A Nissan apresenta no Japão o Z Proto, carro-conceito que mostra detalhes de como será o 400Z, cupê esportivo que dará a merecida aposentadoria ao 370Z, lançado há 12 anos. O Z Proto dá continuidade à linhagem "Fairlady Z" da marca, que já se prolonga por 51 anos.
O estilo externo do Z Proto traz para os dias atuais elementos presentes nos antigos esportivos da marca. A parte frontal (em especial o estilo do capô, da grade e dos faróis) lembra a do pioneiro modelo da dinastia Z, que nasceu como 240Z, evoluindo para 260Z, e depois, 280Z. O nome dos carros sempre fazia referência ao tamanho do motor: inicialmente era um 2.4, evoluiu para 2.6 e passou a ser 2.8. Neste carro-conceito, a pintura amarela perolizada da carroceria contrasta com o teto preto e as rodas de 19 polegadas, em tom bronze. Vale ressaltar que esta cor é inspirada no tom que fez sucesso no 240Z e posteriormente no 300ZX.
Lateralmente, as proporções também foram inspiradas nos predecessores da linhagem Z, com frente e traseira afiladas. A carroceria possui fibra de carbono nas saias laterais, na parte dianteira inferior e na saia traseira. Já a parte de trás se inspira nas lanternas do 300ZX, que ficam dentro de uma seção preta retangular que atravessa a parte traseira. Apesar da boa fonte de inspiração, particularmente não gostamos do resultado final da estilização traseira.
Se a parte externa ainda parece estar sujeita a mudanças de estilo, o interior do 400Z deverá ser este do Z Proto, sem tirar nem por. Todos os elementos da parte interna são viáveis de serem postos em produção. As informações mais importantes para o motorista estão no quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, complementadas pelos três mostradores circulares na parte central superior do painel. O novo volante de três raios conta com botões sensíveis ao toque de atalho.
Detalhes em amarelo estão presentes no bordado dos bancos, com faixa gradativa ao centro para dar efeito de profundidade, e nas costuras do painel e console entre os assentos.
Na parte mecânica, a Nissan não quis confirmar muitos detalhes do carro-conceito, mas antecipa que o cupê traz motor V6 Twin-Turbo e câmbio manual de 6 marchas. Ele conta com pneus 255/40 na frente e 285/35 atrás. E a carroceria do Z Proto possui 4,38 metros de comprimento por 1,85 metro de largura (sem retrovisores) e 1,31 m de altura.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).