A bem de verdade, a novidade desta matéria já havia chegado às concessionárias da marca em dezembro de 2019, inicialmente na versão R-Dynamic SE. Mas fato é que só em janeiro a Land Rover inicia de forma oficial a comercialização de todas as versões do Discovery Sport 2020. O SUV está disponível em três versões: S (preto com interior bege nestas fotos), SE (prata/branco com interior preto nas fotos) e R-Dynamic SE, todas com motor P250 (flex) ou D180 (diesel).
Pode-se dizer que as mudanças externas foram discretas, mas suficientes para aproximá-lo do Discovery 5 e do novo Evoque. De frente, destaque para os faróis redesenhados de LED, com setas dinâmicas. A grade frontal, os novos estilos das rodas e os para-choques (principalmente o dianteiro) aproximam o Sport do irmão maior. A Land Rover aproveita esta reestilização para adotar melhorias na estrutura, que está 13% mais rígida que a anterior.
Por dentro, várias novidades tornaram o Discovery Sport mais interessante. Todas as versões trazem de série o teto solar panorâmico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de manutenção de faixa, monitor de condição do motorista e luzes ambiente em LED. O volante passa a seguir o padrão de outros Land Rover, com os comandos em preto-brilhante, e regulagem de altura e profundidade (manual em todas as versões).
O quadro de instrumentos está mais moderno em todas as versões: o modelo S passa a trazer uma tela colorida com conta-giros e velocímetro analógicos. Como a tela invade estes dois instrumentos, ela também reproduz as partes "cortadas", dando um efeito interessante ao cluster.
Da versão SE para a frente, o quadro de instrumentos é todo digital e configurável, com tela de 12 polegadas - similar ao novo Evoque. Outra novidade incorporada do irmão mais luxuoso é o sistema multimídia InControl Touch Pro, com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas e diferentes layouts de exibição (o monitor anterior era insensível ao toque e operado por botões ao redor dele), bem como conectividade para smartphone através do Android Auto e Apple Carplay. As saídas de ar foram reposicionadas para cima da tela da central multimídia, e o botão de partida fica um pouco mais para baixo, ainda à direita do volante.
As chaves de seta e dos limpadores ganharam aros em metal polido nas pontas, dando mais requinte ao "baby Discovery". Os comandos de ar-condicionado foram reformulados, passando a trazer uma tela preta com comandos sensíveis ao toque. Recursos como o controle de estabilidade, o controlador de velocidade de descida, o cruise-control e o Start-Stop também passam a ser ativados ou inibidos pela tela tátil.
Outra mudança ocorreu na alavanca de câmbio. Ela antes era giratória, com o comando que se elevava assim que se ligava o motor (uma herança da época em que a Land Rover pertencia à Ford; este estilo de comando do câmbio também foi usado no Fusion). Agora, o Discovery Sport conta com uma alavanca mais tradicional, com as posições alternadas apenas pelo movimento, sem trilhos, e com modos normal (D) e Sport (S).
Com esta parte do console redesenhada, o botão do freio de estacionamento elétrico migrou da posição logo atrás da alavanca de câmbio para ficar no canto esquerdo do painel, acima dos comandos para acionamento da tampa do porta-malas (elétrica em todas as versões) e do regulador do brilho dos instrumentos. E a cobertura dos porta-copos entre os bancos agora é removível, ao invés de correr sobre trilhos.
Por dentro, várias novidades tornaram o Discovery Sport mais interessante. Todas as versões trazem de série o teto solar panorâmico, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, assistente de manutenção de faixa, monitor de condição do motorista e luzes ambiente em LED. O volante passa a seguir o padrão de outros Land Rover, com os comandos em preto-brilhante, e regulagem de altura e profundidade (manual em todas as versões).
O quadro de instrumentos está mais moderno em todas as versões: o modelo S passa a trazer uma tela colorida com conta-giros e velocímetro analógicos. Como a tela invade estes dois instrumentos, ela também reproduz as partes "cortadas", dando um efeito interessante ao cluster.
Da versão SE para a frente, o quadro de instrumentos é todo digital e configurável, com tela de 12 polegadas - similar ao novo Evoque. Outra novidade incorporada do irmão mais luxuoso é o sistema multimídia InControl Touch Pro, com tela sensível ao toque de 10,25 polegadas e diferentes layouts de exibição (o monitor anterior era insensível ao toque e operado por botões ao redor dele), bem como conectividade para smartphone através do Android Auto e Apple Carplay. As saídas de ar foram reposicionadas para cima da tela da central multimídia, e o botão de partida fica um pouco mais para baixo, ainda à direita do volante.
