Jeep divulga teaser do Commander, SUV de 7 lugares que será nacional

Em meio ao turbilhão de novidades anunciadas pela Jeep para o Brasil está o novo (e misterioso) modelo de 7 lugares, até então conhecido somente por seu nome interno: Projeto 598. Cogitou-se que o modelo pudesse resgatar a nomenclatura Patriot, que batizou um Jeep ligeiramente maior que o Compass feito entre 2007 e 2017. Mas o teaser revelado hoje pela montadora entrega que o nome do futuro modelo terá as letras "er". O novo modelo, portanto, deverá se chamar Commander - nomenclatura também reaproveitada de outro Jeep, fabricado na Áustria e nos Estados Unidos entre 2005 e 2010. Na China, já existe um modelo chamado Grand Commander - porém, pelos detalhes já revelados nos flagras do Projeto 598, não se trata do mesmo carro. Também não se trata do novo Wagoneer/Grand Wagoneer - apesar de também possuir as letras "er" em seu nome, este modelo possui 5,45 metros de comprimento, sendo maior até do que o novo Grand Cherokee.

O novo Jeep Commander será produzido em Goiana (Pernambuco), juntamente com Renegade, Compass e Fiat Toro. O SUV de sete lugares será baseado no Compass, do qual aproveita, por exemplo, a estrutura do cofre do motor e as portas dianteiras, enquanto a frente e a traseira terão estilo diferenciado. A parte traseira ficará mais longa, larga e alta, para facilitar o acesso e aumentar o espaço destinado aos ocupantes. A montadora já antecipou que o modelo chega ao País no segundo semestre de 2021, e a gama de versões será "100% Turbo". Dado o posicionamento no segmento D-SUV (antecipado pela própria montadora) e considerando o tamanho de alguns utilitários deste segmento (como Outlander e Sorento), é possível estimar que o novo Jeep terá comprimento em torno de 4,70 a 4,80 metros (para efeito de comparação, o Compass possui 4,42 metros de comprimento).

Pelo teaser, é possível perceber que a grade do Commander será mais refinada que a do Compass, trazendo retângulos sobre uma grade de aberturas em losango, enquanto o Compass possui uma trama hexagonal mais simples. Além disso, os faróis do Commander terão base reta, enquanto no Jeep Compass eles possuem concavidades.


Comentários