Ford Ka 1998 x 2021: lado a lado, os detalhes de sua evolução!


Texto | Júlio Max
Fotos | Zaisov Car Hunter - @zaisovcarhunter

1998. O Ford Ka ainda era novidade no Brasil: estava completando um ano de lançamento. Na época, o carrinho era oferecido nas versões 1.0 Endura de 53 cavalos e CLX 1.3 de 60 cv. Revolucionário para a época, o estilo New Edge da Ford estreou com o Ka: posteriormente, esta filosofia de design foi incorporada por modelos como Focus e Fiesta. Apesar da ousadia estética, o Ka não se firmou como sucesso de vendas no Brasil: o compacto tinha lugar para apenas quatro pessoas, a carroceria de duas portas era a única disponível e seu porta-malas de 186 litros (com o banco traseiro na inclinação normal) era bem limitado. 

A lista de equipamentos do Ka 1998 1.0 incluía volante espumado, vidros verdes, calotas, banco traseiro bipartido, janelas laterais traseiras basculantes e espelho no para-sol do passageiro. Já acendedor de cigarros, aquecedor, ar-condicionado, limpador e desembaçador traseiro, rádio/toca-fitas, relógio analógico e travas e vidros elétricos eram opcionais. Direção hidráulica e airbags não estavam disponíveis nem como opcionais para o Ka 1.0 em 98.

2021. O Ford Ka é um dos carros mais vendidos do Brasil, espelhando-se na fórmula que consagrou modelos como o Chevrolet Onix. A partir de 2014, o Ka passou a ter carrocerias hatch e sedan, sempre de quatro portas. O modelo da Ford passou a ter as opções de motor 1.0 de 3 cilindros, 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol, e 1.5 de 128 cv com gasolina e 136 cv com etanol. Além disso, a partir de 2018 o Ka passou a ter a opção de câmbio automático de 6 marchas, impensável para um "carro popular" em 1998.

Hoje, o Ford Ka SE 1.0 (o modelo das imagens) traz de fábrica itens como direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, airbags frontais, freios ABS, ajustes de altura para volante e banco do motorista, rádio My Connection com comandos de voz, Bluetooth, entrada USB e dock para celular, entre outros itens.

Com tantos anos separando os dois carros, nem a cor da carroceria é a mesma: o modelo 1998 tinha o tom Prata Colúmbia, enquanto no Ka atual a coloração é conhecida como Prata Dublin.

Enquanto o modelo de duas décadas atrás tinha 3,62 metros de comprimento, 1,63 m de largura, 2,45 metros de distância entre-eixos e peso de 910 quilos, o Ka atual possui 31,7 centímetros a mais de comprimento, 6,4 cm a mais de largura, 4,5 cm a mais de distância entre-eixos e 176 kg a mais. Em termos de força, o Ka 1.0 de 1998 tinha 7,9 kgfm de torque, enquanto o modelo atual possui 10,7 kgfm (curiosamente, ambos os torques são atingidos a 4000 rpm). Segundo a Ford, o Ka 1998 acelerava de 0 a 100 km/h em 19,0 segundos e alcançava 142 km/h, enquanto o Ka 2021 vai de 0 a 100 km/h em 14,8 segundos e chega a 166 km/h.

O Ka 1998/98 1.0 custou R$ 12.203, segundo consta em sua nota fiscal original. Este valor, atualizado pelo índice IPCA-IBGE, resultaria em aproximadamente R$ 45.867,22 em dinheiro de hoje. Já o Ka SE tem preço de tabela atual de R$ 52.890.

Comentários