Depois de muita espera, a Renault enfim apresenta o Duster 2021 ao mercado brasileiro. É a maior renovação pela qual o utilitário passa desde seu lançamento, em 2011. Ele chega nas versões Life para PCD, Zen manual, Zen CVT, Intense CVT e Iconic CVT. Por fora, o design frontal se destaca pela grade com formas mais fluidas e faróis com luzes diurnas de LED em formato de “C”. O para-brisa ficou mais inclinado e a linha de cintura ficou mais alta, reduzindo a área envidraçada. Atrás, as lanternas (também com LEDs nas luzes de posição) estão mais quadradas e o para-choque recebeu estilo mais agressivo.
Mas as maiores mudanças ocorreram mesmo em seu interior, onde pouca coisa foi aproveitada do Duster antigo. O volante passa a ser o mesmo dos novos Logan/Sandero/Stepway, revestido de couro, com botões de controlador automático de velocidade e comandos-satélite de som. O quadro de instrumentos passa a ter um display maior para as informações do computador de bordo, agora entre o conta-giros e o velocímetro.
Também é nova a central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8 polegadas e espelhamento de tela de celulares através do Android Auto e Apple CarPlay. Possui layout personalizável, com o cadastro de até cinco perfis. Pelo sistema é possível:
- Escolher um nome e uma foto de capa;
- Definir um layout personalizado da tela;
- Salvar suas preferências de configuração de som e rádio;
- Salvar até 9 estações de rádio na memória do sistema;
- Habilitar ou desabilitar o destravamento de portas sem a chave;
- Personalizar uma sequência de boas-vindas, incluindo avisos sonoros para o momento de abertura de portas e entrada no veículo;
- Personalizar o som das teclas.
Outra novidade é a possibilidade de parear até 6 celulares simultaneamente via Bluetooth, sendo possível realizar duas chamadas pelo sistema ao mesmo tempo. Também há a opção de acessar o sistema multimídia como "convidado", sem entrar como uma das cinco contas já configuradas. Foram mantidos o Eco Scoring e Eco Monitoring, para mostrar ao motorista o quanto sua condução está sendo econômica.
O Duster 2021 também incorpora o sistema Multiview, com imagens quatro câmeras, sendo uma dianteira, duas laterais e uma traseira, permitindo alterar a visualização entre as imagens pelo sistema multimídia para obter uma visão de todas as direções da carroceria.
O painel passa a ter novo console central, saídas de ar mais horizontais, bem como o ar-condicionado digital, com anéis cromados, oito velocidades de vento e opções de temperatura entre 17,5°C e 26,5° C.
Os painéis das portas com laterais revestidas em tecido trazem novos puxadores. Na versão manual, a alavanca do câmbio também é nova, enquanto o modelo automático reaproveitou a manopla anterior.
Os bancos dianteiros também são novos: o assento recebe espumas mais longas e melhor apoio lateral, enquanto o encosto apresenta maior espessura e laterais maiores, além de novos apoios de cabeça e de braço (para o banco do motorista, assim como o ajuste de altura).
O modelo novo oferece 1,5 litro a mais de espaço nos porta-objetos do que o modelo anterior, atingindo 20,3 litros no total. Já a capacidade do porta-malas foi mantida em bons 475 litros.
A direção eletro-hidráulica foi substituída pela elétrica: o número de voltas de um extremo ao outro do volante foi reduzido de 3,28 para 3,10 e o esforço de manobra diminuiu 35% em relação à versão anterior.
Entre os novos equipamentos estão o acendimento automático dos faróis ao escurecer e a chave cartão presencial, com destravamento do veículo por aproximação, fechamento do veículo por afastamento e partida por botão.
O Renault Duster abandonou as opções com motor 2.0, incluindo também a opção com tração integral (4WD). Ainda assim, ele possui ângulo de entrada de 30° e de saída de 34°5’, além de altura do solo de 23,7 cm, a maior do segmento. Houve ainda um incremento de 12,5% em sua rigidez torcional em relação à geração antiga.
Tal incremento na rigidez da carroceria do Duster foi decorrente de reforços estruturais. Assim como todos os modelos fabricados a partir de 2020, o Renault passa a ter cinto de três pontos e apoio de cabeça para quem senta ao meio do banco traseiro, bem como fixações ISOFIX para cadeirinhas. Em termos de segurança, traz cintos dianteiros com pré-tensionadores, controle de estabilidade, freios ABS com AFU (auxiliar de frenagem de pânico), assistente de partida em subidas (que mantém o carro freado por 2 segundos em aclives), além do alerta do não-uso dos cintos dianteiros. Porém, a Renault manteve o Duster com apenas 2 airbags frontais (com desativação possível para o passageiro). Considerando que até Kwid e Sandero possuem 4 airbags nas versões mais básicas, é um contrassenso.
