Toyota Corolla Cross chega em cinco versões, a partir de R$ 139.990


Após meses de expectativas, é lançado no Brasil o Toyota Corolla Cross. O utilitário esportivo será disponibilizado em cinco versões, sendo duas (XR e XRE) com motor 2.0 flex com injeção direta e indireta de combustível conjugado ao câmbio automático de 10 marchas, e outras três versões (XRV Hybrid, XRX Hybrid e Special Edition) com o conjunto híbrido que combina três motores, sendo dois elétricos e um 1.8 flex. A chegada às concessionárias está programada para o dia 25 de março e seus preços partirão de R$ 139.990.

Para esse lançamento, a Toyota investiu R$ 1 bilhão em sua fábrica de Sorocaba (SP), inaugurada em 2012 e que produzia Yaris e Etios. Aliás, com a chegada do Corolla Cross, o Etios deixará de ser comercializado no Brasil (tanto na carroceria hatch quanto na sedã), e só será produzido para exportação. Já o Corolla sedan continua a ser produzido em Indaiatuba (SP).


A edição especial de lançamento “Special Edition” é baseada na versão topo de linha XRX Hybrid e terá a produção limitada a 1200 unidades.


Por fora, o Corolla Cross brasileiro é praticamente idêntico ao modelo fabricado na Tailândia e Taiwan. Ele conta com formas robustas, destacando-se, de frente, pela grade superior, pintada em cinza escuro e com aberturas em colmeia (nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o fundo da logomarca é na cor azul), enquanto a grade inferior traz plástico preto e acomoda os faróis de neblina, que são de LED em todas as versões.


Os para-choques trazem vincos profundos, e tanto os faróis quanto as lanternas possuem formas horizontais. Na versão de entrada, os faróis são halógenos, enquanto nas demais versões são de LED. Todas as versões possuem luzes de condução diurna, e nas versões híbridas há detalhes na cor azul também nos faróis. Lateralmente, um diferencial das versões híbridas está nas moldura superior das janelas com acabamento cromado. 


Todas as versões do Corolla Cross possuem rodas de liga leve, sendo que na XR elas são de 17 polegadas, prateadas e com pneus 215/60, enquanto as versões XRE e XRV Hybrid trazem rodas de 18 polegadas com acabamento na cor cinza escuro e face diamantada. A topo de linha, XRX Hybrid, traz rodas na cor preta com a face diamantada. Nessas versões, os pneus são 225/50 R18.


A carroceria do Corolla Cross possui 4,46 metros de comprimento, 1,62 metro de altura, 2,64 m de distância entre-eixos e 1,825 m de largura. Já o volume do porta-malas é de 440 litros.


O interior do Corolla Cross segue o padrão do Corolla sedã, com pequenas diferenças. Uma das principais diferenças é o console central mais largo, sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata. Outra modificação ocorreu nos puxadores dos forros de portas. As maçanetas internas e os difusores de ar centrais são pintados na cor prata.


A versão XR do Corolla Cross conta com partes revestidas de tecido preto. Já as versões XRE e XRV Hybrid contam exclusivamente com partes revestidas de couro (natural e sintético) preto, enquanto a versão topo de linha XRX Hybrid possui partes revestidas de couro (natural e sintético) bege.


O volante de três raios com controles de som e computador de bordo é revestido em couro. A versão XRE também conta com aletas para trocas sequenciais de marcha.


O quadro de instrumentos nas versões XR, XRE e XRV Hybrid ostenta três mostradores: um circular, ao centro, que engloba velocímetro e nível de combustível; um semicircular do lado esquerdo, que traz conta-giros (nas versões XR e XRE flex) ou o indicador do conjunto híbrido (na versão XRV Hybrid) e o termômetro do líquido do motor logo abaixo deste semicírculo; e uma tela de 4,2 polegadas colorida do lado direito que exibe o computador de bordo, com informações como indicador de marcha, consumo de combustível, hodômetro, autonomia, etc.


Já a versão XRX Hybrid possui uma tela colorida de 7 polegadas no centro dos instrumentos, exibindo o velocímetro e informações do computador de bordo, enquanto o semicírculo do lado esquerdo possui um indicador do sistema híbrido, e, no lado direito, é possível visualizar a informação do nível de combustível e da temperatura do líquido do motor.


A versão XRX Hybrid do Corolla Cross conta ainda com iluminação ambiente e teto solar elétrico, com movimentos de basculamento, acionamento elétrico por um toque e função anti-esmagamento.


Desde a versão de entrada (XR), o Corolla Cross conta com ar-condicionado digital automático com saídas traseiras, banco do motorista com ajustes manuais (altura, distância e inclinação), banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para distância e inclinação; direção elétrica progressiva, computador de bordo com tela de 4,2 polegadas, freio de estacionamento acionado por pedal, retrovisores externos elétricos com rebatimento elétrico ao travar o veículo e luzes de seta integradas; seletor de modo de condução Sport (também presente na versão XRE), rack de teto longitudinal, e sistema multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8 polegadas, rádio, MP3 Player, entrada USB, Bluetooth e conexão com Android Auto e Apple CarPlay.


As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid trazem chave presencial com partida do motor por botão, sensor de chuva, e, somente na versão XRE, paddle shifts no volante.


