A última unidade da station wagon Weekend deixou a linha de montagem nesta segunda-feira (27/1), após 23 anos de produção na fábrica da Fiat em Betim (MG). Desde 1997, a perua contabilizou a venda de mais de 530 mil unidades emplacadas. Mas a mudança da preferência do cliente pelos utilitários esportivos (SUVs) fez as peruas perderem cada vez mais espaço no mercado.
“A Weekend teve um papel muito importante para a Fiat, liderando o segmento durante quase toda sua trajetória comercial”, afirmou Herlander Zola, Diretor do Brand Fiat e Operações Comerciais Brasil. “Nos mantivemos sempre atentos ao que o consumidor procura, por isso entramos em uma fase acelerada de mudança na Fiat. Para atender ao desejo do cliente brasileiro, está previsto o início da produção de três novos modelos a partir de 2020. Dois deles vão colocar a nossa marca no segmento de SUVs”, declarou o executivo.
A Palio Weekend foi lançada no início de 1997, derivada do hatch Palio. Tecnicamente, a maior diferença estava na suspensão traseira, com braços arrastados na perua, para assegurar mais conforto e estabilidade em curvas comparado ao eixo de torção no hatch. O entre-eixos também era seis centímetros maior no modelo familiar. O porta-malas acomodava 460 litros.
O veículo chegou em três versões e, já em seu quarto mês de vendas, assumiu a liderança do segmento de peruas no País. Confira um resumo da trajetória da Weekend no mercado nacional:
- 1999: lançamento da versão Adventure, que recebeu caracterização robusta. Seu sucesso foi tão grande que a linha foi estendida para Idea, Doblò e Strada e virou moda, inaugurando a categoria conhecida por “off-road light”;
- 2001: chegada da primeira reestilização, desenhada pelo estilista italiano Giorgetto Giugiaro;
- 2004: outra mudança que alterava principalmente a traseira, também promovida por Giorgetto Giugiaro, com lanternas que ganharam o apelido "Panetone";
- 2008: com a reestilização da station, a versão Adventure incorpora o Locker (bloqueio de diferencial dianteiro).
- 2008: apresentação do Palio Weekend Elétrico, desenvolvido com a hidrelétrica Itaipu Binacional. O motor tinha potência de 15 Kw (20 cavalos) e torque de 50 Nm (5,1 Kgm). Alimentado por uma bateria de níquel, acomodada no fundo do porta-malas, garantia autonomia de 120 quilômetros;
- 2012: o modelo teve sua última modificação de estilo;
- 2015: a station passou a ser identificada apenas pelo nome Weekend.
Com a despedida da Weekend, o mercado deixa de ter a última station wagon nacional.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).