Fotos | Divulgação
A Citroën, após retirar de linha o GSA em 1986, constatou que precisava de um hatchback para concorrer diretamente com modelos como Golf, Tipo e Astra, entre outros - um segmento muito forte no continente europeu até os dias de hoje. Antecipado pelo protótipo de competição Rally Raid em 1990, que venceu o rali Paris-Dakar, o modelo chegou no Salão de Genebra de 1991: era o ZX, com linhas traçadas pelo estúdio Bertone e que estavam plenamente alinhadas com as tendências de época.
A Citroën, após retirar de linha o GSA em 1986, constatou que precisava de um hatchback para concorrer diretamente com modelos como Golf, Tipo e Astra, entre outros - um segmento muito forte no continente europeu até os dias de hoje. Antecipado pelo protótipo de competição Rally Raid em 1990, que venceu o rali Paris-Dakar, o modelo chegou no Salão de Genebra de 1991: era o ZX, com linhas traçadas pelo estúdio Bertone e que estavam plenamente alinhadas com as tendências de época.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnWGVdKmQNS4FTebhxDw2ABW80zn6IrBjhsuSWI6p-F0jI__Oq2pbwrkTQJG83g-xeaha6Ky_-91g-kprFd4rHjv6a8-pYQ7L9XERMWwlFE7TltqWlDgH2RDmoAzS1G3BnmGJorJvMTMM/s640/ZX+%252813%2529.jpg)
No Brasil, o ZX começou a ser importado ao final de 1991, na versão esportiva Volcane. Visualmente, ele trazia faróis de longo alcance amarelos, frisos vermelhos nos para-choques (com spoilers) e nas laterais, aerofólio traseiro, rodas de liga leve de 14 polegadas e, opcionalmente, teto solar elétrico - um item chique, considerando que modelos nacionais considerados requintados como o Escort XR3 só tinham disponível o teto com abertura manual.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFnVqlWMO8v30vipYgVEpK7W-jYyMqeWjy7Ss3vUFlQ0mBFj1ueI9hRO6Oxs763EfhKVtGtWj_Z0AIDCP-H8T6u2fY72xELHLVru8_36QFD6vTz1dM2kWPnNM0b6M9cmwPVPhoJA1Lm2g/s640/ZX+%252810%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjFnVqlWMO8v30vipYgVEpK7W-jYyMqeWjy7Ss3vUFlQ0mBFj1ueI9hRO6Oxs763EfhKVtGtWj_Z0AIDCP-H8T6u2fY72xELHLVru8_36QFD6vTz1dM2kWPnNM0b6M9cmwPVPhoJA1Lm2g/s640/ZX+%252810%2529.jpg)
Por dentro, o ZX trazia uma série de excentricidades - algumas até comuns a outros modelos franceses da época, mas que eram peculiaridades estranhas à maioria do público brasileiro. O volante revestido em couro com frisos vermelhos não tinha buzina: ela era acionada na ponta da alavanca de faróis e piscas. Nos comandos dos retrovisores, uma surpresa: só o espelho do motorista era ajustável eletricamente, enquanto a lente do lado do passageiro era regulada por haste manual. Outra: o ZX não tinha porta-luvas, ausência que era (em parte) contornada pelos porta-objetos pelo interior.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7JnX6jBNVobeURZD6-EYZB2xPnM4fPWgOZppHZPRstz1P1nFWZrAD4bxoHoYvKyuAlccp8P2VQtRz63JQMjt9K_CJKRG5QD4wO797CEN8IWWePN20I_fA-m7QF7sTZ_VFSbcKF6VvbB0/s640/ZX+%25282%2529.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7JnX6jBNVobeURZD6-EYZB2xPnM4fPWgOZppHZPRstz1P1nFWZrAD4bxoHoYvKyuAlccp8P2VQtRz63JQMjt9K_CJKRG5QD4wO797CEN8IWWePN20I_fA-m7QF7sTZ_VFSbcKF6VvbB0/s640/ZX+%25282%2529.jpeg)
