Volkswagen up! 2021 chega em versão única, com 4 lugares


A Volkswagen finalmente apresenta o up! em sua linha 2021. Como esperado (e amplamente divulgado pela mídia especializada), o hatch subcompacto passa a ser homologado para levar apenas 4 pessoas, pois a marca preferiu não adaptar o cinto de três pontos para quem senta no meio do banco traseiro, item agora obrigatório para todos os carros fabricados a partir de 2020. O up! perdeu as versões MPI (com motor 1.0 aspirado) e Connect 1.0 TSI, restando como versão única a Xtreme 1.0 TSI, com preço de R$ 60.090.

A Volkswagen colocou inclusive uma estampa no tecido da parte central do banco traseiro para lembrar que passageiros não podem ser transportados ali. O up! anteriormente possuía o apoio de cabeça para o ocupante do meio do banco de trás, mas o cinto era subabdominal. Como adaptar o cinto de três pontos seria complexo, o caminho mais simples para a VW foi remover o apoio de cabeça e o cinto. Vale lembrar que, ao ser parado numa blitz, consta no documento do veículo que se trata de um up! homologado para 4 pessoas, e o condutor pode ser autuado caso estejam 5 pessoas no veículo.


Lançado em 2014, o up! conta com carroceria que utiliza aços de alta e ultra alta resistência, e aços conformados a quente, e possui airbags frontais, fixações ISOFIX e Top Tether para cadeirinhas infantis no banco traseiro, alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros, freios ABS com EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), ESS (sinalização de frenagem de emergência), controle de tração e luz de condução diurna.


O up! Xtreme 2021 manteve o visual de apelo off-road light. Esta versão traz faróis com máscara escurecida, faróis de neblina, luzes de seta integradas aos retrovisores externos, maçanetas na cor do veículo, para-choque dianteiro com área central em preto, racks de teto longitudinais em "chrome effect" e tampa do porta-malas pintada em preto com botão de abertura elétrica.

Cinco cores estão à disposição: as sólidas Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Flash, e as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius, que custam R$ 1.570. 


Em pacote fechado de equipamentos, sem opcionais, a versão Xtreme vem com direção elétrica, volante com comandos de som e computador de bordo, ar-condicionado com filtro de pólen e poeira, sensor de estacionamento traseiro, banco do motorista e coluna de direção com ajuste de altura, computador de bordo, chave tipo canivete com acionamento do alarme, rodas de liga leve de 15 polegadas, sistema de som Composition Phone com 4 alto-falantes e 2 tweeters, suporte flexível e removível para smartphone, travas e vidros dianteiros elétricos, espelhos externos elétricos com função tilt-down no lado direito e revestimento dos bancos em malharia Loop Preto.


O up! Xtreme mantém o motor 1.0 EA211 TSI de três cilindros, turbinado, flex e com injeção direta de combustível. Com etanol, são 105 cavalos, e com gasolina, 101 cv. O torque é de 16,8 kgfm, disponível já a partir de 1500 rpm. O modelo acelera de de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e chega à velocidade máxima de 183 km/h, quando abastecido com etanol. Aliado a este motor está o câmbio manual de cinco marchas MQ200.


Com 3,645 metros de comprimento, 2,42 m de distância entre os eixos, 1,91 metro de largura e 1,50 m de altura, o up! tem porta-malas de 285 litros, capacidade que pode ser ampliada com o rebatimento do encosto do banco traseiro (inteiriço).


Comentários