As versões híbridas XRV e XRX trazem o modo de seleção de condução Power, enquanto somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático de duas zonas com recurso S-Flow (que concentra o fluxo de ar somente onde estão presentes passageiros) e saídas traseiras, banco do motorista com regulagens elétricas e teto solar elétrico com função anti-esmagamento.


A edição limitada Special Edition é baseada na topo de linha, XRX Hybrid, e traz equipamentos adicionais, como o carregador por indução para celular, e alguns acessórios, como estribos laterais, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.


O Corolla Cross é construído sobre a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact), a mesma do Corolla sedã, do Prius e do crossover Lexus UX250h, vendidos no mercado brasileiro. Para o novo SUV, foram adicionados novos pontos de solda na parte superior e inferior do veículo, principalmente na junção das colunas das portas dianteiras com a barra de reforço do teto. Além disso, houve a colocação de suportes que ligam a torre de suspensão do braço esquerdo e do braço direito. A tampa traseira também recebeu reforços em sua estrutura.


A posição de dirigir do Corolla Cross proporciona um campo de visão 12 cm mais alto do que o Corolla sedã. Para melhorar a visibilidade, os retrovisores foram deslocados para os painéis das portas e houve o estreitamento das colunas dianteiras em 7 milímetros em relação ao sedã. Para minimizar ruídos, existem materiais fonoabsorventes no cofre do motor, no teto, no assoalho e em partes das portas, que garantem também menos vibração.


O Corolla Cross conta com suspensão dianteira independente, MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora, como no sedã. A fricção do amortecedor foi reduzida, garantindo uma resposta mais aprimorada da direção. Mas a suspensão traseira do Corolla Cross é do tipo eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora (no sedã, a suspensão traseira é independente).


Segundo a Toyota, o Corolla Cross tem o menor raio de giro da categoria de SUVs médios, sendo possível realizar uma manobra de 180 graus em 10,4 metros. Entre os indicadores "off-road", o mais exuberante é o ângulo de ataque de 21 graus.


O motor 2.0 Dynamic Force de ciclo Atkinson, flex, de quatro cilindros em linha e 16 válvulas, conta com comando de válvulas variável, injeção direta e indireta de combustível, alta taxa de compressão (13:1) e curso longo e pistões de baixa fricção. É o mesmo motor presente no Corolla sedan, que rende 177 cavalos a 6600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, na mesma rotação, com gasolina. O torque máximo, tanto com etanol ou gasolina, é 21,4 kgfm a 4400 rpm. A transmissão é a automática Direct Shift de 10 marchas, com uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração do veículo em 1ª marcha.


Já o conjunto híbrido combina um motor 1.8 VVT-i 16v de ciclo Atkinson flex, com 101 cavalos a 5200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, que rende 14,5 kgfm de torque a 3600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina) e funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. A bateria híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla Cross, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade do SUV.


A transmissão Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem, praticamente eliminando perdas e atritos. Além disso, o Corolla Cross possui freios regenerativos, que acumulam a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. 


Conforme dados do Inmetro, o Corolla Cross híbrido faz 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade.


Em termos de segurança, desde a versão de entrada XR, o Corolla Cross já vem com 7 airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista), câmera de ré reproduzida na central multimídia (nas versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid há linhas de guia dinâmicas), controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistência de partida em subida, sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina em LED, luz de frenagem de emergência automática, alarme volumétrico e sistema ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro com ancoragem de três pontos.


As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid ainda contam com sensor de chuva, enquanto as versões híbridas possuem sensor de estacionamento dianteiro, alerta de veículos em pontos cegos com indicação luminosa e sonora, e o alerta de tráfego traseiro, detectando outros automóveis em áreas com reduzido ângulo de visão.


As versões XRV Hybrid e XRX Hybrid contam também com o alerta de colisão frontal com assistência de frenagem e detecção de pedestres e ciclistas; alerta de mudança de faixa involuntária com o sistema de assistência de permanência na faixa (que observa as marcações da estrada e faz ajustes no volante para ajudá-lo a manter o veículo dentro da faixa de rodagem), faróis altos com comutação automática (evitam o ofuscamento dos condutores que trafegam em sentido contrário) e controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, que mantém distância do veículo à frente e reduz a velocidade caso necessário.

Assim como toda a linha Toyota comercializada no mercado brasileiro, o novo Corolla Cross também chega com 5 anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são cinco anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro). As versões híbridas do Corolla Cross também contarão com garantia estendida de oito anos para o sistema híbrido, que é composto por bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.


Estarão disponíveis 37 opções de acessórios para o Corolla Cross, incluindo estribo lateral, engate, trava de segurança para roda, trava de segurança do estepe, soleira iluminada, sensor de estacionamento dianteiro, dentre outros. Os acessórios contam com três anos de garantia quando forem vendidos e instalados na rede de concessionárias da Toyota

As cores disponíveis para o Corolla Cross são: Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova Azul Netuno.

Preços

Corolla Cross XR 2.0L Flex - R$ 139.990
Corolla Cross XRE 2.0L Flex - R$ 149.990
Corolla Cross XRV Hybrid Flex - R$ 172.990
Corolla Cross XRX Hybrid Flex - R$ 179.990
Corolla Cross Special Edition - R$ 183.980


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