Já o rádio, que podia ser ocultado por uma tampa, era integrado ao painel - característica apreciável na época, já que estes aparelhos eram bem mais suscetíveis a roubo. E o banco traseiro era deslizante, permitindo um porta-malas maior ao arrastá-lo para a frente, ou mais espaço para as pernas dos passageiros. O volume variava entre 229 e 326 litros. Para ter acesso ao estepe, desrosqueava-se uma chave para que a roda sobressalente descesse em uma bandeja na parte traseira.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlT58DAFCWKLXI1ILk6RTsBOQboHBwOQRBTl8PUf0CgCnBttBxpx8Gkf4kCbhwCCNLe5OxPMzmb8gtCbyJkR0AkCaaluxeXd4Pw83GjhNQJRYBCHd6FMRyJTN0jK1Bo-MRFxBliWpSDOU/s640/ZX+%25281%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlT58DAFCWKLXI1ILk6RTsBOQboHBwOQRBTl8PUf0CgCnBttBxpx8Gkf4kCbhwCCNLe5OxPMzmb8gtCbyJkR0AkCaaluxeXd4Pw83GjhNQJRYBCHd6FMRyJTN0jK1Bo-MRFxBliWpSDOU/s640/ZX+%25281%2529.jpg)
De fábrica, o ZX Volcane trazia muita coisa que era opcional nos esportivos nacionais da época, como direção hidráulica e volante com regulagem de altura, ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos, ajuste elétrico do encosto do banco do motorista, entre outros. Opcionalmente, era possível incluir bancos de couro, freios ABS, toca-fitas e até câmbio automático, de 4 marchas.
Mecanicamente, o hatch da Citroën se destacava pelo motor 1.9 com injeção eletrônica multiponto da Bosch, que rendia 125 cavalos e 16,3 kgfm de torque, aliado ao câmbio manual de 5 marchas. Mas o mais interessante era o eixo traseiro que esterçava em até 2 graus com a compressão de coxins de borracha, o que dava a ele uma estabilidade igualada por poucos carros na época.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9S9cf2IO2C4yE5sDi8v26wn1ATcJALfMB8m52Lryg72xDTGvl9Du0NYOEUmxajHDkVV-5lChRPBdiBaCGAmDYSVdoDxvWXPp9SOSRKA4UJRSlVYdVBkOwECNaV92jXDHuir78IUBiPns/s640/ZX+%25285%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9S9cf2IO2C4yE5sDi8v26wn1ATcJALfMB8m52Lryg72xDTGvl9Du0NYOEUmxajHDkVV-5lChRPBdiBaCGAmDYSVdoDxvWXPp9SOSRKA4UJRSlVYdVBkOwECNaV92jXDHuir78IUBiPns/s640/ZX+%25285%2529.jpg)
No ano de 1994, chegou ao Brasil o ZX Volcane com motor de 16 válvulas. As mudanças visuais incluíam rodas de 15 polegadas com pneus 195/55 e aerofólio mais proeminente com brake-light, mas o grande destaque era mesmo o motor 2.0, que passava a entregar 155 cavalos e torque de 19,0 kgfm.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhe4c0X9kdy7P-z78Yb1At-mo8Z9hrCNQUbTk0PdVPeANmc-yBnLsJsuSbQ2PFfiR4RV0Q_3qoKw8ZDMMhxj8fbRisbOQg_j6h4Bbt10n0ZVx83SNvX7XInNzfCV11wYTToJbOY6qBRLSI/s640/ZX+%25283%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgntLR-bqWJmoFk6SMdgRu6oxFwPxn9jxuzRnEpDbdMKJ6qpIIo67hRMfHNnx0lEo0SLJwpXAIZ0gyyBvwAL0QrAkPXNCpFfqaZiUlm0u6ngEhyNg8XRaREYs1tlpja7UByG26m9xR__IU/s640/ZX+%25284%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhe4c0X9kdy7P-z78Yb1At-mo8Z9hrCNQUbTk0PdVPeANmc-yBnLsJsuSbQ2PFfiR4RV0Q_3qoKw8ZDMMhxj8fbRisbOQg_j6h4Bbt10n0ZVx83SNvX7XInNzfCV11wYTToJbOY6qBRLSI/s640/ZX+%25283%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgntLR-bqWJmoFk6SMdgRu6oxFwPxn9jxuzRnEpDbdMKJ6qpIIo67hRMfHNnx0lEo0SLJwpXAIZ0gyyBvwAL0QrAkPXNCpFfqaZiUlm0u6ngEhyNg8XRaREYs1tlpja7UByG26m9xR__IU/s640/ZX+%25284%2529.jpg)
Cabe aqui falar das diferenças estéticas entre o ZX de duas portas e o modelo de quatro portas. No de duas portas, as caixas de roda tinham um arco mais amplo, enquanto no modelo 4-portas elas um corte superior horizontal, rente ao para-choque de trás. Além disso, as maçanetas eram diferentes: no 2-portas, posicionava-se os dedos de lado para ter acesso, enquanto no 4-portas a mão ficava posicionada para cima. Curiosamente, as revistas de época exaltavam a visibilidade do modelo de 4 portas, mas relatavam grandes pontos cegos no modelo 2 portas.
