, a Longitude - tanto movida a diesel como flex - também possui de série a central multimídia com tela de 10,1 polegadas e os serviços conectados da plataforma Adventure Intelligence (incluindo GPS nativo e espelhamento de tela sem fio para Android Auto e Apple CarPlay), além de bancos em couro, quadro de instrumentos com tela colorida de 7 polegadas para o computador de bordo, aletas no volante para trocas sequenciais de marcha, retrovisor interno eletrocrômico e novas rodas de 18 polegadas.
Opcionalmente, é possível pedir os revestimentos em couro cinza "Steelgray" (R$ 1.600), o teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900) e o Pacote Protection, que inclui para-barros, proteção para o cárter e logo "Pack Protection" por um adicional de R$ 950.
Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 - R$ 162.990
Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 204.990
Também disponível com motor flex ou diesel, a Série 80 Anos estará disponível ao longo de todo o ano de 2021, em comemoração ao aniversário da marca Jeep. Baseada na versão Longitude, esta série possui carregador sem fio para celulares, recursos Adventure Intelligence Plus, retrovisores externos com rebatimento elétrico, chave com botão para partida remota, assistente semi-automático de estacionamento Park Assist e o sistema de som Beats de 506 Watts (composto por 8 alto-falantes e um subwoofer).
A série especial Compass 80 Anos conta com detalhes escurecidos em tom grafite, interior com insertos em Black Piano, revestimento do forro do teto na cor preta e costuras diferenciadas, além de emblemas “80th” na parte externa e interna do carro. Como opcional está o teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900).
Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 - R$ 176.990
Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 216.990
A versão Limited, que também pode ser equipada com motor Flex ou Diesel, possui novo quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, teto pintado externamente de preto, rodas de 19 polegadas diamantadas, monitoramento de veículos em pontos cegos, banco do motorista com ajustes elétricos, parafusos antifurto para as rodas e airbag adicional para os joelho do motorista.
Esta versão pode receber revestimentos de couro na cor Marrom Arizona (R$ 1.600), o Pack Protection (R$ 950, com adicional de protetor de cárter, para-barros e badge "Pack Protection"), teto solar elétrico Command View (R$ 8.900) e o "Pack High Tech 2022", que custa R$ 9.900 e inclui frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, ciclistas e motociclistas; reconhecimento de placas de trânsito, detector de fadiga do motorista, controlador automático adaptativo de velocidade de cruzeiro, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudança de faixa involuntária, tampa elétrica do porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som Beats de 506 Watts com 8 alto-falantes e um subwoofer, banco elétrico do passageiro dianteiro e tomada de força de 127 Volts.
Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 216.990
A versão mais preparada para o uso off-road, vendida somente com motor Turbodiesel, além de todos os itens da opção Limited, vem com novo adesivo de capô, rodas de 17 polegadas diamantadas com pneus de uso misto, protetor inferior para cárter, tanque e transmissão; estepe com roda de 17 polegadas, suspensão elevada e seletor de terrenos com o modo “Rock”.
Como opcionais, estão disponíveis o teto solar elétrico panorâmico Command View (R$ 8.900) e o pack High Tech (que adiciona frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres, ciclistas e motociclistas; reconhecimento de placas de tráfego, detector de fadiga do condutor, piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de saída involuntário de faixa, porta-malas com tampa elétrica e sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som Beats de 506 Watts com 8 alto-falantes e um subwoofer, banco elétrico do carona dianteiro e tomada de 127 volts, por R$ 9.900).
Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 - R$ 187.990
O Compass S só tem motor Flex e é a única versão que não possui equipamentos opcionais. Traz de série, além dos itens da versão Limited, teto solar elétrico panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas inferiores na cor da carroceria, frenagem autônoma com detector de pedestres, reconhecimento de placas de rodagem, detector de fadiga do motorista, controlador adaptativo de velocidade de cruzeiro, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudança de faixa involuntária, tampa do porta-malas elétrica com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som Beats, bancos elétricos dianteiros e tomada de 127 Volts.
A Jeep garante que o pacote das três primeiras revisões das novas versões flex do Compass sai por R$ 1.724, valor 8,3% mais barato que o valor para as antigas versões 2.0 flex. O Compass conta com três anos de garantia e as revisões são realizadas a cada 12.000 quilômetros ou um ano, o que ocorrer primeiro.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).