A Nissan revelou hoje o Re-Leaf, carro-conceito pensado para servir de fonte de energia em situações de desastres naturais ou com condições climáticas extremas, auxiliando na manutenção do funcionamento de equipamentos médicos, de comunicação, iluminação, aquecimento, entre outros. Baseado no hatch elétrico Leaf, o nome do protótipo tem pronúncia idêntica à palavra "relief", que em inglês significa "alívio".
O Re-Leaf traz tomadas à prova d’água instaladas diretamente do lado de fora do veículo, permitindo que aparelhos de 110 a 230 volts sejam alimentados pela bateria de íons de lítio do modelo. A ideia de apresentar este modelo ocorreu após um relatório de 2019 do Banco Mundial constatar que abalos naturais e mudanças climáticas causaram 37% das interrupções de energia elétrica na Europa entre 2000 e 2017, assim como 44% das ocorrências de falta de energia nos EUA no mesmo período. Quando ocorre um desastre, o tempo para que o abastecimento de energia elétrica seja normalizado gira de 24 a 48 horas, dependendo da gravidade dos danos.
Este conceito, portanto, explora a capacidade de recarga bidirecional do Leaf, pois o carro pode não apenas “extrair” energia para recarregar sua bateria, como também “carregar” a energia de volta para a rede por meio do esquema V2G (vehicle-to-grid, do veículo para a rede), ou diretamente para outros aparelhos elétricos.
Utilizada como uma central elétrica portátil, a bateria de 62 kWh totalmente carregada do Leaf e+ poderia fornecer a eletricidade normalmente consumida por uma residência na Europa por seis dias, ao invés de fazer com que o veículo se deslocasse por até 385 quilômetros. Como veículo de recuperação em desastres, o Re-Leaf pode fornecer energia para vários aparelhos simultaneamente. Alguns exemplos de uso, baseados na potência de 230 volts, incluem:
Britadeira elétrica ‒ 24 horas ‒ 36 kWh
Ventilador de pressão ‒ 24 horas ‒ 21,6 kWh
Sopeira elétrica com capacidade para 10 litros ‒ 24 horas ‒ 9,6 kWh
Respirador mecânico para uso em UTI ‒ 24 horas ‒ 3 kWh
Refletor holofote de 100 watts ‒ 24 horas ‒ 2.4 kWh
Para trafegar em estradas onde pode haver obstruções ou escombros caídos, a altura de rodagem do RE-LEAF foi aumentada para 22,5 centímetros e o hatch ganhou pneus mais largos com rodas de 17 polegadas, caixas das rodas alargadas, saias e barra de LED montada no teto, piscando em âmbar para alertar outros usuários sobre a proximidade deste veículo.
Os bancos traseiros foram removidos e o piso foi nivelado para fornecer espaço de armazenamento para equipamentos essenciais. Há uma grade que separa os bancos dianteiros da área de carga. Na parte de trás, uma mesa com uma tela de LED de 32 polegadas e uma tomada elétrica dedicada servem para formar um centro operacional para comunicações e gerenciamento do processo de recuperação.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).