Projeções e texto | Júlio Max
Fotos | Divulgação e Júlio Max
O ano de 2020 promete trazer novidades bastante relevantes para o mercado brasileiro, entre alguns modelos "atrasados" (que eram para terem sido comercializados já em 2019), carros cercados de mistério até o momento e também novidades que prometem balançar seus respectivos segmentos. Sem mais delongas, confira o que cada marca deverá apresentar:
Audi
A partir de fevereiro de 2020, estará nas concessionárias a nova geração do Q3, que chega inicialmente nas versões Prestige, Prestige Plus e Black, todas elas com o motor 1.4 movido a gasolina de quatro cilindros com turbo e injeção direta de combustível, que entrega potência de 150 cavalos e 25,5 kgfm de torque - mesma força do motor do Q3 anterior, mas sem aceitar etanol. O câmbio é o S tronic de seis marchas. O Q3 ficou mais moderno, cresceu 9,7 centímetros no comprimento e ficou 25 milímetros mais largo que a geração anterior. Sua distância entre-eixos foi alongada em 7,7 centímetros, passando a 2,680 metros.
Posteriormente, até junho, chega o SUV elétrico e-tron, que já pode ser reservado a partir de R$ 459.990. O e-tron conta com dois motores elétricos e tração integral quattro, com regulagem contínua e variável da distribuição de torque entre os dois eixos. O conjunto de baterias fornece uma autonomia de 417 quilômetros (conforme o ciclo WLTP), e em estações de recarga rápida de 150 kW, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.
BMW
Depois de apresentar tantos carros novos em 2019, a principal novidade da BMW para o mercado brasileiro em 2020 deverá ser o Série 2 Gran Coupé, sedã baseado no atual Série 1. No Brasil, ele deverá ser oferecido em uma faixa de mercado inferior à do Série 3, como uma alternativa ao recém-lançado Mercedes-Benz CLA. Com tração dianteira e suspensão independente nas quatro rodas, o 2 Gran Coupé tem porta-malas mediano (430 litros), quadro de instrumentos digital e assistente de voz que reconhece linguagem coloquial.
Depois de apresentar tantos carros novos em 2019, a principal novidade da BMW para o mercado brasileiro em 2020 deverá ser o Série 2 Gran Coupé, sedã baseado no atual Série 1. No Brasil, ele deverá ser oferecido em uma faixa de mercado inferior à do Série 3, como uma alternativa ao recém-lançado Mercedes-Benz CLA. Com tração dianteira e suspensão independente nas quatro rodas, o 2 Gran Coupé tem porta-malas mediano (430 litros), quadro de instrumentos digital e assistente de voz que reconhece linguagem coloquial.
CAOA Chery
O best-seller da marca no Brasil - o Tiggo 5X - será reestilizado em 2020. As alterações externas são discretas, concentrando-se no estilo dos faróis, grade, para-choque, frisos laterais e rodas. Outro que deve receber modificações é o Tiggo 7. A CAOA Chery também passará a comercializar no País o Tiggo 8, que já havia sido apresentado no Salão de São Paulo em 2018, e virá já reestilizado, com maior porte e tecnologia em relação ao "irmão" 7.
Após cumprir a promessa de apresentar onze novos produtos (incluindo novas gerações, reestilizações e novas versões) em 2019, a Chevrolet garante que terá 7 lançamentos em 2020 no Brasil. O mais importante deles deverá ser apresentado já neste primeiro trimestre: é a nova geração do Tracker, que passará a ser produzido no Brasil e terá mais opções de versões, motores (1.0 e 1.4, ambos turbinados) e transmissões (manual ou automática) para deixar de ser um mero coadjuvante neste segmento que só cresce.
O novo Onix Hatch, que já está nas concessionárias, estreia este ano a versão RS, sucessora espiritual do modelo Effect. A grosso modo, será um modelo LTZ com motor 1.0 Turbo e câmbio manual, com detalhes estéticos diferenciados - entre eles, rodas de 16 polegadas pretas, aerofólio traseiro, faróis e lanternas escurecidos, grade com aberturas hexagonais, entre outros elementos. Por dentro, haverá molduras em preto-brilhante e detalhes em vermelho.
As outras novidades ainda estão obscuras. É possível que, assim como o Equinox 2020, a Trailblazer também ganhe a série Midnight, com detalhes escurecidos nas rodas, maçanetas, forrações internas e no emblema da Chevrolet. Outra novidade que poderá ser apresentada ainda este ano é a S10 reestilizada, com modificações na parte frontal e nos equipamentos.
