A Mercedes-Benz anuncia que decidiu encerrar a produção de automóveis em sua fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. Esta fábrica foi inaugurada em março de 2016 e seus dois produtos em produção são o sedan Classe C e o utilitário GLA. Ambos estão atualmente em fim de ciclo de geração: a nova geração do Classe C deverá ser lançada em 2021, enquanto o GLA já teve sua nova geração revelada em outros mercados pelo mundo. Em um futuro próximo, portanto, os dois modelos deverão retornar aos seus status de automóveis importados.
Não é a primeira vez que os planos da Mercedes-Benz de fabricar automóveis de passeio no Brasil são frustrados. Em 1999, a marca começou a comercializar o monovolume Classe A, um compacto produzido em Juiz de Fora (MG) com muitas tecnologias embarcadas incompreendidas pelo público da época, e que saiu de linha em 2005 após frustrar os volumes de venda projetados pela Mercedes.
Posteriormente, a aposta foi o CLC, um C SportCoupé (geração W203) reestilizado para parecer com o mais recente W204, também produzido em Juiz de Fora. Curiosamente, a produção começou em 2008 para exportação, e o modelo só passou a ser oferecido para o Brasil em 2009. A comercialização do modelo durou apenas até 2011.
Nesse momento, a marca opera com 370 empregados, e considera a possibilidade de um programa de demissão voluntária, entre outras possibilidades. A decisão de encerrar a produção de automóveis da Mercedes-Benz no Brasil está sendo tomada com base em vários fatores, incluindo a atual situação do mercado brasileiro. Jörg Burzer, membro do Board da Mercedes-Benz AG, Produção e Cadeia de Suprimentos, comenta: “A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. (...) Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil”.
A Mercedes-Benz mantém suas operações em suas linhas de produção em São Bernardo do Campo, São Paulo (Caminhões e Chassis de Ônibus) e Juiz de Fora, Minas Gerais (Cabinas de Caminhões). Cerca de 50 concessionários de automóveis vão continuar oferecendo os modelos da marca no mercado brasileiro.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).