Volkswagen Polo GTS chega custando R$ 99.470


Já são 26 anos desde que a sigla de três letras GTS deixou o portfólio da Volkswagen no Brasil. Mas agora o Polo resgata a sigla de esportividade que atingiu seu auge na década de 1980. O modelo chega este mês às mais de 500 concessionárias da marca com preço a partir de R$ 99.470. Com o motor 250 TSI (1.4 Flex de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque) e câmbio automático de seis marchas AQ250 recalibrado, o Polo GTS teve o sinal verde para sua produção após a boa aceitação do GTS Concept no Salão do Automóvel de São Paulo 2018.


O Polo GTS estava nas lojas desde meados de janeiro, mas as primeiras unidades foram apresentadas apenas de forma estática, nos showrooms. A VW revela agora os dados de desempenho do hatch: ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e chega à velocidade máxima de 207 km/h. Integrante da família EA211 de motores, o 250 TSI possui duplo circuito de arrefecimento, bloco e cabeçote feitos de alumínio e duplo comando de válvulas variável.


Por fora, é possível reconhecer o Polo GTS pelos faróis full LED, com filete vermelho que continua na grade (agora com aberturas em colmeia e com o logo GTS). O para-choque dianteiro é assemelhado ao do Polo GTI europeu, com parte central em preto-brilhante e maiores aberturas. Na lateral, a principal diferença está nas rodas de 17 polegadas, com face diamantada e pneus 205/50. A suspensão possui acerto mais firme em relação à da versão Highline. Ainda na lateral, o Polo GTS traz capas dos retrovisores na cor preto brilhante e emblemas da versão nos para-lamas dianteiros.


Na traseira, o Polo GTS traz aerofólio na tampa do porta-malas parcialmente pintado em preto brilhante e a parte inferior do para-choque traseiro exclusiva, para acomodar a dupla saída de escapamento. As lanternas são de LED, com assinatura que lembra a letra "P" na peça esquerda.


A cabine possui tema escurecido (teto, bancos, plásticos do console e laterais de porta são da cor preta). Os bancos dianteiros esportivos estão mais firmes, oferecendo mais apoio ao corpo em curvas. Os apoios de cabeça são integrados ao encosto para as costas.


Seu revestimento é misto entre tecido e couro, trazendo linhas horizontais que fazem referência aos bancos dos modelos da década de 80 e com a sigla GTS no encosto.


O volante traz revestimento de couro e costuras vermelhas, ajuste de altura/profundidade e a sigla GTS na base. Detalhes na cor vermelha também estão nas molduras das saídas de ar laterais, na base da alavanca de câmbio e nos tapetes.


O Polo GTS traz de série com o quadro de instrumentos digital configurável (Active Info Display), com layout em vermelho. Outro recurso é o seletor do modo de condução, que altera a personalidade do Polo GTS, alterando direção, transmissão, ar-condicionado e inclusive o som do motor – o motorista pode escolher entre os modos normal, ecológico, esportivo ou individual. Quando é selecionado o modo esportivo, entra em ação o atuador sonoro.


No campo da eletrônica, o Polo GTS é equipado com o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz parte do controle de estabilidade. O XDS+ diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos e permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas. Também está incluso o sistema de frenagem automática pós-colisão (Post-Collision Brake).


A lista de equipamentos de série inclui chave presencial e partida do motor por botão, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros (além de câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor nas paradas para economia de combustível), sistema multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas sensível ao toque (com GPS, espelhamento de tela de celulares App-Connect e comandos por voz), detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e o controlador automático de velocidade.


Como opcional está disponível o pacote Beats, com o sistema de som que inclui alto-falantes, tweeters, subwoofer e amplificador, além da prancheta para variação de espaço no porta-malas (s.a.v.e.) que inclui rede porta-objetos no compartimento.


O Polo GTS está disponível em opções de cores sólidas (Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado) e metálicas (Prata Sirius, Azul Biscay e Cinza Platinum).

Comentários