Citroën
As outras novidades ainda estão obscuras. É possível que, assim como o Equinox 2020, a Trailblazer também ganhe a série Midnight, com detalhes escurecidos nas rodas, maçanetas, forrações internas e no emblema da Chevrolet. Outra novidade que poderá ser apresentada ainda este ano é a S10 reestilizada, com modificações na parte frontal e nos equipamentos.
Citroën
Concessionários da marca dão como certa a importação do C5 AirCross no segundo semestre deste ano. O utilitário é primo do Peugeot 3008 e deve ter preços similares a ele. O lançamento visa acolher os órfãos dos modelos C4 Picasso e Grand C4 Picasso, que deixaram de ser importados, e também injetar ânimo à marca - até porque o C4 Lounge não deverá durar muito tempo no mercado.
O visual traz elementos comuns ao C4 Cactus, como o conjunto óptico frontal dividido e as molduras frontais em cor contrastante. Entre os itens disponíveis, estão: quadro de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, central multimídia com tela de 8 polegadas, frenagem automática de emergência, controlador de velocidade adaptativo e Grip Control.
Fiat
Executivos da Fiat já não escondem que a sucessora da Strada está prevista para estrear no primeiro quadrimestre de 2020. O que eles ainda desconversam é sobre o batismo da nova picape, que terá duas opções de carroceria: cabine simples e cabine dupla, esta última com 4 portas e lugar para 5 pessoas. O mais provável é que seu nome permaneça Strada, até por conta do sucesso do modelo atual.
O visual da picape, até as portas dianteiras, será semelhante ao do Mobi, mas com personalidade própria em detalhes como grade e para-choque. Além disso, alguns elementos serão do Argo, como retrovisores e maçanetas. Na traseira, a inspiração visual será no Toro, mas a suspensão terá elementos da Fiorino e da Strada atual. A tampa da caçamba abrirá para baixo, como a Strada atual. No interior, volante e painel terão alterações em relação ao Mobi, enquanto os bancos virão do Argo.
O visual da picape, até as portas dianteiras, será semelhante ao do Mobi, mas com personalidade própria em detalhes como grade e para-choque. Além disso, alguns elementos serão do Argo, como retrovisores e maçanetas. Na traseira, a inspiração visual será no Toro, mas a suspensão terá elementos da Fiorino e da Strada atual. A tampa da caçamba abrirá para baixo, como a Strada atual. No interior, volante e painel terão alterações em relação ao Mobi, enquanto os bancos virão do Argo.
Ford
O Territory é uma das novidades mais esperadas pelos concessionários e consumidores. Revelado no Salão de São Paulo de 2018, ele começa a ser importado da China no primeiro semestre de 2020. O que ainda está incerto é em que versões o SUV de médio porte será trazido. A versão completa (Titanium) terá câmeras de visão em 360 graus (a visão pode ser alterada ao se arrastar o ícone do carro na central multimídia), controlador automático de velocidade adaptativo, auxiliar semi-automático de estacionamento, alerta de permanência em faixa e monitoramento de veículos em ponto cego, bem como carregamento sem fio para celular, central multimídia e quadro de instrumentos com tela de 10 polegadas.
A Ford confirmou a chegada de 8 novos carros em sua linha no ano de 2020, sendo que o primeiro da fila é o Mustang Black Shadow, no mês de janeiro. A marca faz mistério sobre os outros modelos, mas certamente complementará sua gama de SUVs com o Escape Hybrid, competindo diretamente com o Toyota RAV4.
A linha de picapes Ford deverá ter o reforço da F-150, de maior porte em relação à Ranger. Ela já está confirmada para o mercado argentino, em duas versões: a voltada para o off-road Raptor e a "urbana" Lariat cabine dupla (foto acima), esta última com motor 5.0 V8 de 400 cavalos, câmbio automático de 10 marchas e itens como partida remota do motor, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, teto solar panorâmico, tela de 8 polegadas para o sistema multimídia, entre outros. Por aqui, a Raptor já foi apresentada no Salão de São Paulo de 2018, mas ainda não há definição concreta sobre qual das versões a Ford venderá em nosso País.