A versão mais completa (Iconic) traz o alerta de ponto cego, que acende uma luz nos retrovisores externos quando um veículo se encontra na zona cega do motorista, e pode ser ativado/desativado por um botão no canto esquerdo do painel, junto aos comandos dos retrovisores elétricos. Além disso, ele passa a ter 4 sensores de estacionamento traseiros (antes eram 3).
O Duster 2021 traz novos elementos de absorção e isolamento acústico, como janelas das portas dianteiras mais espessas. No sistema de som, ele recebe dois tweeters no painel, com foco nos sons agudos e médios. Há ainda dois falantes "front boomers" nas portas dianteiras e dois "rear bicons" nas portas traseiras.
O motor 1.6 SCe é o mesmo do modelo anterior, mas passa a contar com o Start & Stop, que passa a estar associado também às versões automáticas e desliga/religa o motor em paradas para economizar combustível. Com duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote e aceitando gasolina e etanol, ele rende 120 cavalos e 16,2 kgfm de torque com etanol. Já o câmbio automático CVT X-Tronic possui 6 marchas virtuais.
Versões e preços
Zen (R$ 71.790)
Vem com ABS, airbags frontais, alarme perimétrico, ar-condicionado manual, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível bipartido, barras de teto pretas, chave-canivete, cintos de 3 pontos para todos, direção elétrica, controle de estabilidade, assistente de partida em subidas, faróis com assinatura em LED, fixações ISOFIX, luz de cortesia traseira, rádio com 4 alto-falantes, rodas de aço de 16 polegadas, Stop & Start, tomada 12 Volts traseira, travas elétricas com fechamento em movimento e vidros elétricos nas 4 portas.
Opcional: Pack Techno (R$ 3.000)
Multimídia Easy Link, faróis de neblina, controlador/limitador de velocidade e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Zen CVT (R$ 77.790)
Todos os itens da versão Zen + câmbio automático e ponteira do escapamento cromada.
Opcional: Pack Techno (R$ 3.000)
Multimídia Easy Link, faróis de neblina, controlador/limitador de velocidade e rodas de liga leve de 16 polegadas.
Intense CVT X-TRONIC (R$ 83.490)
Todos os itens da versão Zen automática + grade dianteira cromada, maçanetas na cor da carroceria, barras de teto cromadas, aplique prateado nos para-choques, faróis de neblina, retrovisores elétricos com capas cromadas, rodas de liga leve de 16 polegadas, vidros elétricos com função um-toque, indicador de temperatura externa, luzes no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis, volante revestido em couro, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, ar-condicionado automático e controlador/limitador de velocidade.
Opcionais:
Bancos de couro (R$ 1.700)
Pack Outsider (R$ 2.300)
Protetor do para-choque frontal com faróis auxiliares
Alargadores de para-lamas
Frisos para portas
Barras de teto e capas dos retrovisores em preto
Iconic CVT X-TRONIC (R$ 87.490)
Todos os itens da versão Intense CVT + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, acendimento automático dos faróis, chave cartão presencial, rodas de liga leve de 17 polegadas diamantadas e apoio de braço para o motorista.
Bancos de couro (R$ 1.700)
Pack Outsider (R$ 2.300)
Protetor do para-choque frontal com faróis auxiliares
Alargadores de para-lamas
Frisos para portas
Barras de teto e capas dos retrovisores em preto
Há ainda quatro kits com mais de 26 acessórios, instalados nas concessionárias Renault. São eles:
Kit Conforto: espelho com função tilt down, apoio de braço e tapetes em carpete.
Kit Família: multimídia Easy Link, câmera de ré e frisos na cor do veículo.
Kit Viagem: barras de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora.
Kit Aventura: proteção frontal, faróis de longo alcance, alargadores de para-lama e friso para portas.
São oito as opções de cores: branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé, azul Iron e preto Nacré.
O novo Duster possui garantia de fábrica de 3 anos ou 100.000 km, preços fixos de revisão (incluindo mão de obra), serviço Renault Assistance durante um ano, garantia de preço cumprido ou a diferença de volta na Revisão Preço Fechado ou na promoção Oficina de Ofertas e os serviços Renault Minuto, sem agendamento prévio e com horários estendidos de atendimento.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).