Os detalhes do Chevrolet Camaro SS 2020

A Chevrolet ainda não anunciou esta novidade para a imprensa, mas o Camaro SS 2020 já está nas concessionárias brasileiras. A principal novidade está no visual frontal: o modelo anterior tinha a gravatinha (vazada, ajudando na admissão de ar) entre as duas grades dianteiras, com boa porção do para-choque pintada de preto. Agora, esta superfície passa a ser pintada na cor da carroceria e a gravata da Chevrolet volta a assumir o centro da grade superior e retoma sua função puramente estética. As mudanças são pequenas, mas resultaram em um visual mais agradável.

O exemplar das imagens é pintado na cor Vermelho Tinto. Do lado de fora, o Camaro SS se destaca pelas rodas de 20 polegadas, com pneus Goodyear Eagle F1 Run Flat 245/40 na frente e 275/35 atrás. Na traseira, destaque para as lanternas translúcidas (quando apagadas, ficam cinza), para as duas saídas de escape e para as duas câmeras de ré: a do para-choque, convencional, replica as imagens para a tela do sistema multimídia com linhas de guia que acompanham o movimento do volante, enquanto a câmera junto à antena de teto transmite imagens para o retrovisor interno. 

A principal vantagem é que é possível dar zoom na imagem, ajustar a inclinação vertical e regular o brilho desejado no espelho interno. Aliás, a posição dessa câmera é uma novidade da linha 2020: no modelo 2019, ela ficava mais baixa, no ponto central do aerofólio traseiro.

Na parte interna, o Camaro 2020 conserva as características já existentes. O cheiro da cabine lembra bastante o de um carro alemão, como um Audi, mas o acabamento com muitos plásticos rígidos e alguns revestimentos de couro lembra a origem norte-americana. O quadro de instrumentos possui conta-giros e velocímetro analógicos, e entre eles reside a tela do computador de bordo, que exibe na parte superior 4 mostradores: temperatura do óleo, temperatura do líquido do motor, nível de combustível e tensão da bateria. Ao centro, há várias informações e funções selecionáveis no computador de bordo, entre elas: controle de largada, velocímetro digital, consumo, média de consumo e autonomia, pressão do óleo e dos pneus, temperatura do fluido de transmissão, visor de força G (lateral ou em 360 graus), horímetro do motor e cronômetro, inclusive com a possibilidade de medir o tempo de aceleração. As funções citadas são selecionadas pelos botões no raio direito do volante, revestido de couro e com aquecimento e ajuste manual em altura e profundidade. 

Entre os equipamentos de série, estão: ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos (com duas memórias para o motorista e uma posição extra para facilitar a saída do veículo), além de 3 níveis de aquecimento e de resfriamento (com opção da temperatura dos bancos ser associada à temperatura selecionada no ar-condicionado), teto solar elétrico, som Bose e iluminação ambiente (no porta-copos, puxadores de porta e moldura da tela da central multimídia) com 24 cores personalizáveis, além do sistema multimídia MyLink 3, com tela touchscreen de 8 polegadas, microfone extra para melhor captação de voz e integração com comandos do ar-condicionado, GPS, carregador de celular sem fio e atualizações disponíveis via Wi-Fi. Agora, o sistema multimídia tem a funcionalidade do espelhamento de tela de celulares sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.

Para evitar distrações, é possível projetar informações relevantes no para-brisa através do Head-Up Display, como velocímetro instantâneo, bússola, fonte de áudio e música, conta-giros e mostrador de força G.

No console, o Camaro conta com o seletor de modos de condução (Passeio, Esporte, Circuito e Neve/Gelo), além do botão que desativa o controle de estabilidade e ainda o acionamento do freio de estacionamento elétrico.

A chave, presencial e idêntica a de outros modelos com a mesma funcionalidade, conta com a opção da partida remota do motor para acionamento do ar-condicionado à distância, além do botão de partida interno.

O motor 6.2 V8 aspirado com injeção direta de combustível conta com o recurso de desativação de cilindros caso o pedal do acelerador não seja tão demandado, fazendo com que o propulsor funcione com apenas 4 cilindros. O rendimento do motor, conhecido pelo código LT1, é de 461 cavalos a 6000 rpm e 62,9 kgfm de torque a 4000 rpm. 

Já o câmbio é automático de 10 marchas, com aletas junto ao volante e trilho dedicado na alavanca para trocas sequenciais de marcha. Assim, o Camaro SS acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 290 km/h. Na partida, o carro "sacode" e emite um ronco de alegrar qualquer entusiasta de automóveis.

Em termos de segurança, o Camaro traz alerta de movimentação traseira, monitoramento de veículos em pontos cegos com sensor de aproximação repentina, oito airbags (frontais, laterais dianteiros, de cortina e de joelhos para motorista e passageiro), controles de tração e estabilidade, freios a disco com pinças Brembo, entre outros itens.

O Camaro SS 2020 será vendido por R$ 377.900 na carroceria Coupé e R$ 422.900 na carroceria Conversível. Além do Vermelho Tinto, é possível escolher entre as cores Preto Global, Branco Summit, Azul Egípcio e Laranja Imperial sem custo adicional.


Comentários

Unknown disse…
Espetacular!
Que mais vai se dizer?
Greg Prosmushkin disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
Muito bonito se podesse eu comprava essa nave