Automóvel mais vendido do Brasil em julho de 2020, o Volkswagen T-Cross agora estreia sua linha 2021, trazendo como principal novidade o sistema multimídia VW Play, que estreou no Nivus. Diferentemente do crossover lançado este ano, que só possui a central multimídia de série na versão Highline (e opcional no Comfortline), no T-Cross o VW Play será item de fábrica em todas as versões.
O VW Play é operado por tela sensível ao toque de 10,1 polegadas anti-riscos e somente com botões virtuais. Entre seus recursos, destaque para possibilidade da central multimídia se conectar com uma rede de internet, permitindo instalar e atualizar diversos aplicativos na loja virtual VW Play Apps. Eles são armazenados em um HD interno com capacidade de 10 GB. A central conta também com o Manual Cognitivo, dispensando o manual do proprietário impresso, e o App Meu VW, que possibilita o agendamento das revisões do veículo.
Apesar de já ter o sistema multimídia do Nivus, o T-Cross por enquanto não terá mudanças visuais. Os símbolos da Volkswagen ainda são os antigos. No painel, o suporte para celular deixa de ser oferecido.
No ano-modelo 2021, permanecem todas as versões do T-Cross, inclusive a 200 TSI (com câmbio manual e automático) - chegou a se especular que a marca retirasse estas versões de mercado, uma vez que estavam vendendo bem menos que as demais. Para se ter uma ideia, no mês passado foram emplacadas apenas 8 unidades do T-Cross manual (0,1% das vendas), enquanto o 200 TSI automático respondeu por 6% das vendas em junho. O T-Cross Highline somou 11% de participação, enquanto o Comfortline respondeu por 13%, e o Sense (versão para pessoas com deficiência), por 70% das vendas em julho.
O T-Cross 200 TSI manual traz de fábrica 6 airbags (2 frontais, 2 laterais dianteiros e 2 de cortina), controles eletrônicos de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, auxílio de partida em ladeiras, ar-condicionado, retrovisores externos com ajuste elétrico e função Tilt Down do lado direito ao engatar a ré, direção elétrica, lanternas em LED, faróis de neblina com função Cornering Light (luzes de conversão estática em baixa velocidade), luz de condução diurna em LED, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensores de estacionamento traseiros, volante com comandos de som, telefone e computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas, fixações ISOFIX e top tether para cadeirinhas infantis, entre outros.
Além da central VW Play, a versão 200 TSI manual agora passa a ter entrada USB reposicionada para o console central, indicador de pressão dos pneus, regulagem interna de altura dos faróis (assim como o Nivus) e frenagem automática pós-colisão, que, após um impacto frontal, aciona automaticamente os freios, evitando colisões secundárias.
Opcionalmente, há o Pacote Interactive III, que inclui para esta versão a câmera de ré, os sensores de estacionamento dianteiros e dois tweeters para o sistema de som.
Na versão 200 TSI automática, os adicionais de fábrica, além do câmbio, são: controlador de velocidade de cruzeiro, console com saídas de ar-condicionado para os ocupantes traseiros (acompanhadas de duas entradas USB exclusivas para recarga logo abaixo), bem como volante revestido em couro com aletas para trocas sequenciais de marcha, apoio de braço dianteiro com porta-objetos e som com 2 tweeters.
Como opcional está disponível o pacote Interactive IV, que inclui câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros, retrovisores externos eletricamente rebatíveis e rodas de liga leve de 17 polegadas Manila diamantadas com parte interna na cor preta, calçadas com pneus 205/55.
Na versão Comfortline, o T-Cross vem de fábrica com ar-condicionado automático digital de zona única, câmera de ré, porta-malas com prancheta inferior ajustável em dois níveis (s.a.v.e.), sensores dianteiros de estacionamento, retrovisores externos com rebatimento elétrico, iluminação ambiente em LED, quadro de instrumentos digital configurável Active Info Display (com tela de 10,25 polegadas), chave presencial e partida do motor por botão.
Para a linha 2021, as novidades que equipam esta versão de série são as rodas de liga leve de 17 polegadas "Manila" diamantadas com parte interna na cor preta e o detector de fadiga do motorista, que analisa uma série de parâmetros e identifica se o condutor está cansado, sugerindo uma parada por meio de um alerta visual e sonoro no quadro de instrumentos.
Como opcionais para a versão Comfortline estão disponíveis o teto solar elétrico Sky View, retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos parcialmente em couro, entre outros.
A versão topo de linha Highline vem com moldura cromada nos faróis de neblina, moldura cromada na base dos vidros laterais, rack de teto no tom prata anodizado, bancos revestidos parcialmente em couro, retrovisor interno eletrocrômico, pedaleiras com acabamento em alumínio, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e o start-stop, que desliga e religa o motor em paradas, visando maior economia de combustível.
É possível equipar o T-Cross Highline com opcionais como o sistema de som Beats com subwoofer, os faróis Full LED com iluminação diurna em LED também integrada, o assistente de estacionamento Park Assist 3.0, que opera em vagas paralelas/transversais e possui função de freio de manobra, além do teto solar Sky View.
Confira todas as versões e preços:
• Volkswagen T-Cross 200 TSI Manual - R$ 91.660
• Volkswagen T-Cross 200 TSI Automático - R$ 99.090
• Volkswagen T-Cross Comfortline 200 TSI - R$ 112.120
• Volkswagen T-Cross Highline 250 TSI - R$ 120.600
As versões 200 TSI e Comfortline trazem o motor 1.0 Turbo Flex de três cilindros, com injeção direta de combustível e rendimento, com etanol, de 128 cavalos e 20,4 kgfm de torque entre 2000 e 3000 rpm. Tanto o câmbio manual quanto o automático possuem seis marchas.
Reservado para a versão top Highline, o motor 1.4 "250 TSI", também flex, possui quatro cilindros, injeção direta de combustível e turbo, entregando 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque a partir de 1500 rpm. Este propulsor está conjugado com o câmbio automático de seis marchas. Conforme a Volkswagen, esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e a velocidade máxima é de 198 km/h, tanto com etanol quanto com gasolina. E de acordo com o INMETRO, o T-Cross chega a fazer 11 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, quando abastecido com gasolina.
Para as configurações Comfortline e Highline, há o Seletor do Perfil de Condução, gerenciado na tela do VW Play. É possível alternar entre os modos Eco, Sport, Normal e Individual, que influenciam no gerenciamento do motor, do ar-condicionado e do câmbio, entre outros parâmetros.
Com 4,20 metros de comprimento, 1,76 m de largura (sem os retrovisores) e 1,57 metro de altura, o T-Cross possui distância entre-eixos de 2,65 metros. O porta-malas tem capacidade para 373 litros, porém é possível posicionar os encostos do banco traseiro em posição mais vertical, chegando a 420 litros.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).