Carros autônomos ainda não têm data certa para se tornarem corriqueiros no chamado mundo desenvolvido. Alguns cálculos já foram feitos para quando essa tecnologia estiver madura e de uso mais amplo: hoje a média é de um acidente fatal para cada 100.000 km rodados pela frota mundial. Quando chegar o nível quatro, chamado de autonomia avançada (um estágio antes da autonomia total), a previsão é de um óbito para cada 10 milhões de quilômetros rodados.
Embora os EUA já tenham avançado no planejamento da primeira
estrada para carros autônomos, a cidade de Ulm, na Alemanha, tornou-se centro
de teste para sensores utilizados na iluminação pública e tecnologias de
conectividade.
Com até seis metros de altura, os postes se posicionam acima
do tráfego urbano e proporcionam visão precisa dos cruzamentos. Fornecem
informações imprescindíveis que beneficiarão carros autônomos no futuro. Apesar
de equipamentos atuais (câmeras, radares e sensores lidar) oferecerem
visão 360 graus, a perspectiva do solo nem sempre detecta um pedestre oculto
por um caminhão, um automóvel surgindo de repente ou um ciclista se aproximando
por trás.
O sistema processa imagens e sinais recebidos dos sensores
instalados nos postes, combina-os com mapas digitais de alta resolução e os transmite
ao veículo. Lá, os dados são mesclados com informações a bordo para criar uma
imagem precisa da situação, incluindo todos os usuários e objetos na rua.
A principal tarefa das comunicações móveis otimizadas não é
apenas a transmissão sem fio e instantânea de dados virtuais, mas também o
processamento destes dados o mais próximo possível da fonte. A tarefa é realizada
por computadores integrados diretamente à rede celular. Eles combinam dados dos
sensores que estão nos postes com informações ao redor do veículo autônomo e de
mapas digitais altamente precisos. A partir disso, gera-se um modelo da
situação do tráfego em tempo real e se o disponibiliza por meio do ar.
No futuro, instalações - como centros de controle do tráfego
das cidades - poderão ser equipadas com estes servidores e compartilhar dados
com toda a frota, independentemente do fabricante, ou de outros usuários das
ruas e estradas. O projeto começou em 2018 ainda com a rede celular atual LTE
(4G). Mas com a tecnologia 5G que começa a chegar agora nos países centrais, a
transmissão de informações dos sensores terá latência (atraso) extremamente
baixa. Tal desenvolvimento tornará o tráfego urbano não só mais seguro, como também
mais fluido.
A pesquisa recebeu aporte de 5,5 milhões de euros (R$ 36 milhões) do governo federal alemão e contou com a liderança da Bosch no consórcio e apoio da Daimler, Nokia, Osram, TomTom, IT Designers e das universidades de Duisburg-Essen e Ulm.
MERCEDES COMPLETA SUA LINHA AMG
Com um total inédito de 24 modelos de alto desempenho entre
hatches, sedã e SUVs, a Mercedes-AMG acaba de disponibilizar nas concessionárias
os médio-compactos hatch A 45 S 4MATIC+
e sedã-cupê CLA 45 S 4MATIC+, ambos equipados com motor novo de 2 litros, 421
cv de sua filial AMG e tração integral. Entre os superlativos destes modelos
está a extraordinária densidade de potência de 210,5 cv/litro, sem similar em
qualquer outro motor de quatro cilindros produzido atualmente no mundo.
Além do capô baixo e
alongado, receberam pela primeira vez a grade específica AMG que tornou o
visual ainda mais arrojado. Arco de rodas foram alargados para receber pneus 245/35
R19 e 255/35 R19. Por dentro, além do
tradicional bom gosto e ótima ergonomia, foi usado um material refinado vindo da
F-1, chamado de Dinâmica (microfibra de alta aderência), para revestir volante
e bancos. Ambos podem ter várias combinações de cores externas e interiores sob
encomenda.
Um recurso bem interessante,
que só deve ser usado por quem tem habilidade e conhecimento para tal, é a
função drift. Torna possível deixar
tração apenas nas rodas traseiras e forçar o carro a fazer curvas “atravessado”,
apenas controlado pelo volante e acelerador.
A velocidade máxima de 270 km/h (limitada eletronicamente). Apesar dos pesos em ordem de marcha de 1.635 kg e 1.675 kg, respectivamente, as acelerações de 0 a 100 km são muito fortes: 3,9 s e 4 s (hatch e sedã-cupê).
TIGGO 8 COMPLETA LINHA CAOA CHERY
O mercado de SUVs médio-grandes
de sete lugares é limitado a apenas 5% do segmento. Mas o Tiggo 8 chegou com
bom preço (R$ 168.800), espaço interno amplo (terceira fila até oferece certo
conforto para dois adultos), motor 1,6 L turbo (gasolina) de 187 cv, 28 kgfm e
câmbio automatizado de duas embreagens e sete marchas. Relação peso-potência de
8,6 kg/cv é razoável, suficiente para garantir acelerar de 0 a 100 km/h em 9,9
s.
Pormenores interessantes: volante com regulagem de altura e distância (esta pela primeira vez na marca) e saída dupla de escapamento real (não está lá como enfeite). Faróis de LED, câmeras 360 graus e imenso porta-malas de 889 litros (no caso de cinco passageiros) são outros destaques.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).