Na parte de dentro, o grande destaque era o teclado na parte de baixo do painel, onde se apertavam os botões de 3 dígitos, e aí se liberava a partida. O ZX 94 de duas portas também trazia painel com revestimento parcial em couro (assim como volante e bancos, sendo que estes traziam regulagem lateral nos assentos dianteiros), e o rádio era assinado pela Sherwood.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9Hw_ZukA-8aOvmrFI8zO89f24KlHaoYAvsF2H1OocEjboiURfEg5Sw7rkukDnPOCTWAeRdqGysSd3xTshEhWwhMLGEMkmKoFTz9xcQBB7pZRg4vPL1ahw0cConyGfqIgaxGJAhWSWVNQ/s640/ZX+%252811%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9Hw_ZukA-8aOvmrFI8zO89f24KlHaoYAvsF2H1OocEjboiURfEg5Sw7rkukDnPOCTWAeRdqGysSd3xTshEhWwhMLGEMkmKoFTz9xcQBB7pZRg4vPL1ahw0cConyGfqIgaxGJAhWSWVNQ/s640/ZX+%252811%2529.jpg)
No modelo 1995 veio uma pequena reestilização: com inspiração no Xantia, a grade passava a ficar maior e acomodar o duplo chevron que é símbolo da marca. Inicialmente trazido apenas da França, parte das unidades do ZX vendidas aqui passaram a vir do Uruguai.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoNgaAtGXfVgJZTig1D5grq5_doNED6Ua7q_uB1VRm8stmrUNZ-_O7718J_V0VsC9LpDdEYmx4P6BjI2tsWqbicZgm-g2totsLfAgdyY9NV56jhGuofv_EVllaM3OJWk9g3d5FyptPaHI/s640/ZX+%25288%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBlMtcNvRak8DyIeXWJtSSy2_9Y0U8Y0Xm7eokIXwSWTTxTWEaHRZYn-dtVVppVZMGleGRW1c35vllH-wJQXu5Iw4ugiDFr5C0TG4VU9lYc65yryp30VuiqR-hEa-yNXGMqNu5o8HEZs0/s640/ZX+%25287%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjoNgaAtGXfVgJZTig1D5grq5_doNED6Ua7q_uB1VRm8stmrUNZ-_O7718J_V0VsC9LpDdEYmx4P6BjI2tsWqbicZgm-g2totsLfAgdyY9NV56jhGuofv_EVllaM3OJWk9g3d5FyptPaHI/s640/ZX+%25288%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBlMtcNvRak8DyIeXWJtSSy2_9Y0U8Y0Xm7eokIXwSWTTxTWEaHRZYn-dtVVppVZMGleGRW1c35vllH-wJQXu5Iw4ugiDFr5C0TG4VU9lYc65yryp30VuiqR-hEa-yNXGMqNu5o8HEZs0/s640/ZX+%25287%2529.jpg)
O ano de 1996 representou o ápice de diversidade de versões do ZX no Brasil. O modelo Furio tinha carroceria de duas portas e visual jovial, mas seu propósito era mais manso: com motor 1.8 de 103 cavalos e 16 kgfm de torque, ele concorria com Golf GLX, Astra "belga" e Renault 19 RT.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhtFNmeKhyphenhyphenH_HNIX9fv7earpw6qbcvvGkrHayoaJfU_yXEP99qH7MQ6l0qP86gdG3KWm5BYb6CtLNSjbWbLTaQbT_DhScucR7nkFP1miujDnZQ9czYHYMKTTHkS_w1b7z7Vjb3m2DlY0s/s640/ZX+%25289%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhtFNmeKhyphenhyphenH_HNIX9fv7earpw6qbcvvGkrHayoaJfU_yXEP99qH7MQ6l0qP86gdG3KWm5BYb6CtLNSjbWbLTaQbT_DhScucR7nkFP1miujDnZQ9czYHYMKTTHkS_w1b7z7Vjb3m2DlY0s/s640/ZX+%25289%2529.jpg)
