Quando foi lançado, em 1996, o Audi A3 inaugurava um segmento na marca alemã. A partir de sua plataforma, originaram-se modelos como o VW Golf 4 e o Audi TT, entre outros. Passou por mudanças de geração em 2003 e 2012. Agora, é chegada a hora do mundo conhecer a quarta geração de um dos modelos mais importantes para a marca na atualidade (inclusive no Brasil).
Contrariando a lógica de todas as gerações anteriores, quando ele foi apresentado inicialmente com duas portas para posteriormente ser revelado o 4 portas, a quarta geração só terá como opção de carroceria hatchback este Sportback das imagens, com quatro portas. Isso se explica por conta do declínio do interesse pelos modelos deste porte com apenas duas portas - o Volkswagen Golf 8 foi pelo mesmo caminho. Posteriormente, deve ser apresentado o novo A3 Sedan. A disponibilidade da versão conversível por enquanto ainda é uma incógnita.
A nova carroceria, construída sobre a plataforma modular MQB, cresceu 3 centímetros tanto no comprimento (agora, 4,34 metros) quanto na largura (1,82 m). A distância entre-eixos permaneceu nos 2,64 metros, assim como a altura (1,43 metro). O porta-malas comporta 380 litros e pode ter sua capacidade ampliada para 1200 litros com o rebatimento dos bancos traseiros. Opcionalmente está disponível a tampa com acionamento elétrico com gesto do pé sob o para-choque, como nas versões mais completas do novo Q3.
O visual está mais ousado, sem representar uma ruptura total com o Sportback anterior. A frente passa a ter opção de faróis Matrix LED, como o Q8. Tanto a grade quanto as molduras dos para-choques ficaram mais angulosas, e os vincos das laterais ficaram mais pronunciados. Na traseira, as lanternas continuam a trespassar a tampa do porta-malas e estão com formato mais agressivo, assim como o estilo do para-choque. Na Europa, haverá 12 opções de cores para a carroceria.
O interior também reserva boas surpresas. Ele conta com detalhes inéditos em um Audi, como as duas saídas de ar que circundam a cúpula do quadro de instrumentos, a moldura do sistema multimídia (com tela de 10,1 polegadas) com formato de trapézio e a pequena alavanca de câmbio automático para ser acionada com a ponta dos dedos (exceto na versão manual, que possui uma alavanca mais tradicional). Mas também possui detalhes comuns ao novo Q3, como o acionamento das luzes por botões no canto esquerdo do painel, as maçanetas com estilo que se funde ao friso destacado nas portas, bem como o volante e o quadro de instrumentos digital, de 10,25 ou 12,3 polegadas a depender da versão.
No Velho Continente, o A3 terá opções de motores 1.5 Turbo a gasolina (com opção do sistema micro-híbrido associado ao câmbio) com 150 cavalos, 1.0 de 3 cilindros e 110 cavalos, além de duas opções movidas a diesel (2.0 TDI), com 116 ou 150 cavalos.
O novo Audi A3 deverá vir importado para o Brasil inclusive em sua carroceria sedã, com a priorização crescente da linha de montagem de São José dos Pinhais (PR) para o Volkswagen T-Cross. Na Europa, as pré-vendas já começaram, com as primeiras entregas previstas para maio.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).