O Audi A3 só passou a ter uma carroceria sedã em sua terceira geração, mas atualmente as vendas deste modelo chegam a ser maior que a do modelo hatch em alguns mercados, como o brasileiro. Agora, a marca alemã revela como ficou a nova geração do A3 Sedan, que chega às concessionárias da Europa no final de junho.
O estilo está agora alinhado ao novo A3 Sportback (vale lembrar que, nesta quarta geração, o hatch só existirá com quatro portas). As dimensões do Sedan cresceram, mas não muito: 4 centímetros no comprimento (chegando a 4,50 metros), 2 centímetros na largura (1,82 m) e 1 centímetro na altura (1,43 m). A distância entre-eixos continua a mesma, e o porta-malas tem os mesmos 425 litros de volume.
Externamente, os faróis passam a ter a opção do Matrix LED com assinatura luminosa, como no Q8. O coeficiente aerodinâmico (Cx) foi reduzido de 0,29 para 0,25 - quanto menor esse índice, mais aerodinâmico o carro é. Os vincos na carroceria, mais fortes, contrastam com a suavidade das linhas do teto e do formato das janelas. Atrás, as lanternas seguem invadindo a tampa do porta-malas, mas o formato da peça está mais ousado.
Por dentro, o A3 Sedan incorpora as melhorias do Sportback, com um layout de cabine assumidamente voltado para o motorista, que é perceptível em detalhes como as duas saídas de ar que circundam a cúpula do quadro de instrumentos, e a parte central do painel voltada para a esquerda.
O sistema multimídia MMI touch com tela de 10,1 polegadas é envolto numa moldura com formato de trapézio. Já a parte frontal do console central, circundada por uma moldura prateada, traz ao centro a pequena alavanca de câmbio para ser acionada com a ponta dos dedos.
Existem também possui detalhes comuns ao novo Q3, como o acionamento das luzes por botões no canto esquerdo do painel, as maçanetas com estilo que se funde ao friso horizontal das portas, bem como o volante e o quadro de instrumentos digital e configurável, de 10,25 ou 12,3 polegadas a depender da versão.
Por enquanto, o A3 Sedan terá três opções de conjunto mecânico. Serão duas opções "35 TFSI" com o motor 1.5 Turbo com injeção direta de combustível e 150 cavalos: uma com câmbio manual de 6 marchas e outra com o câmbio automatizado de dupla embreagem S tronic, de 7 marchas. Neste último, há um sistema micro-híbrido de 48 volts que permite que o motor seja desligado em determinadas circunstâncias, como em velocidade de cruzeiro, para economizar combustível. Segundo a Audi, este modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e chega à velocidade máxima de 232 km/h.
A outra opção, a diesel, é o 2.0 TDI, também de 150 cavalos, aliado ao câmbio S tronic de 7 marchas. As pré-vendas em mercados europeus iniciam no final deste mês, por preços a partir de 29.800 euros.
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