A linha de picapes Ford deverá ter o reforço da F-150, de maior porte em relação à Ranger. Ela já está confirmada para o mercado argentino, em duas versões: a voltada para o off-road Raptor e a "urbana" Lariat cabine dupla (foto acima), esta última com motor 5.0 V8 de 400 cavalos, câmbio automático de 10 marchas e itens como partida remota do motor, banco do motorista com ajustes elétricos e memória, teto solar panorâmico, tela de 8 polegadas para o sistema multimídia, entre outros. Por aqui, a Raptor já foi apresentada no Salão de São Paulo de 2018, mas ainda não há definição concreta sobre qual das versões a Ford venderá em nosso País.
Honda
A Honda do Brasil parece ter despertado agora para o crescente mercado de modelos com propulsão híbrida e anunciou que o Accord será o primeiro modelo comercializado em nosso País com a tecnologia de propulsão híbrida e:HEV. Segundo a marca, será o primeiro de três veículos híbridos que serão comercializados até 2023 em nosso mercado.
Também existe a expectativa pela quarta geração do Fit, que poderá ser apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo. O que está incerto é se o monovolume será idêntico ao modelo já revelado no Japão e na Europa ou se terá modificações visuais para nosso mercado.
Também existe a expectativa pela quarta geração do Fit, que poderá ser apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo. O que está incerto é se o monovolume será idêntico ao modelo já revelado no Japão e na Europa ou se terá modificações visuais para nosso mercado.
Hyundai
Depois de reestilizar toda a linha HB20, HB20S e HB20X, a próxima jogada da Hyundai provavelmente será lançar uma versão do HB20 com câmbio manual e motor 1.0 TGDI de 120 cavalos, visando jogar água no chope das versões manuais do novo Onix com motor 1.0 Turbo de 116 cv. Talvez, aproveitando este embalo, a Hyundai prepare uma versão com apelo mais esportivo do hatch, como na projeção acima.
Depois de reestilizar toda a linha HB20, HB20S e HB20X, a próxima jogada da Hyundai provavelmente será lançar uma versão do HB20 com câmbio manual e motor 1.0 TGDI de 120 cavalos, visando jogar água no chope das versões manuais do novo Onix com motor 1.0 Turbo de 116 cv. Talvez, aproveitando este embalo, a Hyundai prepare uma versão com apelo mais esportivo do hatch, como na projeção acima.
A chinesa JAC Motors prometeu uma ofensiva de veículos elétricos, mas vários dos modelos prometidos em 2019 só chegam em 2020. É o caso da picape iEV 330P, que chega em abril com autonomia de 320 quilômetros, e do utilitário iEV 60 (foto acima), versão elétrica do recém-lançado T60, que será apresentado no mês de julho e tem autonomia de 380 quilômetros, por enquanto sem preço definido.
Jaguar
Recém-apresentado no exterior, o F-Type reestilizado não deve demorar a surgir no mercado brasileiro. As mudanças mais profundas ocorreram na frente, com estilo que lembra o elétrico I-Pace. Na traseira, os retorque nas lanternas e para-choque foram mais discretos. O interior finalmente ganha o quadro de instrumentos digital e configurável. O F-Type conta com motor 2.0 Turbo de 300 cavalos, 3.0 V6 Supercharged de 380 cavalos e o 5.0 V8 Supercharged com 444 ou 575 cavalos, a depender da versão.
Jeep
A marca deverá comercializar a Gladiator no segundo semestre do ano. Baseada no novo Wrangler lançado no ano passado, a picape depende da cotação do dólar perante o real para receber sinal verde para ser vendida aqui. É o primeiro modelo com caçamba da Jeep desde o fim de produção da Comanche em 1992. Seu motor é o mesmo 3.6 V6 Pentastar movido a gasolina que equipa o Wrangler vendido no Brasil; já o câmbio é automático de 8 marchas. Assim como no seu irmão jipe, a picape pode ter portas e partes da capota removidas.
Kia
O Rio puxa a fila das novidades automotivas do mercado nacional. Ele será apresentado já no mês de janeiro, em duas versões (LX e EX) que se diferenciarão pelo nível de equipamentos, pois ambas terão o mesmo motor (1.6 16 válvulas Flex, de 123 cavalos com gasolina e 130 cv com etanol). Um item que as duas versões terão é o sistema multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e conectividade com smartphones por meio do Android Auto e do Apple CarPlay.
O Rio puxa a fila das novidades automotivas do mercado nacional. Ele será apresentado já no mês de janeiro, em duas versões (LX e EX) que se diferenciarão pelo nível de equipamentos, pois ambas terão o mesmo motor (1.6 16 válvulas Flex, de 123 cavalos com gasolina e 130 cv com etanol). Um item que as duas versões terão é o sistema multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao toque e conectividade com smartphones por meio do Android Auto e do Apple CarPlay.
