Nissan confirma fim de linha do March em setembro

Está chegando ao fim a trajetória do Nissan March no Brasil. Intitulado pela marca como "o primeiro carro popular japonês" (embora viesse importado do México), a trajetória do compacto começou em setembro de 2011 em nosso País. Na época, a marca promovia os eventos itinerantes "Nissan Inova Show", que possibilitavam ao público fazer test-drives em toda a linha, e que ajudaram a impulsionar o sucesso do hatch. De início, o March tinha somente versões com motor 1.0 16v Flex de 77 cavalos, mas não demorou para que chegassem as opções mais completas SV e SR, ambas com motor 1.6 16v de 111 cavalos. 

O estilo do March sempre foi um "ame-o ou odeie-o", com formas bastante arredondadas em praticamente todos os ângulos. A marca decidiu equipar todas as versões com airbag duplo, numa época em que o item de segurança sequer era disponibilizado como opcional em vários de seus rivais. Por outro lado, nem as versões mais completas do March ofereciam freios ABS, por conta de problemas com fornecedores. 

Estes freios antitravamento foram disponibilizados primeiramente na versão SR, a partir de 2012, para no ano seguinte serem incorporados como equipamento de fábrica em todas as versões.

2014 foi um ano muito relevante para o March no Brasil. Ele passou a ser produzido nacionalmente, na então recém-inaugurada fábrica de Resende, Rio de Janeiro. Foi o primeiro veículo a ser produzido lá, e já chegou reestilizado, trazendo novidades no design externo (que lhe renderam o prefixo "New" March) e disponibilidade de equipamentos que até então nunca teve, como ar-condicionado automático digital, sistema multimídia e câmera de ré. A Nissan bem que tentou manter uma versão mais barata em produção, continuando a trazer o modelo 1.0 anterior vindo do México e depois apresentando o March Active, opção básica com o visual antigo, mas esta versão durou poucos meses no mercado.

Em 2015, o March trocou o motor 1.0 de quatro cilindros pelo 1.0 de três cilindros, com os mesmos 77 cv e 10 kgfm de torque. A maior vantagem estava no consumo de combustível mais reduzido.

No fim do mesmo ano, a marca disponibilizou o Pack Colors, com cores contrastantes à tonalidade da carroceria aplicadas no aerofólio, maçanetas externas e capas dos retrovisores.

No ano de 2016, o March passou a ter a comodidade do câmbio automático Xtronic CVT para as versões 1.6 SV e SL. O câmbio era uma mão na roda para quem não queria saber de pisar na embreagem e trocar marchas, porém não tinha trocas simuladas nem modo sequencial. No mesmo ano, o modelo passou a ter a série especial Rio 2016, limitada a mil carros.

Daí em diante, a Nissan foi promovendo apenas discretas atualizações em seu hatch. Em 2017, a versão SL passou a ter rodas mais bonitas, de cinco raios. Houve ainda um enxugamento de versões: primeiro saiu de linha o S 1.6 e o SL 1.6 manual. Em 2018, ganhou uma versão melhorada do sistema multimídia Multi-App para todas as versões (primeiramente como opcional para os modelos SV; depois se tornou item de série). Por fim, em 2020 o March abandonou o motor 1.0, sendo mantido em produção nas versões SV manual, SV automática e SL automática, todas com motor 1.6.

O fim do March sem deixar sucessor direto é compreensível. Esta geração deu lugar a um modelo totalmente novo na Europa em 2017, mas o fato é que fabricá-lo no Brasil seria pouco rentável e importá-lo está fora de cogitação, com o real bastante desvalorizado. O novo Versa ao menos é fabricado no México, país que possui acordo de livre comércio automotivo com o Brasil, só que lá permanece sendo fabricado o March "antigo", como o brasileiro.

O March até que era um carro bom de dirigir. Com direção de assistência elétrica numa época em que ainda era comum ter vários oponentes com direção hidráulica, ótimo espaço para cabeça e ajustes de altura do banco do motorista e da coluna de direção, mesmo a versão 1.0 era um pouco mais esperta que a média do segmento. O 1.6, então, sobrava para a carroceria leve e compacta. Mas a Nissan deixou o carro sem novidades e preferiu adotar a estratégia de oferecer só versões mais completas. Dessa maneira, era até previsível que o hatch não durasse muito tempo na linha de montagem de Resende.

Após o fim de linha, previsto para setembro, o March de início não terá substituto - a própria marca se encarregou de enviar um comunicado confirmando a informação do término da produção. Seu lugar como carro de entrada da marca posteriormente será ocupado por um utilitário compacto menor que o Kicks, de traços semelhantes ao Magnite Concept recentemente apresentado na Índia.

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