A Chevrolet ainda não anunciou esta novidade para a imprensa, mas o Camaro SS 2020 já está nas concessionárias brasileiras. A principal novidade está no visual frontal: o modelo anterior tinha a gravatinha (vazada, ajudando na admissão de ar) entre as duas grades dianteiras, com boa porção do para-choque pintada de preto. Agora, esta superfície passa a ser pintada na cor da carroceria e a gravata da Chevrolet volta a assumir o centro da grade superior e retoma sua função puramente estética. As mudanças são pequenas, mas resultaram em um visual mais agradável.
O exemplar das imagens é pintado na cor Vermelho Tinto. Do lado de fora, o Camaro SS se destaca pelas rodas de 20 polegadas, com pneus Goodyear Eagle F1 Run Flat 245/40 na frente e 275/35 atrás. Na traseira, destaque para as lanternas translúcidas (quando apagadas, ficam cinza), para as duas saídas de escape e para as duas câmeras de ré: a do para-choque, convencional, replica as imagens para a tela do sistema multimídia com linhas de guia que acompanham o movimento do volante, enquanto a câmera junto à antena de teto transmite imagens para o retrovisor interno.
A principal vantagem é que é possível dar zoom na imagem, ajustar a inclinação vertical e regular o brilho desejado no espelho interno. Aliás, a posição dessa câmera é uma novidade da linha 2020: no modelo 2019, ela ficava mais baixa, no ponto central do aerofólio traseiro.
Na parte interna, o Camaro 2020 conserva as características já existentes. O cheiro da cabine lembra bastante o de um carro alemão, como um Audi, mas o acabamento com muitos plásticos rígidos e alguns revestimentos de couro lembra a origem norte-americana. O quadro de instrumentos possui conta-giros e velocímetro analógicos, e entre eles reside a tela do computador de bordo, que exibe na parte superior 4 mostradores: temperatura do óleo, temperatura do líquido do motor, nível de combustível e tensão da bateria. Ao centro, há várias informações e funções selecionáveis no computador de bordo, entre elas: controle de largada, velocímetro digital, consumo, média de consumo e autonomia, pressão do óleo e dos pneus, temperatura do fluido de transmissão, visor de força G (lateral ou em 360 graus), horímetro do motor e cronômetro, inclusive com a possibilidade de medir o tempo de aceleração. As funções citadas são selecionadas pelos botões no raio direito do volante, revestido de couro e com aquecimento e ajuste manual em altura e profundidade.
Entre os equipamentos de série, estão: ar-condicionado digital de duas zonas, bancos dianteiros com ajustes elétricos (com duas memórias para o motorista e uma posição extra para facilitar a saída do veículo), além de 3 níveis de aquecimento e de resfriamento (com opção da temperatura dos bancos ser associada à temperatura selecionada no ar-condicionado), teto solar elétrico, som Bose e iluminação ambiente (no porta-copos, puxadores de porta e moldura da tela da central multimídia) com 24 cores personalizáveis, além do sistema multimídia MyLink 3, com tela touchscreen de 8 polegadas, microfone extra para melhor captação de voz e integração com comandos do ar-condicionado, GPS, carregador de celular sem fio e atualizações disponíveis via Wi-Fi. Agora, o sistema multimídia tem a funcionalidade do espelhamento de tela de celulares sem fio para Android Auto e Apple CarPlay.
Para evitar distrações, é possível projetar informações relevantes no para-brisa através do Head-Up Display, como velocímetro instantâneo, bússola, fonte de áudio e música, conta-giros e mostrador de força G.
No console, o Camaro conta com o seletor de modos de condução (Passeio, Esporte, Circuito e Neve/Gelo), além do botão que desativa o controle de estabilidade e ainda o acionamento do freio de estacionamento elétrico.
A chave, presencial e idêntica a de outros modelos com a mesma funcionalidade, conta com a opção da partida remota do motor para acionamento do ar-condicionado à distância, além do botão de partida interno.
O motor 6.2 V8 aspirado com injeção direta de combustível conta com o recurso de desativação de cilindros caso o pedal do acelerador não seja tão demandado, fazendo com que o propulsor funcione com apenas 4 cilindros. O rendimento do motor, conhecido pelo código LT1, é de 461 cavalos a 6000 rpm e 62,9 kgfm de torque a 4000 rpm.
Já o câmbio é automático de 10 marchas, com aletas junto ao volante e trilho dedicado na alavanca para trocas sequenciais de marcha. Assim, o Camaro SS acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 290 km/h. Na partida, o carro "sacode" e emite um ronco de alegrar qualquer entusiasta de automóveis.
Em termos de segurança, o Camaro traz alerta de movimentação traseira, monitoramento de veículos em pontos cegos com sensor de aproximação repentina, oito airbags (frontais, laterais dianteiros, de cortina e de joelhos para motorista e passageiro), controles de tração e estabilidade, freios a disco com pinças Brembo, entre outros itens.
O Camaro SS 2020 será vendido por R$ 377.900 na carroceria Coupé e R$ 422.900 na carroceria Conversível. Além do Vermelho Tinto, é possível escolher entre as cores Preto Global, Branco Summit, Azul Egípcio e Laranja Imperial sem custo adicional.
Comentários
Que mais vai se dizer?
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).