Depois da reestilização do Discovery Sport (as primeiras unidades da versão SE R-Dynamic já estão nas concessionárias), outra novidade da Land Rover é o Defender, que está confirmado para chegar ao mercado no segundo trimestre de 2020. Com estilo parcialmente antecipado pelo carro-conceito DC100, o novo Defender carrega apenas o nome do veterano jipe da marca inglesa. Todas as versões de 4 portas (110) virão com suspensão a ar, câmbio automático de 8 marchas, faróis em LED e novo sistema multimídia com tela touchscreen de 10 polegadas.
Lexus
O RX 450hL, SUV híbrido com sete lugares, chega para reforçar o portfólio de modelos movidos a combustão e eletricidade da Lexus no Brasil. A reestilização foi sutil na parte externa, mas adicionou controles mais intuitivos do touchpad e da central multimídia, agora com tela de 12,3 polegadas sensível ao toque. O utilitário traz motor 3.5 V6 aliado ao conjunto elétrico que geram junto 308 cavalos.
A montadora oferecerá no Brasil o GLB, utilitário com apelo familiar que traz opção de cinco ou sete lugares. Com 4,63 metros de comprimento, ele é baseado na plataforma que serve a modelos como os Classe A Hatch e Sedan. Apesar do estilo externo mais rústico, com formas horizontais e retangulares ao longo da carroceria, o interior é semelhante ao da nova safra da marca, com duas telas unidas que exibem os instrumentos e as informações do sistema multimídia, bem como saídas de ar circulares e touchpad central. Com os 7 bancos em uso, o porta-malas comporta 130 litros, ampliáveis para 570 litros com apenas 5 lugares ocupados. A fixação para cadeirinhas infantis está presente na segunda e na terceira fileiras de bancos.
Outra novidade confirmada, mas que deve aparecer mais para o fim de 2020, é o novo GLA - é a primeira renovação total desde o lançamento, que ocorreu em 2014 no Brasil. A nova carroceria encolheu alguns milímetros em comprimento e largura, mas ficou 10,6 cm mais alta e com distância entre-eixos 3 centímetros maior, o que representou mais espaço para os ocupantes. Por dentro, espere pelas mesmas tecnologias do atual Classe A, como as duas telas de 10 polegadas, o assistente pessoal MBUX acionado pela linguagem coloquial e os comandos no volante com botões que entendem os gestos dos dedos.
Mitsubishi
A L200 deverá passar por sua primeira reestilização desde que estreou a atual carroceria, em 2016. A frente fica semelhante à do Pajero Sport lançado no ano passado. Na parte traseira, as lanternas não espicham tanto em direção às laterais da caçamba como no modelo atual. O interior deverá concentrar poucas novidades (entre elas o volante de 4 raios do Pajero Sport e as padronagens de acabamento).
Outra novidade confirmada, mas que deve aparecer mais para o fim de 2020, é o novo GLA - é a primeira renovação total desde o lançamento, que ocorreu em 2014 no Brasil. A nova carroceria encolheu alguns milímetros em comprimento e largura, mas ficou 10,6 cm mais alta e com distância entre-eixos 3 centímetros maior, o que representou mais espaço para os ocupantes. Por dentro, espere pelas mesmas tecnologias do atual Classe A, como as duas telas de 10 polegadas, o assistente pessoal MBUX acionado pela linguagem coloquial e os comandos no volante com botões que entendem os gestos dos dedos.
Mitsubishi
A L200 deverá passar por sua primeira reestilização desde que estreou a atual carroceria, em 2016. A frente fica semelhante à do Pajero Sport lançado no ano passado. Na parte traseira, as lanternas não espicham tanto em direção às laterais da caçamba como no modelo atual. O interior deverá concentrar poucas novidades (entre elas o volante de 4 raios do Pajero Sport e as padronagens de acabamento).
A maior novidade da Nissan para o Brasil será a segunda geração do Versa, que se posiciona no segmento dos sedãs compactos premium - na tentativa de roubar uma parcela das vendas de modelos como Honda City, Toyota Yaris Sedan e das versões mais completas de Volkswagen Virtus e Fiat Cronos. O visual, bem mais agressivo e equilibrado que o atual modelo, segue as inspirações de estilo ditadas pelo Kicks, inclusive em seu interior. Motor (1.6) e câmbio (automático CVT) também deverão ser os mesmos do utilitário.
