Nissan revela Frontier e Pathfinder totalmente renovados nos Estados Unidos

A Nissan apresenta a linha 2022 dos tradicionais modelos Frontier e Pathfinder nos Estados Unidos, que começam a ser comercializados por lá no terceiro trimestre deste ano. Ambos fazem parte dos planos da marca de introduzir 10 novos automóveis no mercado norte-americano nos próximos 20 meses (futuramente, eles também receberão o crossover elétrico Ariya e o esportivo 400Z). 

A renovação da Frontier norte-americana é muito curiosa. Nos EUA, ainda era fabricada a geração antiga da picape (a mesma que foi vendida no Brasil entre 2007 e 2017). Desta geração anterior, a nova reaproveitou o chassi. O novo modelo nada tem a ver com a reestilizada Frontier/Navara/NP 300 que recentemente estreou em alguns países (como em mercados asiáticos e no México, e que em breve estará no Brasil), mesmo analisando ambas na versão aventureira PRO-4X.

Para princípio de conversa, a Frontier 2022 americana é maior, tendo versões com entre-eixos de 3,20 m ou 3,55 metros, enquanto o entre-eixos da Frontier reestilizada para outros mercados permaneceu em 3,15 metros. O comprimento é de 5,34 metros na versão americana "curta" (King Cab) e 5,69 metros na versão longa (Crew Cab), enquanto a Frontier retocada manteve o comprimento de 5,25 metros. Na largura, a Frontier mexicana/sul-americana leva vantagem em 2 centímetros em relação à norte-americana (1,87 x 1,85 m), assim como na altura (1,85 x 1,84 m).

As linhas da Frontier 2022 para os EUA são bem mais retas. Os faróis possuem laterais côncavas (assim como as lanternas) e duas assinaturas de LED nas extremidades verticais. As caixas de roda e os vincos pela carroceria também são menos arredondados do que na Frontier que conhecemos. Outra diferença notável é o conjunto mecânico, que na versão para os EUA é um 3.8 V6 de 310 horsepower com injeção direta de combustível e aliado a um câmbio automático de 9 marchas - nada a ver com o 2.3 Biturbodiesel de 190 cavalos junto com o câmbio automático de 7 marchas da picape vendida aqui.


Internamente, assim como do lado de fora, também não existem similaridades entre a Frontier norte-americana e sua xará para outros mercados pelo mundo. A picape para os EUA também possui formas bem mais retas no painel, saídas de ar e outros elementos, e já exibe o escudo atualizado da Nissan, apresentado no ano passado. Sua central multimídia tem tela touchscreen de até 9 polegadas (8'' no modelo vendido aqui) e a tela do computador de bordo entre os instrumentos é de 7 polegadas. 


Entre os itens dignos de nota, estão: bancos "Zero Gravity", banco do motorista com ajuste elétrico (inclusive lombar), bancos dianteiros e volante aquecíveis, chave presencial com partida do motor por botão, visão em 360 graus do entorno da carroceria, detector de objetos em movimento (incluindo modo Off-Road), ponto de acesso a WiFi, carregador de smartphone or indução, duas tomadas 12V frontais e outras duas de 120V, até 4 entradas USB e sistema de som Fender com 9 alto-falantes.


Em termos de segurança, a Frontier 2022 para os EUA conta com 8 airbags, frenagem automática em manobras de ré, alerta de colisão iminente à frente com frenagem de emergência e detector de pedestres, alerta de tráfego em ponto cego, alerta de saída de faixa não-sinalizada, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de farol alto, reconhecimento de placas de trânsito, alerta de fadiga do motorista e alerta sobre objetos esquecidos no banco traseiro.


Quem ainda tem na cabeça o Pathfinder vendido no Brasil nos anos 2000 (e que era basicamente a Frontier em embalagem SUV) vai se surpreender com o novo modelo, que em praticamente nada se parece com a picape. O modelo, que possui capacidade para 7 ou 8 pessoas, passa por sua primeira reformulação total em 8 anos. Seu motor 3.5 V6 de 284 horsepower faz par com o câmbio automático de 9 marchas.


Entre os refinamentos do Pathfinder estão: ar-condicionado de 3 zonas, bancos dianteiros aquecíveis e ventiláveis, bancos traseiros aquecíveis, quadro de instrumentos digital com tela de até 12,3 polegadas, headup display, sistema multimídia com tela de até 9 polegadas, conectividade com Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto, carregador de celular sem fio, ponto de acesso a redes Wi-Fi, serviços NissanConnect através da SiriusXM, sistema de som Bose com 13 alto-falantes, entre outros.


Comentários