Volkswagen apresenta detalhes do VW Play que equipa o Nivus


A Volkswagen revelou hoje, numa live, as características do VW Play, sistema multimídia inédito que estreia no Nivus, que será lançado no final de junho. Desenvolvido por uma equipe de 50 pessoas da América Latina, foram cerca de 3 anos dedicados para materializar o equipamento do novo utilitário.


Com tela de 10,1 polegadas (envolta em vidro temperado, visando minimizar marcas de dedos, riscos e reflexos), definição de 1540 x 720 pixels, memória RAM de 2 gigabytes, processador multi-core com GPU integrada e memória interna de 10 gigabytes de armazenamento, o funcionamento do novo sistema multimídia foi pensado ser similar ao uso de um celular ou tablet.


Pela tela no painel é possível acessar diversos aplicativos, como o Meu Volkswagen, onde é possível agendar revisões (e também escolher se serão trocados itens adicionais ou apenas o que for programado pela montadora), e, posteriormente, receber os "carimbos virtuais" dos serviços realizados, além do Manual Cognitivo acionado pela voz e que entende a linguagem coloquial - o sistema, operado pelo IBM Watson, já teve 150 mil downloads até o momento. Quando o carro está com nível de combustível baixo, é possível checar quais postos estão mais próximos da localização do veículo.


A Volkswagen buscou parcerias para oferecer facilidades e descontos no uso de alguns aplicativos, que podem ser instalados na loja virtual VW Play Apps. Para quem escuta audiobooks, haverá 20% de desconto nos conteúdos do app 12min e 50% de desconto na anuidade do ubook. Também será possível pedir comida pelo iFood e pagar o Estapar de dentro do carro. Os consumidores do Nivus também poderão desfrutar de serviços da Porto Seguro e 3 meses de mensalidade gratuita no Sem Parar.


O VW Play conta com perfis de usuário personalizáveis, espelhamento de tela de celular sem fio (apenas Apple CarPlay; o Android Auto continua a ser usado via cabo USB), conexão em rede Wi-Fi, Mídia Player para reproduzir fotos e vídeos, 6 memórias de estação de rádio, Bluetooth 4.2 com armazenamento de até mil fotos de contatos e até modo Manobrista (porém este só serve para a proteção dos apps, bloqueando o conteúdo através de uma senha de 4 dígitos).


Para evitar distração, vídeos e apps que não são de navegação não serão reproduzidos na tela com o veículo em movimento. Haverá compatibilidade com pen drives de até 32 GB.

Diferentemente da central multimídia Discover Media, o VW Play não possui GPS nativo, embora haja uma antena para localização do carro. A vantagem é poder instalar no HD do carro o aplicativo preferido de navegação, como o Waze ou o Google Maps.


Segundo o presidente da marca na América Latina, Pablo De Si, outros modelos da Volkswagen deverão receber o sistema multimídia VW Play a partir dos próximos meses, com o mesmo tamanho de tela. Ele, no entanto, desconversou se esta central estará presente em todas as versões do Nivus. Na sessão de perguntas e respostas, o Auto REALIDADE questionou quais serão as especificações do sistema de som do Nivus, mas esta pergunta acabou não sendo respondida pela equipe da Volkswagen. Se seguir Polo e T-Cross, o Nivus terá 4 alto-falantes e 2 tweeters.


Tirando o novo sistema multimídia, o interior do SUV com pegada de cupê lembra o do Polo, mas traz volante com estilo inédito no Brasil. O quadro de instrumentos digital (Active Info Display) é o mesmo do Polo Highline, mas agora há novos detalhes: dentro dos instrumentos, é possível visualizar a capa do álbum da música que está tocando ou a foto de contato de alguém que está fazendo uma ligação para você.


Toda a estrutura do painel é a mesma do Polo, assim como o botão para acendimento dos faróis e os comandos do ar-condicionado automático e digital de zona única.

Os mais detalhistas devem ter percebido que alguns ícones no canto direito da tela, presentes nos primeiros teasers do Nivus, agora sumiram. Agora, são apenas 3 itens: bipes dos sensores de estacionamento, abertura da tampa do porta-malas e configurações. Portanto, diferentemente do que a marca deu a entender anteriormente, o Nivus não deverá ter Start-Stop ou assistente de estacionamento automático.

Comentários