Enfim, eis o Volkswagen Nivus em sua versão Highline 200 TSI


Depois da grande expectativa, a Volkswagen do Brasil finalmente apresenta o Nivus, modelo considerado pela marca como um CUV (crossover utility vehicle), que mistura elementos de estilo de duas categorias - no caso, o visual parrudo dos SUVs associado à fluidez de linhas característica dos coupés. O Nivus está sendo revelado "em partes": primeiro, a marca apresentou seu novo sistema multimídia VW Play, aproveitando para revelar um pouco do interior e do exterior do carro (ainda camuflado do lado de fora). Na live de hoje, a marca revelou todo o visual do Nivus e boa parte de seus equipamentos. Mas ainda ficaram algumas incógnitas, como preço e conteúdo das versões, bem como os benefícios de pré-venda, que só devem ser reveladas nas próximas semanas.


A produção do Nivus inicia em São Bernardo do Campo (São Paulo) dentro de 2 semanas. O novo modelo deverá chegar às concessionárias em julho com uma gama de versões "bem enxuta", nas palavras da VW. Nossa aposta é que o modelo deverá ter versões Comfortline e Highline, bem como uma opção para o público PCD posteriormente.


O Nivus terá faróis de LED, e os diodos emissores de luz também estão nas luzes de condução diurna, nos faróis de neblina e, atrás, nas lanternas. É o primeiro modelo a trazer o novo logotipo da Volkswagen no Brasil, bem como o primeiro a estrear a nova tipologia da marca em seus emblemas traseiros.


A carroceria terá seis cores, Branco Cristal, Preto Ninja, Cinza Moonstone, Cinza Platinum, Prata Sirius e o Vermelho Sunset do carro da apresentação, levemente puxado para o laranja. Tanto o vermelho quanto o cinza terão opções "Hero", que incluem o teto pintado de preto e as rodas escurecidas.


Com design externo que começou a ser traçado há cerca de 4 anos por José Carlos Pavone, Head de Design da Volkswagen para a América Latina, o Nivus possui faróis conectados com a grade e uma queda fluida da coluna traseira ao estilo dos SUV-cupês, como o Audi Q3 Sportback, por exemplo. Mas os apliques pretos na carroceria e a altura em relação ao solo 2,75 cm mais elevada em relação ao Polo entregam o lado utilitário do Nivus. As rodas de liga leve são de 17 polegadas na versão Highline, com pneus 205/55. O modelo terá racks de teto funcionais. Atrás, o destaque são as lanternas unidas por uma moldura preta que acomoda o símbolo da Volks.


No interior, o volante tem estilo inédito no Brasil, o mesmo utilizado pelo Golf 8. O forro e demais elementos do teto são pretos, bem como a moldura central do painel, e a padronagem dos bancos mescla elementos em preto, bege (nas molduras) e cinza (ao centro). Atrás, haverá iluminação de teto, entrada USB para carregamento e porta-revistas. Curiosamente, o Nivus abandona o suporte para celular ao centro do painel, um elemento recorrente nos carros da VW Brasil desde a reestilização de 2016 do Gol.


Entre os itens disponíveis na versão Highline 200 TSI, estão: 6 airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), detector de fadiga do motorista, fixações ISOFIX e top-tether para fixação de cadeirinhas infantis no banco traseiro,  chave presencial com partida do motor por botão, controle eletrônico de estabilidade, auxílio de partida em ladeiras, quadro de instrumentos digital configurável (Active Info Display), frenagem automática pós-colisão, ar-condicionado digital automático com saídas traseiras, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e câmera de ré.


Há alguns itens do Nivus que não estão disponíveis nem mesmo no T-Cross. É o caso do ACC, o controlador automático de velocidade adaptativo, com capacidade de frear caso encontre um veículo mais lento à frente, e de acelerar caso a pista fique livre. O Nivus também terá a frenagem automática de emergência, que detecta o risco de uma colisão frontal e freia o carro sem intervenção do motorista, parando completamente a até 50 km/h.


O sistema multimídia VW Play foi desenvolvido por uma equipe de 50 pessoas da América Latina. Foram cerca de 3 anos dedicados para materializar o equipamento do novo utilitário. Com tela de 10,1 polegadas (envolta em vidro temperado, visando minimizar marcas de dedos, riscos e reflexos), definição de 1540 x 720 pixels, memória RAM de 2 gigabytes, processador multi-core com GPU integrada e memória interna de 10 gigabytes, o funcionamento do novo sistema multimídia foi pensado para ser similar ao uso de um celular ou tablet.

