Em meio ao turbilhão de novidades anunciadas pela Jeep para o Brasil está o novo (e misterioso) modelo de 7 lugares, até então conhecido somente por seu nome interno: Projeto 598. Cogitou-se que o modelo pudesse resgatar a nomenclatura Patriot, que batizou um Jeep ligeiramente maior que o Compass feito entre 2007 e 2017. Mas o teaser revelado hoje pela montadora entrega que o nome do futuro modelo terá as letras "er". O novo modelo, portanto, deverá se chamar Commander - nomenclatura também reaproveitada de outro Jeep, fabricado na Áustria e nos Estados Unidos entre 2005 e 2010. Na China, já existe um modelo chamado Grand Commander - porém, pelos detalhes já revelados nos flagras do Projeto 598, não se trata do mesmo carro. Também não se trata do novo Wagoneer/Grand Wagoneer - apesar de também possuir as letras "er" em seu nome, este modelo possui 5,45 metros de comprimento, sendo maior até do que o novo Grand Cherokee.
O novo Jeep Commander será produzido em Goiana (Pernambuco), juntamente com Renegade, Compass e Fiat Toro. O SUV de sete lugares será baseado no Compass, do qual aproveita, por exemplo, a estrutura do cofre do motor e as portas dianteiras, enquanto a frente e a traseira terão estilo diferenciado. A parte traseira ficará mais longa, larga e alta, para facilitar o acesso e aumentar o espaço destinado aos ocupantes. A montadora já antecipou que o modelo chega ao País no segundo semestre de 2021, e a gama de versões será "100% Turbo". Dado o posicionamento no segmento D-SUV (antecipado pela própria montadora) e considerando o tamanho de alguns utilitários deste segmento (como Outlander e Sorento), é possível estimar que o novo Jeep terá comprimento em torno de 4,70 a 4,80 metros (para efeito de comparação, o Compass possui 4,42 metros de comprimento).
Pelo teaser, é possível perceber que a grade do Commander será mais refinada que a do Compass, trazendo retângulos sobre uma grade de aberturas em losango, enquanto o Compass possui uma trama hexagonal mais simples. Além disso, os faróis do Commander terão base reta, enquanto no Jeep Compass eles possuem concavidades.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).