A Ford Motor Company anuncia que encerrará todas as suas operações de manufatura no Brasil em 2021. A produção será encerrada imediatamente em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), onde eram produzidos o Ka e o EcoSport e seus respectivos motores. Será mantida apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller (adquirida pela Ford em 2007), localizada em Horizonte, Ceará, também vai ter suas atividades encerradas, mais especificamente no quarto trimestre de 2021. Como resultado, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e TX4 assim que terminarem os estoques. As operações de manufatura na Argentina e no Uruguai e as organizações de vendas em outros mercados da América do Sul não serão impactadas. Aliás, em dezembro de 2020 a Ford anunciou o investimento de US$ 580 milhões para sua fábrica em General Pacheco, na Argentina, destinados para a produção da futura geração da Ranger.
Cerca de 5 mil funcionários serão diretamente impactados com o encerramento das atividades fabris da Ford. No entanto, a marca assegura que atenderá nosso País com seu portfólio de produtos, que virão todos importados. Entre eles está a picape Ranger produzida na Argentina (que ganhará versão Black este ano), a nova gama de utilitários Transit (feita no Uruguai), o Bronco Sport (que será lançado em breve) e o Mustang Mach 1, e planeja acelerar o lançamento de novos modelos, inclusive híbridos plug-in, recarregáveis na tomada. A Ford promete ainda manter a assistência ao consumidor com operações de vendas, serviços, peças de reposição e garantia para seus clientes no Brasil. Por aqui, a marca manterá suas atividades no Centro de Desenvolvimento de Produto (Bahia), o Campo de Provas em Tatuí (SP), e sua sede regional em São Paulo.
Vale lembrar que em 2019 a Ford já havia encerrado as linhas de produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o que representou o fim de linha dos caminhões Cargo, F-4000 e F-350, bem como do hatchback Fiesta.
“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro.”
A empresa promete que irá trabalhar em colaboração com os sindicatos e outros parceiros no desenvolvimento para minimizar os impactos do encerramento da produção. A Ford também declara estar disposta a alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis.
“Nosso dedicado time da América do Sul fez progressos significativos na transformação das nossas operações, incluindo a descontinuidade de produtos não lucrativos e a saída do segmento de caminhões”, disse Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Grupo de Mercados Internacionais. “Além de reduzir custos em todos os aspectos do negócio, lançamos, na região, a Ranger Storm, o Territory e o Escape, e introduzimos serviços inovadores para nossos clientes. Esses esforços melhoraram os resultados nos últimos quatro trimestres, entretanto a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia deixaram claro que era necessário muito mais para criar um futuro sustentável e lucrativo."
“Trabalharemos intensamente com os sindicatos, nossos funcionários e outros parceiros para desenvolver medidas que ajudem a enfrentar o difícil impacto desse anúncio”, continuou Watters. “Quero enfatizar que estamos comprometidos com a região para o longo prazo e continuaremos a oferecer aos nossos clientes ampla assistência e cobertura de vendas, serviços e garantia. Isso se tornará evidente ao trazermos para o mercado uma linha empolgante e robusta de SUVs, picapes e veículos comerciais conectados e eletrificados, de dentro e fora da região.”
Watters acrescentou que, além da confirmação da produção da nova geração da Ranger, da chegada do Bronco Sport, do Mustang Mach 1 e da Transit, a Ford também planeja anunciar outros modelos novos, incluindo um veículo híbrido plug-in. “Isso se alia à expansão de serviços conectados e de novas tecnologias autônomas e de eletrificação nos mercados da América do Sul.”
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