Pela tela no painel é possível acessar diversos aplicativos, como o Meu Volkswagen, onde é possível agendar revisões (e também escolher se serão trocados itens adicionais ou apenas o que for programado pela montadora), e, posteriormente, receber os "carimbos virtuais" dos serviços realizados, além do Manual Cognitivo acionado pela voz e que entende a linguagem coloquial - o sistema, operado pelo IBM Watson, já teve 150 mil downloads até o momento. Quando o carro está com nível de combustível baixo, é possível localizar os postos mais próximos.

A Volkswagen buscou parcerias para oferecer facilidades e descontos no uso de alguns aplicativos, que podem ser instalados na loja virtual VW Play Apps. Para quem escuta audiobooks, haverá 20% de desconto nos conteúdos do app 12min e 50% de desconto na anuidade do ubook. Também será possível pedir comida pelo iFood e pagar o Estapar de dentro do carro. Também haverá 3 meses de mensalidade gratuita no Sem Parar.

O VW Play conta com perfis de usuário personalizáveis, espelhamento de tela de celular sem fio (apenas Apple CarPlay; o Android Auto continua a ser usado via cabo USB), conexão em rede Wi-Fi, Mídia Player para reproduzir fotos e vídeos, 6 memórias de estação de rádio, Bluetooth 4.2 com armazenamento de até mil fotos de contatos e até modo Manobrista (porém este só serve para a proteção dos apps, bloqueando o conteúdo através de uma senha de 4 dígitos).


Construído sobre a plataforma modular MQB, assim como Polo, Virtus e T-Cross, o Nivus possui 4,27 metros de comprimento, 1,76 m de largura (sem retrovisores), 1,49 metro de altura e 2,57 m de distância entre-eixos. 


O porta-malas conta com capacidade de 415 litros e pode ser ampliado com o rebatimento parcial ou total do banco traseiro. A abertura da tampa do porta-malas pode ser feita por um botão sensível ao toque posicionado no canto direito da tela do sistema multimídia.


As versões do Nivus terão o motor 1.0 "200 TSI" de três cilindros, flex-fuel, com turbo e injeção direta de combustível. Ele entrega, com etanol, 128 cavalos e 20,4 kgfm do motor (ou 200 Nm, daí o nome do motor). Ele estará vinculado ao câmbio automático com conversor de torque, 6 marchas e modo sequencial. A opção com câmbio manual foi inicialmente considerada pela Volkswagen, mas concessionários e consumidores consultados em pesquisas de mercado acabaram não fazendo questão desta alternativa de transmissão.


Segundo a marca, o Nivus será a opção de entrada da marca no mundo dos SUVs, disputando também o público hoje de olho em hatches e sedãs compactos premium. Nosso palpite é que o Nivus chegue com preços entre R$ 85 mil e R$ 105 mil, a depender dos equipamentos incluídos.


Na Argentina, o Nivus começa a ser comercializado no segundo semestre de 2020. Outros mercados da América Latina terão o modelo no primeiro semestre de 2021. Segundo o CEO da marca para a América Latina, Pablo de Si, a produção em Pamplona (Espanha) para o mercado europeu inicia no segundo semestre de 2021.


Enquanto o Nivus não pode ser conferido pessoalmente, a Volkswagen disponibiliza um app de realidade aumentada para conhecer o exterior e o interior do Nivus, que pode ser instalado em um smartphone ou tablet. Será possível ver os detalhes da carroceria e mudar sua cor, girar o carro, abrir as portas, os vidros ou até mesmo o porta-malas. 


Outra nova experiência possível será a DDX (Digital Dealer Experience) nas concessionárias, que, por meio de uma Smart TV e dos óculos de realidade virtual, permite ao consumidor conferir os detalhes do Nivus em três dimensões. Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, garante que mais de 85% das concessionárias no Brasil estarão capacitadas a oferecer esta experiência de realidade virtual.


As pré-vendas deverão iniciar no fim de junho. E justamente sobre isso fomos mencionados na sessão de perguntas e respostas para jornalistas! O Auto REALIDADE perguntou sobre os benefícios no lote exclusivo de pré-venda. Mas a resposta foi no sentido "aguarde que vem coisa boa". Será um lote específico, muito provavelmente da versão Highline com todos os opcionais disponíveis.


E a opção por realizar um lançamento em meio à pandemia do novo coronavírus? Pablo de Si justifica comentando que a apresentação do Nivus já seria cerca de 80% digital há um ano, e portanto o cronograma deste lançamento acabou sendo mantido.



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