Mercedes-Benz decide encerrar produção de automóveis em Iracemápolis (SP)


A Mercedes-Benz anuncia que decidiu encerrar a produção de automóveis em sua fábrica de Iracemápolis, no interior de São Paulo. Esta fábrica foi inaugurada em março de 2016 e seus dois produtos em produção são o sedan Classe C e o utilitário GLA. Ambos estão atualmente em fim de ciclo de geração: a nova geração do Classe C deverá ser lançada em 2021, enquanto o GLA já teve sua nova geração revelada em outros mercados pelo mundo. Em um futuro próximo, portanto, os dois modelos deverão retornar aos seus status de automóveis importados.

Não é a primeira vez que os planos da Mercedes-Benz de fabricar automóveis de passeio no Brasil são frustrados. Em 1999, a marca começou a comercializar o monovolume Classe A, um compacto produzido em Juiz de Fora (MG) com muitas tecnologias embarcadas incompreendidas pelo público da época, e que saiu de linha em 2005 após frustrar os volumes de venda projetados pela Mercedes. 


Posteriormente, a aposta foi o CLC, um C SportCoupé (geração W203) reestilizado para parecer com o mais recente W204, também produzido em Juiz de Fora. Curiosamente, a produção começou em 2008 para exportação, e o modelo só passou a ser oferecido para o Brasil em 2009. A comercialização do modelo durou apenas até 2011.


Nesse momento, a marca opera com 370 empregados, e considera a possibilidade de um programa de demissão voluntária, entre outras possibilidades. A decisão de encerrar a produção de automóveis da Mercedes-Benz no Brasil está sendo tomada com base em vários fatores, incluindo a atual situação do mercado brasileiro. Jörg Burzer, membro do Board da Mercedes-Benz AG, Produção e Cadeia de Suprimentos, comenta: “A situação econômica no Brasil tem sido difícil por muitos anos e se agravou devido à pandemia da Covid-19, causando uma queda significativa nas vendas de automóveis premium. (...) Por isso, decidimos encerrar a produção de automóveis premium no Brasil”.

A Mercedes-Benz mantém suas operações em suas linhas de produção em São Bernardo do Campo, São Paulo (Caminhões e Chassis de Ônibus) e Juiz de Fora, Minas Gerais (Cabinas de Caminhões). Cerca de 50 concessionários de automóveis vão continuar oferecendo os modelos da marca no mercado brasileiro.

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