Para não confundir os consumidores, o Versa antigo (que continua em produção no Brasil) passará a se chamar V-Drive e terá sua gama de versões simplificada, com o fim das versões mais caras.
Em 2020, o 208 mudará de geração, alinhando-se ao modelo europeu. Ele passa a ser importado da Argentina e coexistirá com o 208 atual, que será mantido em linha nas versões mais básicas e segue a ser produzido em Porto Real (RJ). Com design inspirado em modelos como o 508, o 208 passa a ser baseado na nova plataforma EMP1 da PSA e está 9,3 centímetros mais comprido. O interior lembra o 3008, com volante achatado nas extremidades verticais, forros de porta visualmente unidos ao painel e opção de quadro de instrumentos digital configurável.
RAM
A 1500 está cotada para ser importada para o Brasil a partir do segundo semestre, com o motor 3.0 V6 Turbodiesel de 264 cavalos - mas viria a um preço salgado, pois diferentemente da irmã maior 2500, ela não é produzida no México (país com livre comércio de automóveis com o Brasil), e sim em Michigan (Estados Unidos). Por lá, são oferecidas sete versões, mas seguido a lógica da RAM 2500, a 1500 deverá vir ao País em versão única (Laramie) com cabine dupla. Um diferencial importante em relação à irmã maior é a possibilidade de pessoas com carteira B poderem dirigi-la (a atual 2500 exige carteira C).
RAM
A 1500 está cotada para ser importada para o Brasil a partir do segundo semestre, com o motor 3.0 V6 Turbodiesel de 264 cavalos - mas viria a um preço salgado, pois diferentemente da irmã maior 2500, ela não é produzida no México (país com livre comércio de automóveis com o Brasil), e sim em Michigan (Estados Unidos). Por lá, são oferecidas sete versões, mas seguido a lógica da RAM 2500, a 1500 deverá vir ao País em versão única (Laramie) com cabine dupla. Um diferencial importante em relação à irmã maior é a possibilidade de pessoas com carteira B poderem dirigi-la (a atual 2500 exige carteira C).
Renault
A principal novidade da marca para o Brasil será a apresentação da nova geração do Duster. É a primeira reformulação profunda no utilitário desde sua chegada em nosso mercado, em 2011 (houve uma reestilização em 2015). As dimensões são praticamente iguais às do antecessor e a plataforma B0 é a mesma. Mas o novo Duster trará melhorias como assistência de direção puramente elétrica, 4 airbags, controles de tração e estabilidade em todas as versões.
Já o utilitário Master passará por um face-lift (a primeira mudança desde que esta geração chegou ao Brasil, em 2013), envolvendo principalmente sua frente. A modificação visa reforçar sua liderança no segmento de vans/chassi-cabine.
Toyota
A Toyota prepara já para o mês de fevereiro a estreia da Hilux V6, com motor 4.0 24 válvulas movido a gasolina, com rendimento de 234 cavalos e 38,3 kgfm de torque, e fazendo par com o câmbio automático de seis marchas com modo sequencial. A Hilux GR Sport V6 terá alguns elementos de estilo diferentes em relação à versão homônima movida a diesel (que continua em produção), como no estilo das rodas e faixas decorativas.
Polo e Virtus GTS, atrasados, serão respectivamente o 15º e 16º lançamentos prometidos pela Volkswagen até o fim de 2020. Ambos terão o motor 1.4 TSI de 150 cavalos já aplicado ao T-Cross, aliado ao câmbio automático sequencial de 6 marchas. A dupla também traz detalhes exclusivos, como o estilo das rodas de 17 polegadas e do para-choque dianteiro. por dentro, Polo e Virtus GTS terão o pacote de equipamentos da versão Highline (com quadro de instrumentos digital, central multimídia com tela de 8 polegadas e ar-condicionado digital com saídas traseiras), além de detalhes vermelhos e bancos dianteiros com encostos de cabeça embutidos.
O Nivus será um dos principais lançamentos da marca e está em fase final de rodagens, exibindo a lateral já limpa nos protótipos recentemente flagrados. Deve chegar até abril como uma alternativa mais acessível ao T-Cross e com estilo mais ousado em relação ao Polo. Caberá a ele estrear o novo sistema multimídia da Volkswagen, todo desenvolvido nacionalmente. O Brasil deverá ser o primeiro mercado mundial a ter o novo modelo disponível.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).