Mesmo sendo a versão "básica", o Furio vinha bem equipado, com direção hidráulica (ajustável em altura), ar-condicionado, vidros verdes, lavador/limpador/desembaçador traseiro, faróis e lanterna de neblina, banco traseiro rebatível, entre outros, de série. E era possível adicionar airbag, rodas de liga leve de 14 polegadas (as mesmas do finado Volcane), rádio com toca-fitas, bancos de couro e o câmbio automático.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhno_d1zRfcnhb8P1FTcdDJBqgTXJO2WCbyFxfZSKloy6irKyrcF-Af_rqCv13EEh17Vw4-vAP_ApWKWXRfhsWeYU2iuOhGdpf1nr_HxPnBGaVLREQkfsg_rMYRI02YxzrVUW9G_y5O03Y/s640/ZX+%25282%2529.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhno_d1zRfcnhb8P1FTcdDJBqgTXJO2WCbyFxfZSKloy6irKyrcF-Af_rqCv13EEh17Vw4-vAP_ApWKWXRfhsWeYU2iuOhGdpf1nr_HxPnBGaVLREQkfsg_rMYRI02YxzrVUW9G_y5O03Y/s640/ZX+%25282%2529.jpg)
A versão 1.8 de 4-portas equivalente ao Furio se chamava Paris. Já o modelo 2.0 esportivo de duas portas passou a ser conhecido como ZX Coupé. Também foi importado o ZX Dakar, o modelo mais potente de todos, com motor 2.0 de 167 cavalos e 20,1 kgfm de torque: ele acelerava de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOquRbqxUCEi8w7n3nBTRzMe1g_u99ZkNsYrfQriB8AvsQYegydzku2tddmbBOW_dYgnAs3iA63W2IgBf3_Xag57xR6CLS_4yiz7q0PIIGDODej4xgK4rQBCYIFJO0QTPdmZX7zuE_x-U/s640/ZX+%25284%2529.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjf5IyDxOJPXd-2J9UqfN9RCVavdg36mdhzw-6Kp05-rmD_uyreXdUI3a_EVvy5CDbFKF4_UR7vMqTm9RjviYdOAVefcX6eF8hOwXIayrQ38JI-dQKrESQgbnyu2MOZ-yiMKMmPddlOdg/s640/ZX+%25283%2529.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOquRbqxUCEi8w7n3nBTRzMe1g_u99ZkNsYrfQriB8AvsQYegydzku2tddmbBOW_dYgnAs3iA63W2IgBf3_Xag57xR6CLS_4yiz7q0PIIGDODej4xgK4rQBCYIFJO0QTPdmZX7zuE_x-U/s640/ZX+%25284%2529.jpeg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjf5IyDxOJPXd-2J9UqfN9RCVavdg36mdhzw-6Kp05-rmD_uyreXdUI3a_EVvy5CDbFKF4_UR7vMqTm9RjviYdOAVefcX6eF8hOwXIayrQ38JI-dQKrESQgbnyu2MOZ-yiMKMmPddlOdg/s640/ZX+%25283%2529.jpeg)
Porém, o tempo parece passar mais rápido para os carros que foram mais ousados, e o ZX já parecia antiquado diante dos rivais que estreavam na Europa, como o Fiat Bravo e o Renault Mégane, só para citar alguns exemplos. O ZX teve suas importações para o Brasil interrompidas em 1997. No ano seguinte, chegava seu sucessor, o Xsara - que dava continuidade à tradição de ousadias da Citroën.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).