As chaves de seta e dos limpadores ganharam aros em metal polido nas pontas, dando mais requinte ao "baby Discovery". Os comandos de ar-condicionado foram reformulados, passando a trazer uma tela preta com comandos sensíveis ao toque. Recursos como o controle de estabilidade, o controlador de velocidade de descida, o cruise-control e o Start-Stop também passam a ser ativados ou inibidos pela tela tátil.
Outra mudança ocorreu na alavanca de câmbio. Ela antes era giratória, com o comando que se elevava assim que se ligava o motor (uma herança da época em que a Land Rover pertencia à Ford; este estilo de comando do câmbio também foi usado no Fusion). Agora, o Discovery Sport conta com uma alavanca mais tradicional, com as posições alternadas apenas pelo movimento, sem trilhos, e com modos normal (D) e Sport (S).
Com esta parte do console redesenhada, o botão do freio de estacionamento elétrico migrou da posição logo atrás da alavanca de câmbio para ficar no canto esquerdo do painel, acima dos comandos para acionamento da tampa do porta-malas (elétrica em todas as versões) e do regulador do brilho dos instrumentos. E a cobertura dos porta-copos entre os bancos agora é removível, ao invés de correr sobre trilhos.
Na versão SE, são itens de série adicionais em relação à versão S: chave com sensor de presença, assistente automático de farol alto, bancos dianteiros com 3 posições de memória, auxiliar semi-automático de estacionamento Park Assist e visão em 360 graus, som Meridian, rodas de 20 polegadas (inclusive no estepe), Clear Exit Monitor (alerta sobre possível colisão ao abrir a porta do carro) e monitor de tráfego traseiro.
Por fim, o modelo topo-de-linha R-Dynamic SE possui o kit visual Black Pack (que inclui para-choques mais esportivos e emblemas em preto), rodas de 20 polegadas diferenciadas em preto, teto preto e acabamentos em "Titanium Mesh", bancos de couro preto com costuras contrastantes, volante com moldura Atlas, soleiras e pedaleiras de metal, além de aletas para trocas de marcha junto ao volante.
Para todas as versões, a terceira fileira de bancos é opcional. Há saídas de ar para os últimos ocupantes, com controle da intensidade do ar-condicionado no canto direito. A segunda fileira de bancos, dividida na proporção 40:20:40, é dobrável e pode ser deslocada para frente ou para trás.
Por fim, o modelo topo-de-linha R-Dynamic SE possui o kit visual Black Pack (que inclui para-choques mais esportivos e emblemas em preto), rodas de 20 polegadas diferenciadas em preto, teto preto e acabamentos em "Titanium Mesh", bancos de couro preto com costuras contrastantes, volante com moldura Atlas, soleiras e pedaleiras de metal, além de aletas para trocas de marcha junto ao volante.
Para todas as versões, a terceira fileira de bancos é opcional. Há saídas de ar para os últimos ocupantes, com controle da intensidade do ar-condicionado no canto direito. A segunda fileira de bancos, dividida na proporção 40:20:40, é dobrável e pode ser deslocada para frente ou para trás.
Tanto o motor P250 flex quanto o D180 diesel são unidades 2.0 de 4 cilindros Ingenium, aliados ao câmbio automático de 9 marchas. O motor 2.0 P250 flex rende 250 cavalos e 36,5 kgfm de torque, enquanto a versão D180 diesel tem 180 cavalos e 43 kgfm de torque.
Com capacidade de submersão de 60 centímetros e tração nas quatro rodas, o Discovery Sport traz o seletor Terrain Response 2 em todas as versões. Apertando um botão, o comando de ar-condicionado do passageiro vira um menu com cinco modos de direção (Eco, Asfalto, Areia, Grama/Cascalho/Neve e Lama/Buracos) e o modo Automático, em que o carro se encarrega de selecionar o modo mais apropriado para as condições, ajustando as configurações de tração e relação de marchas de acordo com o tipo de terreno.
Assim como os demais veículos da marca, o Discovery Sport 2020 contará com garantia de fábrica de 3 anos, sendo possível adquirir a garantia estendida por mais 2 anos. Há ainda o plano de revisões Land Rover Care que inclui até 5 revisões com preço fixo. Todas as revisões incluem: troca de óleo do motor, filtro de óleo do motor, filtro de combustível (para veículos com motor a diesel), filtro de ar, fluido de freio e mão de obra.
Tabela de preços
P250 Flex S - R$ 232.500
P250 Flex S - R$ 232.500
P250 Flex SE - R$ 249.500
P250 Flex R-Dynamic SE - R$ 266.985
D180 S - R$ 252.500
D180 SE - R$ 274.500
D180 R-Dynamic SE - R$ 291.985
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