Trajetória da Strada no mercado brasileiro é uma das mais
brilhantes em toda a história da indústria. A Fiat criou o segmento de picapes
derivadas de automóveis compactos (no Brasil, pois antes houve um Datsun no
exterior), quando apresentou o modelo baseado no 147, no Salão do Automóvel de
1978. Ford, GM e VW responderam depois com Pampa, Chevy 500, Saveiro e não
demorou para o modelo da VW assumir a liderança.
Interior ficou espaçoso para cinco ocupantes e com amplo
ângulo de abertura das portas – modelo anterior estava homologado para quatro
passageiros e só tinha três portas. Bancos, volante e painel também são novos e
a posição de guiar é boa, faltando, porém, regulagem de distância do volante.
Central multimídia de 7 pol. é a primeira, entre veículos nacionais, a parear sem
fio os aplicativos de rota Android Auto e Apple CarPlay. Esta comodidade seria
mais útil se houvesse carregamento por indução do celular. Há duas portas USB, uma
delas na parte de trás do console. Agora existem 11 porta-objetos espalhados
pela cabine.
A caçamba tem ótimo volume de 844 litros (como referência,
Oroch, 683 litros) e 650 kg de carga útil. Sua tampa permite abertura e
fechamento com mínimo esforço e sem necessidade de mola a gás. A capota
marítima foi projetada para vedar água e com maior eficiência. Estepe,
de uso temporário, tem sistema antifurto simples e eficaz.
O motor é o 4-cilindros flex, de 1,33 L, 109 cv (etanol) e 14,4
kgfm, igual ao utilizado no Argo e Cronos. São 11 cv a menos que os principais
rivais ou 23 cv, se considerado o motor anterior de 1,75 L. Em princípio
indicaria um veículo lento, mas essa sensação não se confirma na prática.
Fiz uma avaliação inicial, em circuito fechado e sem carga.
Deixou boa impressão em conforto e dirigibilidade. Ajudam bastante as relações
de câmbio curtas (sem nível de ruído incômodo) e peso em ordem de marcha 79 kg
menor que a Strada anterior. No entanto, com cargas média e alta, vai se ressentir
em razão de valores de torque inferiores.
ALTA RODA
CRONOGRAMA de
lançamento do Nivus, o SUV com teto arredondado com a mesma arquitetura MQB A0
do Polo, não será afetado pela paralisação atual em 95% das fábricas
brasileiras. O novo modelo, entre os mais aguardados deste ano, está confirmado
para junho. Em 15 de abril próximo, a VW revelará à imprensa detalhes
relevantes do carro e sem embargo.
RECUO foi de 8,1%
no primeiro trimestre de 2020, em relação ao mesmo período de 2019. O efeito
estatístico será profundo em abril porque haverá três semanas sob influência da
paralisação contínua dos emplacamentos, fora as duas do mês passado. Última
semana deste mês poderá ser caótica com acúmulo de serviços e filas nos pátios
dos Detrans. Isso dificulta fazer previsões confiáveis.
NOTÍCIAS da
Argentina exageraram os desacordos entre Ford e VW sobre as novas Ranger e Amarok,
previstas para 2022/23. Projetos continuam a se desenvolver em paralelo e até o
presidente mundial da VW, Herbert Diess, mostrou um esboço, há duas semanas. As
picapes poderiam ser feitas, individualmente, em General Pacheco, Buenos Aires,
onde as duas fábricas são vizinhas.
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1º de maio de 1999. É publicada em uma rede nacional de 98 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
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